Foto: Acervo da SEDEMA
A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) oportunizou a participação de artesãs locais com a apresentação e comercialização dos seus trabalhos, na última quinta-feira, 21, na Central de Artesanato do Ceara (CEART), em Fortaleza.
Dez artesãs do município participaram da ação, que visa criar novos canais de comercialização e intercâmbio para as produtoras do município. Icapuí conta atualmente com mais de 20 profissionais credenciados à CEART, que passam por uma avaliação das peças para a certificação do produto, para em seguida, participar da curadoria e fornecer ao Centro de Artesanato do Ceará.
Os produtos, como labirintos, renda de bilro, crochês, macramês, artes em tecidos e madeiros de cipó, também estão fazendo parte do acervo da Loja do Bem, localizada no Shopping Iguatemi Bosque de Fortaleza, iniciativa que promove e dá visibilidade ao artesanato cearense em suas variadas expressões, preserva a cultura e contribui com o trabalho dos produtores como fonte de renda.
A Loja do Bem é consequência de um projeto social iniciado em 2015, pelo Iguatemi, que reúne a produção de mais de 300 artistas cearenses, das diversas localidades do estado.
Para Rosineide Rebouças, da pasta do trabalho e empreendedorismo do município, "incentivar a produção e comercialização das nossas artesãs é de fundamental importância para a fomento do protagonismo feminino, e uma forma de preservar a cultura da nossa cidade, que recebe todo o apoio e suporte da gestão para essa política de inclusão".