Foto: ASCOM
A cajucultura é uma atividade presente e de sustento de muitas famílias no município de Icapuí, seja pela comercialização da castanha e/ou pelo aproveitamento do pedúnculo do caju na produção de suco, polpas, doces, cajuína e outros.
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da cajucultura e possibilitar o aumento na rentabilidade dos produtores da região, os agricultores receberão assistência técnica e formação, que acontecerá mensalmente, durante o período de dois anos.
Foram selecionados 30 produtores da comunidade do INCRA, que já passaram por visitas domiciliares para realização do pré-cadastro e averiguação das atividades, para atuação no projeto, para aprender técnicas de melhorarias no planejamento, cultivo e diferentes possibilidades de matérias-primas disponibilizadas pelos cajueiros.
Participaram do momento inaugural do projeto, nessa terça-feira (25), no INCRA, o presidente do sindicato dos produtores rurais de Aracati, Antônio Kaminski, o engenheiro agrônomo do SENAR/CE, Edvaldo dos Santos, o técnico do SENAR, Luan Alves, servidores da SEDEMA, Tainan Costa, Rafael e Ana Maria, o instrutor técnico da Cocepat, Wagner e produtores do INCRA.
Kaminski apontou que "a assistência técnica vai do gerenciamento dos recursos à produção das matérias-primas, acompanhando todos os passos para melhorar a atividade e possibilitar retorno financeiro aos produtores".
O projeto é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Ceará (SENAR - CE) em parceria com a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e a Cooperativa de Trabalho para Prestação de Serviços e Assistência Técnica (Cocepat).