Foto: ASCOM por Dayana Soares
As escolas em tempo integral já são uma realidade em muitos municípios e estados brasileiros e fazem parte do Plano Nacional de Educação, proporcionando melhorias na qualidade do ensino e na vida dos estudantes. Pensando nisso, a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria da Educação, realizou na manhã de hoje, 02, a entrega da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Professor Francisco Ezequiel da Costa, localizada na comunidade de CVTP/Nova Belém.
Essa é a primeira unidade de ensino fundamental em período integral do município, visando oportunizar aos alunos(as) mais tempo de aprendizagem, assistência aos estudos, participação em projetos educacionais e culturais, além de novas experiências por meio dessa metodologia de gestão pedagógica que está sendo implantada.
A cerimônia foi marcada por muita festa, alegria e emoção por parte dos alunos, profissionais e autoridades presentes, contou com a participação da Orquestra de Sopros de Icapuí, apresentação teatral de crianças do João Perdido e a recitação de poemas pelas alunas Ellen Silvestre e Mirian Sousa.
A escola passou por reformas estruturais, como a construção de sala multifuncional de atendimento especializado, anfiteatro, direção, secretaria, sala dos professores, sala de leitura, banheiros acessíveis e adaptados para banho, instalação de gradil e coberta da entrada do equipamento.
Além das adaptações para receber os alunos em tempo integral, como aquisição de novos equipamentos, colchonetes para repouso, ar condicionado nas salas de aulas, jogos educativos e recreativos, contratação de professores para carga horária suplementar, além do currículo comum.
A integralidade do ensino será inicialmente para os alunos do 2º e 5º anos do ensino fundamental, que farão 3 refeições ao dia, incluindo o almoço. A escola conta ainda, com 5 salas de aulas e atende cerca de 185 alunos das comunidades do Assentamento São Francisco, INCRA, Belém, Nova Belém, CVTP e Copam.
Prestigiaram o momento, o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, vereadores(as), servidores municipais, equipe de técnicos(as) da Secretaria da Educação, o Diretor da Escola, Maximiliano Porto, pais e alunos(as).
O prefeito, Lacerda Filho, abordou "nós sabemos da necessidade da comunidade do CVTP, Belém, por isso a escolha técnica da equipe da educação de iniciar esse projeto por essa localidade, para melhorar os índices e valorizar ainda mais os alunos e seus familiares", disse ele.
Para o Diretor da Escola, Maximiliano Porto, "a escola em tempo integral pode mudar a realidade não só dos alunos, como também dos seus familiares, aumentará a capacidade de conhecimento dos estudantes, pois terão mais tempo na escola, para ter mais educação, cultura, esporte, além de tirar as crianças dos riscos de estarem nas ruas", afirmou.
A Prefeitura Municipal pretende até o ano de 2024 tornar 50% das escolas no período integral.