Foto: ASCOM por Dayana Soares
A Secretaria de Assistência Social realizou na manhã de hoje, 30, no auditório da Secretaria de Administração e Finanças, o debate para a criação de propostas para a defesa e proteção dos direitos das mulheres no município de Icapuí.
A ação reuniu a Comissão de Políticas Públicas para mulheres e faz parte do encerramento da campanha do agosto lilás, em alusão à Lei Maria da Penha, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que contou com uma programação de sensibilização nas comunidades, na câmara de vereadores, rádio FM educativa e postos de saúde.
Participaram do momento, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, servidoras e representantes da sociedade civil.
Conforme Rosário Rebouças, "precisamos ocupar os espaços de fala e de decisões e estar dizendo quais políticas nós queremos e necessitamos para nossas vidas, já que possuímos um protagonismo feminino evidente na nossa cidade", afirmou.
Para Aparecida Alcântara, "precisamos criar políticas públicas para as mulheres, sabemos que é um trabalho com muitas dificuldades, por menor que seja a iniciativa, já faz toda a diferença por levantar o debate e nos reunirmos para buscar estratégias de enfrentamento e melhorias", disse ela.
Mulheres vítimas de violência devem buscar atendimento nos serviços de atenção básica, delegacia, hospital, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), os dois últimos foram os mobilizadores do evento.