Foto/Arte: ASCOM
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa grave e está erradicada no Brasil desde 1989. Anualmente, +95% das crianças eram vacinadas contra a pólio no país, alcançando apenas 55,07% de adesão em 2022 e registrando um caso suspeito do retorno da doença no estado do Pará.
O município de Icapuí mais uma vez se destacou na cobertura vacinal, por meio da Secretaria de Saúde, superou o índice nacional (55,07%) e estadual (77,28%) alcançando (102,1%) de crianças imunizadas. A campanha foi iniciada no dia 8 de agosto, na qual foram atendidas 1.144 crianças de 1 a 4 anos com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).
Para Lourdes Maria, Coordenadora de Imunização Municipal, "diante das dificuldades, o município realizou estratégias para alcançar a meta estipulada, as equipes das UAPS foram a campo realizar vacinas extra muro, na busca ativa das crianças faltosas, e assim conseguimos ultrapassar nossa meta ficando com 102,1% das crianças vacinadas", afirmou.
A imunização é a única forma de prevenção da poliomielite, no qual todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. Os pais e mães que ainda não levaram seus filhos devem procurar a Unidade Básica mais próxima. A campanha foi prorrogada até o dia 31 de outubro.