Foto: Acervo da Secretaria da Educação
Na manhã de hoje, 09, representantes da Marinha do Brasil, da Agência da Capitania dos Portos de Aracati, ministraram a palestra sobre Cultura Oceânica para coordenadores, diretores e corpo pedagógico das escolas municipais.
Na reunião foi apresentado o projeto sobre a Amazônia Azul e sua preservação, como uma política pública de educação ambiental cujo propósito é conscientizar e incentivar estudantes e demais cidadãos a ter um comportamento mais responsável em relação ao oceano e seus recursos.
O projeto busca inserir a Cultura Oceânica nos currículos escolares, para orientar sobre a sua influência na vida humana e no equilíbrio do meio ambiente, envolvendo temáticas como a preservação, exploração econômica, segurança, biodiversidade, saúde humana, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Conforme Diumberto de Freitas, Secretário da Educação, "Icapuí é uma cidade abraçada pelo mar, é formado por praias e por belas paisagens, é um cenário que precisa ser preservado, e essa responsabilidade ambiental precisa ser disseminada", afirmou.
No Ceará aproximadamente 20 municípios estão em contato direto com o mar e 5 já aprovaram a inclusão do projeto nas escolas, como Acaraú, Itarema, Camocim, Cruz e Fortim.