Foto: Reprodução do curta-metragem
O curta-metragem de animação "Era uma vez em Icapuí" produzido pelos alunos do ensino fundamental II da rede municipal com orientação de Analúcia Godoi foi um dos 77 filmes selecionados entre os 227 inscritos para compor a 21ª programação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
O curta foi o primeiro experimento de uma oficina audiovisual do Projeto Animação Ambiental, onde os alunos de sete escolas municipais, tiveram aulas remotas de roteirização, direção e animação, durante a pandemia e colocaram os ensinamentos em prática com a criação do filme.
A animação é narrada pelo personagem de um pescador que conta em um luau, a história de um mapa perdido no início da invasão das terras brasileiras pelos europeus, encontrado séculos depois em uma praia. O mapa revela o caminho para um misterioso e disputado tesouro. As cenas se passam nas diversas paisagens de Icapuí como forma de apresentação e valorização das riquezas culturais e ambientais do município.
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil, é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, visando proporcionar arte gratuita para crianças de diferentes contextos sociais e exibir filmes que abordem a multiculturalidade nacional para ampliar a visão de mundo dos pequenos por meio do cinema.
O filme é uma realização do Instituto Marlin Azul, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cultura e do Turismo do Governo Federal, com patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e o apoio da Prefeitura de Icapuí.
Ficha Técnica:
Roteiro e Direção de arte: Alunos de Icapuí (CE) Projeto Animação Ambiental
Empresa produtora: Instituto Marlin Azul
Produção executiva: Beatriz Lindenberg
Montagem: Érica Valle
Trilha sonora: Pedro de Alcântara
O filme pode ser assistido pelo link abaixo.