Foto: Alexandre l Palestra do Delegado de Polícia Cívil, Thalles Melo de Lima.
O projeto "Previne: Violência nas Escolas, não" é uma iniciativa do Ministério Público cearense, por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC) que autoriza a criação de comissões de proteção e prevenção à violência contra a criança e o adolescente no âmbito escolar.
Nessa perspectiva, aconteceu o primeiro encontro formativo das comissões, na manhã dessa terça-feira (16), no auditório da secretaria da educação, que reuniu profissionais da rede de proteção da Assistência Social, Saúde, Educação, Polícia Civil, Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria de Segurança Pública do Estado (COPOL/SSP) e Autarquia de Trânsito de Icapuí (ATMI).
A formação foi facilitada por profissionais da Assistência Social do município, a Coordenadora do CREAS, Genciana Silva, a Coordenadora do CRAS, Ana Lúcia, e pelo Delegado de Polícia Cívil, Thalles Lima, que abordou sobre o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes e os encaminhamentos que devem ser feitos nesses casos.
As instituições escolares de ensino fundamental e educação infantil integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. As comissões são formadas pelo diretor escolar, por (um) professor e por (um) funcionário das instituições, que deverão desenvolver com a comunidade escolar, planos de prevenção às diversas expressões de violência identificadas pela escola, além de notificar aos órgãos competentes os casos confirmados ou suspeitos de violência.
O momento integrou as ações do mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o maio laranja.