Foto: ASCOM
Neste mês é realizado o Abril Azul, uma campanha de conscientização sobre a inclusão das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), uma condição do desenvolvimento neurológico caracterizado por desafios de comunicação e/ou interação social.
A abertura da programação foi realizada na manhã desta terça-feira (11), com uma caminhada pelo centro da cidade, saindo do ginásio municipal e percorrendo as ruas até chegar à praça central Adauto Róseo, que reuniu crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI's), jovens das escolas municipais, profissionais da saúde, assistência social, educação e populares.
O Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, falou da importância do movimento e afirmou que, "é preciso que professores, gestores, e alunos se unam para vencer as dificuldades, que a diferença não é um gerador dos problemas de aprendizagem, mas que faz parte do cotidiano e a gente aprende muito com o diferente".
Dona Maria, mãe de autista, apontou que "a inclusão pode ser vista no amor que os profissionais transmitem e tratam uma criança com o autismo, que a atenção e carinho são fundamentais para enfrentar os desafios".
A programação acontece durante todo o mês com diversas ações para conscientização, inclusão e enfrentamento ao preconceito, por meio de atividades intersetoriais entre as secretarias municipais.
As políticas públicas inclusivas são prioridades da gestão municipal que visam assegurar o acesso deste público às ações que promovem a igualdade de oportunidade, a oferta de serviços, e recursos para eliminação de barreiras e promoção da inclusão.