Foto: ONG AQUASIS
Na madrugada de hoje, 4, aconteceu mais uma translocação de peixe-boi para o município de Icapuí, para a Praia da Peroba, local do cativeiro de aclimatação de peixes-boi, para a readaptação da espécie antes de serem devolvidos ao seu habitat natural.
A translocação consiste em um processo de transferência dos peixes-boi do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) localizado em Caucaia, para o viveiro na Praia de Peroba.
Flor, da espécie (Trichechus manatus) mede aproximadamente 2,50 metros e pesa 320 Kg, foi encontrada encalhada, ainda quando filhote, no dia 8 de março de 2019, na praia das Agulhas (Fortim). O animal passou três anos no Centro de Reabilitação de Mamíferos da AQUASIS, em Caucaia e hoje veio para Icapuí, para a última etapa antes da soltura.
A ação foi realizada pela Associação de Pesquisa e Proteção de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), por meio do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM), com o apoio do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), IBAMA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Petrobrás, Prefeitura Municipal de Icapuí, Autarquia Municipal de Trânsito de Icapuí (ATMI) e voluntários.