Foto: ASCOM
Representantes do poder público, setor privado e associações de empreendedores do turismo participaram de encontro na manhã de hoje (7), no auditório da Secretaria da Educação, com articuladoras do Sebrae e da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Rota das Falésias (Adeturf) para o fortalecimento do roteiro como estratégia de desenvolvimento regional.
O encontro teve como objetivo apresentar para os gestores do legislativo e executivo, o que é a Rota das falésias, a importância do roteiro para o desenvolvimento dos municípios agregados como estratégia para alavancar o turismo e para a geração de emprego e renda.
Participaram do momento, o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Iran Félix, o Secretário de Esporte e Juventude, Ronaldo Lucas Costa, vereadores, representantes das Secretarias de Turismo dos oito municípios que compõem a Rota das Falésias e empreendedores.
Também estiveram presentes, a articuladora dos escritórios regionais do Sebrae/CE no Litoral Leste, Ana Carla Luna, a Consultora de Roteirização do Turismo do Litoral Leste, Adriana Girão, e representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Rota das Falésias (Adeturf), além de Eliabe Crispim, presidente do GDTur Icapuí.
De acordo com Ana Carla, entre os temas debatidos estão a validação do modelo de gestão e adesão dos municípios à Adeturf, bem como as estratégias de mobilização e sensibilização junto a outros equipamentos turísticos do Litoral Leste visando a atração de novos associados para a agência. "A ideia é envolver outros atores no processo de governança e fortalecimento da Rota das Falésias".
O encontro acontece de forma itinerante nos oito municípios que fazem parte do roteiro.
Rota das Falésias
A Rota das Falésias é um roteiro estratégico de desenvolvimento regional que se estende por 240 km e 43 praias em oito cidades da costa leste do Ceará (Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí) com múltiplos atrativos, como praias, dunas, falésias e a rica gastronomia regional.
Além das praias, outras categorias de turismo também fazem parte da Rota das Falésias, como turismo ecológico, histórico, cultural, religioso, gastronômico e outras possibilidades espalhadas pelos municípios.