Foto: ASCOM
O calendário letivo 2023 iniciou com a Jornada Pedagógica: na perspectiva de uma Educação Integral e na programação dessa segunda-feira (23), os estudantes da rede municipal e estadual que integram os grêmios escolares e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) participaram de uma roda de conversa "por uma convivência que respeite a diversidade".
A mesa foi composta pelos estudantes, onde foi realizada uma leitura do conto Bullying na Escola, de autoria da aluna Elaine Helen, presidenta do grêmio da Raimunda Lacerda, do NUCA e vencedora do prêmio Peteca.
Facilitada por Ana Jéssica Nascimento, graduanda em Matemática, militante do movimento Kizomba, da marcha mundial das mulheres, do coletivo de juventude negra (ENEGRECER) e do Movimento Negro Unificado, a ação faz parte de uma agenda permanente de debate, vivências e formação dos líderes estudantis para o protagonismo infantojuvenil.
O momento contou com a participação do Vice-prefeito, Jobede Cirilo, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, o articulador do NUCA, Carlos Alberto, a Coordenadora de Apoio ao Estudante e articuladora da conversa, Claudia Robéria, e servidores(as) da Secretaria da Educação.
Na ocasião, os jovens também visitaram a exposição fotográfica do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), no Hall da Secretaria de Administração e Finanças, promovida durante a Semana do Município.
Para Lucas, diretor de meio ambiente do grêmio Isaías Júnior da Escola Gabriel, o momento foi muito importante para sua formação como cidadão e ficará marcado na sua memória, afirmou.