Foto: Geice Magalhães l ONG Aquasis
Na madrugada dessa quinta-feira (29), aconteceu mais uma translocação de peixe-boi para o município de Icapuí, para a Praia da Peroba, local do cativeiro de aclimatação de peixes-boi da ONG Aquasis, para a readaptação da espécie antes de ser devolvida ao seu habitat natural.
A translocação consiste em um processo de transferência dos peixes-boi do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), para o viveiro na Praia de Peroba.
Rutinha, da espécie (Trichechus manatus) mede 2,94 metros e pesa 555 kg, tem 6 anos e foi encontrada encalhada no dia 25 de março de 2017, ainda quando filhote, na praia de Mulheres de Areia, litoral de Itarema, Ceará. O animal passou seis anos no Centro de Reabilitação de Mamíferos da AQUASIS, e na quinta-feira veio para Icapuí, para a última etapa antes da soltura.
A ação foi realizada pela Associação de Pesquisa e Proteção de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), por meio do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM), equipe do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, Batalhão de Polícia Montada da Polícia Militar, representante da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e do Ministério do Poder Popular para o Ecossocialismo (Minec) da Venezuela, além do apoio da Prefeitura Municipal, e Autarquia Municipal de Trânsito de Icapuí (ATMI).