Arte: ASCOM
O Projeto Animação Ambiental, do Instituto Marlin Azul, está pronto para pegar a estrada e cruzar parte do país. Um caminhão-cinema desembarcará em Icapuí, com sessão gratuita, na Praça Central Adauto Róseo, na sexta-feira (02), às 19h.
O público acompanhará curtas-metragens de animação de autoria de crianças e adolescentes feitos em oficinas de iniciação à linguagem e às técnicas artesanais do cinema, onde cada turma desenvolveu uma história ligada à sua cidade, à natureza, às pessoas e às questões socioambientais presentes no cotidiano das comunidades. São roteiros criados coletivamente, que valorizam as riquezas culturais, as heranças ancestrais, os laços comunitários e os vínculos com a natureza.
A obra "Era uma Vez em Icapuí..." foi o primeiro experimento de uma oficina audiovisual do Projeto Animação, a partir de aulas virtuais, realizada em 2020, no decorrer da pandemia, envolveu o engajamento de estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Icapuí de sete escolas, virtualmente.
Também será exibido o curta de animação "Vento Viajante", que acompanha a jornada do vento durante uma viagem pela Região Nordeste, onde no caminho, ele se depara com o calor, o tempo, a chuva e outros personagens que vão influenciando a sua trajetória.
A garotada construiu os personagens, o enredo, experimentaram as técnicas e produziram as cenas, tendo a orientação da roteirista e montadora, Luelane Corrêa, e da animadora Analucia Godoi.
O projeto Animação Ambiental do Instituto Marlin Azul busca estimular crianças e adolescentes a expressarem suas ideias, emoções, aspirações e talentos através da criação de seus próprios conteúdos audiovisuais.
Além dos filmes locais serão exibidos os curtas "Memórias da Infância" de Ribeirão Preto, MG, e "Flores da Macambira", de Macambira, RN.
Uma ação do Ministério do Turismo, Aliança Energia e Instituto Marlin Azul com apoio da Prefeitura de Icapuí.