Foto: ASCOM
Empreendedoras de Icapuí foram destaque na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, realizado no 1º Encontro Mulheres que Movimentam, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, na sexta-feira, 26.
A premiação busca estimular o empreendedorismo feminino e reconhecer histórias inspiradoras, além de contribuir para o fortalecimento dos negócios liderados por mulheres. O evento contou ainda, com uma programação de palestras, workshops, oficinas, orientações técnicas sobre planejamento de negócios, formalização, serviços financeiros, atividades na área de cidadania, saúde e beleza.
No Ceará, 105 empreendedoras concorreram à premiação em 3 categorias, Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora Rural. Cinco icapuienses concorreram em duas delas.
Na categoria Microempreendedora Individual a vencedora foi Raquel de Oliveira Gondim da loja Raquel Bijus e fábrica de adesivos, de Icapuí. Na disputa de Produtora Rural, o 1º lugar ficou com Francisca Batista de Andrade, a Fran do Restaurante Fran Degust, do Córrego do Sal e em 2º lugar, ficou Zenaide Silva Santos, da Barraca do João Velho, do Requenguela, que vão concorrer na etapa regional.
A participação foi mediada pela Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura, Trabalho, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), da Prefeitura Municipal. "O prêmio representa a conquista das mulheres e o registro do empoderamento feminino a frente dos negócios, além de despertar para que outras também possam construir suas histórias", disse Rosineide Rebouças, da pasta do trabalho da Sedema.
Para Raquel Gondim, vencedora da categoria Microempreendedora individual, "só será possível empreender em um tempo tão desafiador, aquele que se renova diariamente, renovar os projetos, ideias e esperança, lembrando sempre que se deu certo para muitos, para você também será possível. Só não pode ficar parado, se movimente e inove a cada estação", comemorou.
Na ocasião foi lançado o programa Sebrae Delas para acelerar os negócios liderados por mulheres, fomentar e apoiar a profissionalização e criar políticas públicas para as empreendedoras.
O evento foi organizado pelo Sebrae/CE em conjunto com as instituições do Sistema S no estado com a parceria de instituições financeiras e poder público.