Foto: ASCOM
A 15ª edição do Festival da Lagosta, ocorreu entre os dias 12 e 14, após dois anos de distanciamento social exigido pela pandemia, o evento voltou ao formato presencial com arena gastronômica, oficinas, shows e a tradicional regata de jangadas.
Os associados ao Grupo de Desenvolvimento do Turismo (GDTur) participaram de oficinas sobre a preparação de pratos à base de lagosta, ministradas pelas chefes, Van Régia, do restaurante Culinária da Van, de Fortaleza, e Zenaide Santos, da Barraca do João Velho.
Na quinta-feira (11), ocorreu a abertura do evento, no Hotel Casa do Mar, para convidados e autoridades locais, que pontuaram a importância do Festival para o turismo, economia e cultura da cidade.
A arena gastronômica foi animada com muita música e contou com 26 estandes, sendo 20 associados ao GDTur oferecendo diferentes pratos à base de lagosta, totalizando um consumo estimado de 500 kg da iguaria, além dos expositores institucionais.
A banda Donaleda e a cantora Sandra de Sá animaram o público na sexta-feira (12), com estimativa de 8 mil pessoas, já no sábado (13) o comando da festa ficou por conta de Mimi Rocha, Munique Mendes, Rafael Rodrigues, Dorgival Dantas e Erick Farra, com estimativa de 10 mil pessoas presentes na praia de Barreias.
No domingo (14) aconteceu a regata de jangadas, com cerca de 20 embarcações guiadas por pescadores participando da competição, e muita festa por conta da banda Maresia, Erick Farra e Aldynha Vox, na praia da Redonda.
O Festival foi realizado pelo GDTur, com apoio da Prefeitura de Icapuí, do Banco do Nordeste, Secult-CE e Sebrae.