Foto: Acervo da Secretaria da Educação
Depois de dois anos de pandemia, isolamento social e aulas remotas, os alunos de Icapuí foram às ruas na manhã de hoje, 11, para participar da abertura da semana do estudante, por meio do cortejo das escolas estaduais e municipais no percurso da Escola Gabriel para o Ginásio José do Carmo Rebouças, onde ocorreu a cerimônia.
Crianças e adolescentes caminharam com faixas, cartazes e balões, em alusão à data e à temática "cuidando do bem-estar: mental, social e ambiental, escolhida de forma coletiva entre os estudantes, líderes gremistas, gestores e apoiadores, que contempla as vivências e dificuldades enfrentadas pelos alunos, e de que forma podem ser enfrentadas respeitando às individualidades, a diversidade, a pluralidade étnico-racial, de gênero, de sexo, e de inclusão.
A semana propõe ações para estimular a participação e o protagonismo dos estudantes na expressão de suas linguagens, suas manifestações, oportunizando a formação de lideranças e no fortalecimento do intercâmbio de redes e coletivos juvenis, além de debater sobre a importância do sentir-se bem na escola e na sociedade.
Conforme Diumberto de Freitas, Secretário da Educação, "a semana do estudante desse ano traz na sua essência, a cidadania, o empoderamento dos alunos e alunas, por meio da conscientização na busca por seus direitos, deveres e conquistas, é um grito de liberdade por tudo aquilo retirado pelo sistema", apontou.
Para Maria Clara, presidenta do grêmio da Escola Mizinha, "essa semana é muito importante para nós estudantes, pois passamos por uma pandemia que abalou a saúde mental, além das diversas formas de preconceitos que existem no cotidiano, esse é o momento de reivindicar nossas pautas, nosso espaço, para dar visibilidade às nossas lutas", afirmou.
A programação vai até o dia 17 de agosto, com jogos esportivos, mostra cultural, show de talentos, rodas de conversas, palestras, brincadeiras e outras ações do infantil ao ensino médio.