Acervo Aquasis por Geice Magalhães
Icapuí tem uma diversidade ambiental e um forte potencial turístico que sofre com o crescimento desonerado, então, surge a necessidade de olhar de forma cuidadosa e traçar estratégias para implementar o Turismo de Base Comunitária e transformá-lo em benefício para as comunidades.
Nessa perspectiva, foi ministrado pela ONG Aquasis, entre os dias 17 a 19, o Curso de Formação de Observadores de Aves, visando preparar e formar condutores qualificados para atuação no turismo de observação em Icapuí.
A formação contou com cerca de 60 participantes, com aulas teóricas e de campo, ministrada pela Cecília Licarião, que abordou, "a comunidade se reuniu para aprender sobre o turismo de observação de aves, uma atividade que pode fortalecer a economia local e ajudar na conservação da biodiversidade."
A ação faz parte do Projeto Conhecer para Conservar, iniciado em 2022. As primeiras ações consistiram em visitas e reuniões nas comunidades envolvidas no projeto (Barrinha, Requenguela, Redonda, Peroba, Retiro Grande e Ponta Grossa) com o intuito de construir diálogos e parcerias para aprimorar o turismo ordenado nas comunidades que possibilitou a elaboração de um Diagnóstico e um Plano Participativo de Turismo de Observação e Experiência em conjunto com as seis comunidades locais.
Em seguida, foi iniciado o ciclo de formações, com oficinas sobre Associativismo, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Icapuí, além de oficinas de Turismo de Base Comunitária.
O projeto culminou com a realização do Curso de Conduta Responsável para guias de passeios de observação do peixe-boi-marinho e o Curso de Formação de Observadores de Aves, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário.