Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
O Plano Diretor será uma lei municipal que orientará o crescimento e desenvolvimento urbano de toda a cidade, visando melhorar a qualidade de vida, reduzir desigualdades socioeconômicas e tornar Icapuí mais inclusivo, sustentável e organizado.
A cerimônia de lançamento aconteceu na manhã dessa terça-feira (25), no auditório da EEEP. Jaime da Cunha Rebouças, com representantes da empresa patrocinadora, 2W ecobank, membros da instituição realizadora (UFC), e representação do executivo municipal, legislativo e sociedade civil.
A Constituição Federal determina que as cidades com mais de 20 mil habitantes devem elaborar um Plano Diretor. É o caso de Icapuí, que no último censo (2022) do IBGE contabilizou um aumento populacional, chegando a 21.433 habitantes.
Participaram do momento, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Lacerda, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, o presidente do Conselho Municipal das Cidades e secretário de infraestrutura e obras, José Francisco da Costa (Deca), vereadores, o representante da 2W ecobank, Luís Fernando Rahuan, e os professores da Universidade Federal do Ceará responsáveis pelo projeto, Daniel Cardoso, Clarissa Freitas, Irlys Barreira, Danyelle Gonçalves, e Jeovah Meirelles.
Rahuan abordou que para instalação do parque eólico da 2W no município, uma das condicionantes dada pela prefeitura foi subsidiar a elaboração do Plano Diretor, um requisito de grande relevância para o desenvolvimento sustentável local.
Daniel Oliveira, coordenador do projeto, apontou que o crescimento populacional e urbano do município é uma realidade, que passará a ser estudada de perto, em uma boa hora, com a construção do Plano Diretor, que precisará da participação do executivo, legislativo e população.
O prefeito Lacerda Filho abordou da felicidade e compromisso com o desenvolvimento do município "não poderia deixar de finalizar o mandato sem antes implantar projetos tão importantes, de mobilidade, inclusão e organização da nossa cidade com o Plano Diretor", afirmou.
O Plano Diretor será realizado de maneira multidisciplinar em três etapas, a primeira de coleta e contato local com a leitura e sistematização de dados, a segunda com a preposição dos modelos e diretrizes, e por último, os ajustes, finalizações e consultas públicas.