Foto: ASCOM
Considerando os recentes ataques e ameaças em escolas e creches no país, a Secretaria da Educação de Icapuí realizou um encontro com gestores escolares, representação da Polícia Militar, Tenente Henrique, e Autarquia de Trânsito Municipal (ATMI).
Com o objetivo de alinhar estratégias voltadas à prevenção de ataques e segurança nas escolas do município, foram discutidas ações para o aumento do controle ao acesso nas unidades de ensino, combate ao pânico e orientação para gestores e familiares dos estudantes.
De forma preventiva, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio do ATMI, realizarão rondas e paradas de viaturas em pontos-base, na frente de escolas e uma aproximação com a comunidade escolar.
O tenente Henrique, apontou que, "o núcleo gestor, geralmente, são os primeiros a tomar conhecimento de ameaças ou atitudes suspeitas, que devem ser comunicadas à polícia, no entanto, a união das escolas com os profissionais de segurança, pode acontecer de forma preventiva, por meio do diálogo da PM com toda a comunidade escolar", afirmou.
A Secretaria da Educação e PM/CE informaram ainda que, no município, não há registro de ocorrências de violência, nem ameaças às instituições de ensino.
Qualquer informação, ou caso suspeito, deve ser encaminhado à Polícia Militar (190) ou aos gestores escolares que tomarão as medidas cabíveis.
Entre as estratégias a serem adotadas estão:
- Rondas Diárias a serem realizadas pela PM/CE e ATMI;
- Proibição da entrada de pessoas estranhas nas escolas, desde que seja feita a identificação e assunto a ser tratado, mediante autorização da direção escolar;
- Os portões serão fechados, durante os horários de aulas (inclusive no intervalo);
- Combate às informações falsas nas redes sociais;
- Cronograma de reuniões da PM/CE nas escolas;
- Criação de cartilhas com medidas de orientações, com foco na segurança para gestores, pais e alunos;
- Articulação com psicólogos nas escolas (rodas de conversa);
- Proibição da entrada de alunos com celulares nas escolas;
- Reforço do uso do fardamento escolar, para identificação dos alunos;
- Entrevistas com profissionais da educação e da segurança nos veículos locais (rádio FM).