Arte: ASCOM
Agosto Lilás é o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, com ênfase na violência doméstica e familiar. Esse ano a campanha faz referência à Lei Maria da Penha, que completa 17 anos.
A Lei Maria da Penha é uma legislação brasileira que visa proteger as mulheres contra a violência doméstica e familiar, estabelecendo medidas de prevenção, assistência e punição para agressores. Ela foi criada em homenagem à Maria da Penha Fernandes, que ficou paraplégica após sofrer tentativas de assassinato por parte do seu então marido.
Durante todo mês de agosto, a prefeitura, por meio da secretaria de assistência social, promove várias atividades de conscientização para informar a população sobre a importância de combater a violência contra a mulher e divulgar os direitos e recursos disponíveis para as vítimas.
A lei é considerada um marco na luta contra a violência de gênero no Brasil e na conscientização pelo enfrentamento à causa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
09 DE AGOSTO - QUARTA
13h30 - Oficina com os profissionais de saúde da UAPS Monsenhor Diomedes: Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento.
10 DE AGOSTO - QUINTA
08h - Atividade de PSE na Escola Mizinha.
15h - Roda de Conversa, com o tema: Desmistificando a Lei Maria da Penha no SCFV - Grupo Intergeracional em Mutamba (CRAS e CREAS)
14 DE AGOSTO - SEGUNDA
08h30 - Oficina com os profissionais de saúde da UAPS Ila Rodolfo: Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento.
13h30 - Oficina com os profissionais de saúde da UAPS Pedro Rebouças: Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento
Atvidade PSE - Escola Horizonte.
15 DE AGOSTO - TERÇA
MANHÃ: Atividade PSE - Escola Horizonte.
Atividade PSE - Escola Maria Edilce.
TARDE : Projeto Marias nas Escolas - Escola Maria Edilce (Procuradoria Especial da Mulher - PEM e CREAS
16 DE AGOSTO - QUARTA
10h - Debate sobre a Lei Maria da Penha na Rádio Educativa
13h30 Oficina com os profissionais de saúde do CAPS: Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento.
17 DE AGOSTO - QUINTA
15h - Roda de Conversa, com o tema: Desmistificando a Lei Maria da Penha o SCFV - Grupo de Idosas no Centro (CRAS e CREAS)
18 DE AGOSTO - SEXTA
09h - Visitas Educativas nos Comércios e Órgãos Municipais Atividade PSE - Escola EP Jaime Cunha.
22 DE AGOSTO - TERÇA
Projeto Marias nas Escolas - na Escola Carlota Tavares (Procuradoria Especial da Mulher - PEM e CREAS
23 DE AGOSTO - QUARTA
10h - Debate sobre a Lei Maria da Penha na Rádio Educativa
15h - Roda de Conversa, com o tema: Desmistificando a Lei Maria da Penha com Mães e Responsáveis do grupo SCFV em Redonda (CRAS e CREAS)
24 DE AGOSTO - QUINTA
13h30 Oficina com os profissionais de saúde da UAPS Maria Antonieta Brasil:Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento
15h - Encontro com as Mães do TEACOLHER para tratar do tema: Desmistificando a Lei Maria da Penha (CRAS e CREAS)
25 DE AGOSTO - SEXTA
08h - Mulheres em Movimento pelo Fim da Violência (Mercado Central)
29 DE AGOSTO - TERÇA
8h30: Cine Lilás no CRAS Animação "Valente"
À tarde: Projeto Marias nas Escolas - na Escola Mizinha (Procuradoria Especial da Mulher - PEM e CREAS
30 DE AGOSTO - QUARTA
10h - Debate sobre a Lei Maria da Penha na Rádio Educativa
31 DE AGOSTO - QUINTA
10h - Sessão Solene na Câmara Municipal de Icapuí, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a rede intersetorial