Foto: Acerdo do Professor Tiego Cruz l Secretária da Educação
Vinte estudantes da Escola Professora Mizinha foram premiados com medalhas, (18) de ouro e (2) prata na 26ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2023).
No nível 1, para alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, conquistaram a medalha de ouro, Antônio Lucas Santiago dos Santos (1º ano A), Beatriz da Silva Costa (1º ano A), Benício Braga Tertuliano (1º ano D), Bernardo Domingos Sousa Silva (3º ano A), Francisco Alexandre da Costa Filho (1º ano A), João Miguel Fernandes Reis (1º ano D), Maira de Melo Lima (1º ano A), Miguel da Silva Rebouças (1º ano A), Pierre Morais de Assis (1º ano A) e Valentina Rebouças do Nascimento (1º ano D).
No nível 3, para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, conquistaram a medalha de ouro, João Pedro Silva Honório (9º ano A), João Wilson Emanoel Carmo Silva (9º ano B), José Elyson Souza de Oliveira (9º ano B), Luis Otávio Oliveira Fernandes (6º ano A), Marcelle de Oliveira Reis (9º ano A), Miguel de Oliveira Braga (9º ano A), Nicolle da Silva Costa (9º ano B) e Pedro Cauã Nunes de Souza (9º ano C). Os medalhistas de prata foram Carlos Eduardo da Costa Oliveira (9º ano C) e Lara Rebouças Costa (9º ano C).
Os estudantes são da turma do professor Tiego Cruz, que realizaram a prova OBA no dia 19 de maio desse ano, no qual foram preparados com aulas expositivas, material concreto, vídeos, atividades práticas e simulados, além de aulões de acordo com o nível da prova/série, ministrado pelo professor da turma com a contribuição da professora Rosiane e Pedro e apoio da coordenadora pedagógica, Erika Freire.
O professor Tiego abordou que "durante alguns anos tive a oportunidade de atuar como professor colaborador na OBA em algumas escolas em que já trabalhei. E nos anos de 2022 e 2023 estou como professor representante da Escola Mizinha na OBA, organizando e conduzindo o processo na instituição, é muito gratificante ver o sucesso dos nossos alunos", comemorou.
No total, 72 alunos da escola participaram da OBA 2023, entre as turmas de 1º, 3º, 6º e 9º ano. Esse é o segundo ano consecutivo que estudantes da Mizinha conquistam medalhas.
AVANÇO
Com a participação na OBA, alguns dos alunos estão concorrendo a bolsas de Iniciação Científica Jr, pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Caso contemplados, será um grande marco na história da educação de Icapuí.
Além disso, os estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR - 2023) em sua modalidade teórica e estão inscritos na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e na Mostra Nacional de Robótica (MNR).