Foto/Arte: Acervo da Secretaria de Saúde
Icapuí apresentou crescimento no índice de avaliação do Programa Previne Brasil, do Governo Federal, divulgado no dia 7 de outubro. O avanço vem ocorrendo desde a avaliação do 1º quadrimestre de 2021 (5,94), seguido do 2º quadrimestre de 2021 (7,32), além do 1º quadrimestre de 2022 (8,13) e atualmente, o resultado do 2º quadrimestre de 2022 (9,58), em um índice que vai até 10.
O financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), ocorre por meio do Ministério da Saúde, com base no cálculo do número populacional de pessoas cadastradas e pelo desempenho dos indicadores do programa.
O Previne Brasil considera sete indicadores: 1. gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; 2. gestantes com exames para sífilis e HIV; 3. gestantes com atendimento odontológico; 4. mulheres com coleta de exame citopatológico na APS; 5. crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada; 6. pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e 7. pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
"Temos uma evolução nesses indicadores, além de termos duas unidades de saúde com a pontuação máxima, a de Barreiras e a do Belém, e significativamente todas as outras unidades evoluíram. Para além do recurso, isso garante que estamos monitorando os hipertensos, diabéticos, gestantes, garantindo os exames citopatológicos, o que previne as principais causas de mortes evitáveis, que são as doenças crônicas não transmissíveis e o câncer", afirmou Reginaldo Alves, Secretário de Saúde.
Icapuí ocupa o 35º lugar no ranking dos 184 municípios cearenses.