Foto: ASCOM por Dayana Soares
O Conselho Municipal de Saúde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (31), a 9ª Conferência Municipal de Saúde, na Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças, com o tema "Garantir Direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".
O momento contou com a apresentação musical da Orquestra de Sopros de Icapuí, fala das autoridades presentes, leitura do regimento da conferência, além da palestra "O financiamento do Sistema Único de Saúde" facilitada pela Mestra Brena Jéssica, e a apresentação e discussão das propostas elaboradas nas pré-conferências realizadas nos oito territórios de saúde do município, facilitada pelo Mestre e Secretário de Saúde de Icapuí, Reginaldo Alves.
Participaram, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, a vice-presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Polyana Freire, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Araújo Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Fernandes, a Coordenadora Regional de Saúde de Aracati, Gláucia Porto, a Diretora da Policlínica de Aracati, Brena Jéssica, profissionais de saúde, residentes, e usuários do sus, entre eles o Sr. Francisco Hélio e a Sra. Eli Maria.
O vice-prefeito, Jobede Cirilo, apontou "que estamos participando para entender e reconhecer as dificuldades existentes, que elas existem, mas que estamos unidos para buscar soluções e melhorias para o desenvolvimento do município", afirmou.
Reginaldo Alves disse que "é um momento de avaliar os processos para continuar centralizando o usuário nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a razão de ser do sistema, por isso, a importância da representação dos usuários aqui na formação da mesa, e nos debates feito em cada território", disse ele.
O Sr. Francisco Hélio, representante dos usuários da Mutamba, disse que "estar aqui é um direito que nós temos de opinar, discutir e decidir o que nós queremos para melhorar a saúde da nossa família, da nossa comunidade, e do nosso município".
Gláucia Porto explanou "que Icapuí mostrou um diferencial com a participação dos usuários na composição da mesa, com lugar de fala, pois só é possível observar os avanços da gestão e dos processos de saúde, quando ouvimos os usuários atendidos pelo sistema de saúde".
Na conferência, aconteceu, ainda, a eleição dos delegados para a conferência Regional de Saúde, que acontecerá no dia 25 de abril.