Foto: ASCOM l Por Júnior Rebouças
O município de Icapuí sediou na manhã da última sexta-feira (2), o XV Seminário de Fortalecimento do Programa Selo Verde, na Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças.
Na ocasião foi apresentada a metodologia da 15ª edição de certificação do selo, e realizada a capacitação sobre o formulário de avaliação, além de debates para a seleção do município sede do evento em 2025.
Participaram, o prefeito em exercício, Jobede Cirilo, o secretário de desenvolvimento, trabalho, agricultura, meio ambiente e pesca, Iran Félix, a secretária de cultura e turismo, Riana Rocha, a presidenta do Instituto Municipal de Fiscalização Ambiental, Lidiane Freitas, representantes da secretaria de meio ambiente e mudança do clima (SEMA), do Governo do Estado, Socorro Azevedo e Iran Pereira, além de representantes de outros municípios.
Os encontros acontecem de forma itinerante em diversas regiões do estado. No litoral leste, Icapuí foi o município escolhido para sediar o evento com a participação de outras dez cidades, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Quixeré e Russas.
O Selo Município Verde
O Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental pública do Governo do Estado do Ceará, que identifica a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
A certificação é realizada por um Comitê Gestor, presidido e Coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).