Foto: ASCOM por Dayana Soares
A Secretaria de Saúde realizou na manhã de hoje, 8, no auditório da Secretaria da Educação, o encontro para profissionais da Atenção Primária e rede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre o uso de cannabis medicinal ministrado pelo Advogado Ítalo Coelho.
Com o intuito de atualizar os profissionais da saúde sobre a situação a respeito da normatização do uso da cannabis para fins medicinais no estado e no país e desmistificar o preconceito existente com o uso da planta, conhecida popularmente por maconha.
Ítalo Coelho é advogado com expertise em Lei de Drogas e Direito à Saúde, pioneiro em ações desse segmento no estado, é ainda, vice-presidente do Conselho de Políticas Sobre Drogas do Ceará, e abordou no encontro sobre a relação do direito à saúde, habeas corpus e a cannabis medicinal.
Para o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, "o momento é importante para inserir a discussão no Sistema de Saúde, para além do preconceito, do senso comum, e entender que existem processos de saúde que são solucionados com o uso da cannabis, e que por preconceitos alguns pacientes acabam sofrendo ainda mais, e tendo que enfrentar uma longa batalha para ter direito ao tratamento adequado", afirmou.
O canabidiol apresenta soluções terapêuticas no tratamento de doenças como ansiedade, depressão, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, dor crônica, epilepsia e outras.