Foto: Acervo da Secretaria da Educação
A Secretaria da Educação realizou na tarde da terça-feira, 27, a formação para os profissionais cuidadores do sistema educacional municipal, ministrado pelas servidoras Adriana Róseo e Wilne Rebouças, no Auditório da Secretaria da Educação.
Com a participação de 52 (cinquenta e dois) cuidadores(as), a formação ocorre mensalmente, com o objetivo de possibilitar o conhecimento sobre a inclusão das crianças com deficiência na instituição escolar. Nesse treinamento foi abordada a deficiência da surdez, e a introdução ao minicurso de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Libras é a língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais, é utilizada na comunicação de pessoas com deficiência auditiva, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.
Os cuidadores atendem crianças e adolescentes entre 2 e 20 anos, com Autismo, Deficiência Intelectual, TDAH, Deficiência Física, Síndromes, que estudam nos Centros da Educação Infantil e Escolas Municipais.