Foto: ASCOM
Doar sangue é um ato voluntário, seguro e simples que não causa riscos ao doador e pode ser realizado em menos de uma hora, considerando as etapas de cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, na qual, uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.
Ato de solidariedade que foi abraçado pelos icapuienses na última quinta-feira (02), na Unidade de Saúde Pedro Rebouças (Posto do Salgadinho), onde o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) recebeu 90 candidatos para a doação.
Conforme os dados disponibilizados pelo órgão realizador, 72 pessoas estavam aptas, e realizaram a doação, 15 estavam inaptas por algum problema de saúde ou por não estarem nos critérios exigidos. Na ocasião, foi contabilizada, ainda, 3 desistências com ficha e 14 cadastrados no banco de Medula Óssea, atendendo as expectativas do Hemoce para a coleta na cidade.
A ação foi uma parceria do Hemoce, por meio do Projeto Município Cidadão "Hemoce na Minha Cidade" com a Secretaria de Saúde de Icapuí, que promove as condições para a realização do serviço e articulações que possibilitam a doação de sangue, aproximadamente três vezes ao ano no município.