Foto: Reprodução - Acervo da Secretaria da Educação
Considerando os recentes ataques e ameaças em escolas e creches no país, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, adotou estratégias de prevenção à violência e de reforço a segurança nos Centros de Educação Infantil (CEI's) e Escolas.
Entre as estratégias estão, a contratação de seguranças para todas as unidades educacionais, que darão reforço aos porteiros e consequentemente mais tranquilidade à comunidade escolar e familiares.
Outra medida são as rondas escolares, realizadas pela Polícia Militar, RAIO e Autarquia Municipal de Trânsito (ATMI) com visitas diárias às unidades de ensino e suas proximidades para promover o apoio e segurança.
Além das rondas, a estratégia da PM/CE é uma aproximação com toda a comunidade escolar, por meio de conversas com gestores, coordenadores, professores, alunos e familiares.
Foram tomadas estratégias de proibição da entrada de pessoas estranhas nas escolas, desde que seja feita a identificação e assunto a ser tratado, mediante autorização da direção escolar; portões fechados, durante os horários de aulas (inclusive no intervalo).
Criação de cartilha com medidas de orientações, com foco na segurança para gestores, pais e alunos; articulação para cumprir a lei que determina a atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, para ações de promoção da cultura da paz.
Essas são algumas ações de impacto a curto prazo, devido ao clima de instabilidade atual, mas ações a médio e longo prazo já são adotadas pela rede municipal, como a implantação do currículo contextualizado, formação continuada, protagonismo estudantil, parcerias com o MPCE com o "Projeto previne, violência nas escolas, não" entre outras.