Foto: Acervo da Secretaria da Educação - Roda de Conversa sobre Busca Ativa na Escola Professora Joana Marques
A evasão escolar é um grande desafio para educação brasileira, cenário agravado pela pandemia de covid-19. Pensando nisso, a Secretaria da Educação, por meio das Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil, realizou na última sexta-feira (27), rodas de conversa para o dia "D" da Busca Ativa Escolar.
Os debates visam fortalecer a rede de proteção de forma colaborativa e intersetorial para a garantia do direito à educação de crianças e adolescentes icapuienses através da estratégia da busca ativa implementada no município com adesão ao Selo Unicef edição 2021/2024.
As ações aconteceram nas diferentes unidades educacionais e reuniram comunidade escolar, servidores(as) da Educação, representantes do Conselho Escolar, Conselho Tutelar, Grêmios Escolares, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Comissão do Projeto Previne "violência na escola, não!", representantes da Secretaria de Assistência Social e Saúde, além de lideranças comunitárias.
Luís Carlos da Costa, Diretor da Escola Raimunda Lacerda, abordou a importância da ação, "um momento rico onde o CRAS e as Escolas trabalham juntos para compreender o porquê de alguns alunos não estarem participando das atividades escolares e buscar soluções. A Busca Ativa é um trabalho possível com a união e a responsabilidade de todas as instituições envolvidas", afirmou.