Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
Aconteceu na manhã de ontem (2), a cerimônia de assinatura para início da obra de reforma do Centro de Memória Chico Bagre, local onde a escola de Sopros de Icapuí está instalada, com a participação da Aliança Energia, autoridades, representantes do poder público municipal, alunos e a comunidade local.
O projeto "Resgate do Centro de Memória Chico Bagre
- Construindo Sonhos" visa a ampliação do espaço multicultural que abriga os alunos da Orquestra de Sopros durante ensaios, oficinas e apresentações culturais. A Aliança é a patrocinadora oficial deste projeto, via Lei de Incentivo à Cultura. O projeto é composto pelos seguintes produtos:
1 - "Reforma e ampliação do imóvel", que consiste na reforma que dará origem ao aumento da capacidade de atendimento e adequações referente a acessibilidade do Espaço Cultural;
2 - "Preservação de Acervo Cultural" que fará o resgate da história do poeta popular Chico Bagre;
3 - "Contrapartida Social", que atenderá crianças e jovens de escolas públicas com Concertos Didáticos gratuitos.
Conforme o Maestro da Escola de Sopros, Reudson Maia, o Projeto Resgate do Centro de Memória Chico Bagre, visa ampliar o espaço com o objetivo de atender mais pessoas. "Esse projeto só está sendo possível porque tivemos o apoio da Aliança Energia por meio da Lei Rouanet. Esse projeto é fundamental para a escola de Sopros, pois sem esse patrocínio a gente não conseguiria aumentar a capacidade de atendimento. Hoje o município não tem muitas opções para os nossos jovens, crianças e adolescentes fazerem arte, música ou qualquer outra atividade extra sala de aula. Com o projeto será possível triplicar, aumentar bastante a nossa capacidade de atendimento, tendo em vista, que temos materiais suficientes, mas o que nos limita é o espaço. Então, graças a esse patrocínio da Aliança vamos conseguir ampliar esse espaço e conseguir executar essa tão sonhada reforma," comemorou Reudson.
O Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança Energia, Marcelo Werly, apontou que esse projeto é fruto de um trabalho de persistência e de muito sacrifício de quem de fato acredita na arte, na cultura e no poder transformador que a arte pode ter na vida da criança.
"Para a Aliança é um orgulho muito grande poder participar deste projeto e ver de perto a reconstrução de um espaço tão importante para essa geração e para as futuras gerações. Nós não temos dúvidas de que esse projeto, embora em um espaço antigo, já transformou muitas vidas. Ele já fez muita diferença e tem um legado construído com muita perseverança e trabalho do maestro Reudson e de todo mundo que acredita nele. Nosso desejo é que esse espaço seja um celeiro de talentos para levar o nome de Icapuí para todo o Brasil", disse Werly.
Redação: Reprodução de Aliança Energia.