Arte: ASCOM
A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria da Assistência Social, alcançou a nota máxima (5) nos Indicadores de Desenvolvimento do CRAS e CREAS do ano de 2021, período de pandemia, avaliados pela Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Icapuí alcançou a nota na dimensão "Estrutura Física", o que implica dizer que a estrutura do equipamento considerando diversos aspectos, tais como a existência de salas de atendimento individualizado e coletivo, condições de acessibilidade, recepção e banheiros e ainda, a existência na unidade de um determinado conjunto de equipamentos (computadores, veículo exclusivo ou compartilhado, entre outros) está adequada ao porte da unidade.
Quanto à dimensão Recursos Humanos, o CRAS e o CREAS de Icapuí também atingiram o nível 5, implica dizer que o quantitativo da equipe de referência é adequado ao porte da unidade tendo como parâmetro a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS). Esta dimensão considera o quantitativo de profissionais de nível superior referenciado à unidade, recebendo cofinanciamento federal. É considerado também o número de profissionais com formação de Serviço Social e Psicologia.
Para a Aparecida Alcântara, Secretária de Assistência Social, "hoje me sinto radiante pelo resultado obtido pelo nosso CRAS e CREAS, a nota máxima é fruto de um trabalho árduo e da união da equipe em fazer assistência social com amor e responsabilidade, sempre buscando atender e amparar às famílias do município com toda atenção que cada uma merece. Desde já, expresso meus agradecimentos a toda a equipe dos equipamentos e também ao nosso Prefeito, Lacerda Filho, pois sem o apoio seria difícil executar esta política pública. Obrigada a todos, direta e indiretamente, que fazem a Assistência Social no município, pois é juntos que construiremos uma cidade cada vez melhor", comemorou.