Foto: Acervo da Secretaria da Educação
Servidores(as) da Secretaria da Educação realizam durante às sextas-feiras do mês de julho, o planejamento com os professores bolsistas do Programa Mais Tempo Juntos para criação de estratégias direcionadas ao fortalecimento da aprendizagem dos alunos de forma individual e coletiva.
Neste mês, os planejamentos são colocados em prática durante a semana, de segunda a quarta-feira, nas salas de aulas, nas sete escolas municipais, atendendo cerca de 320 alunos, que ainda não consolidaram a alfabetização e como uma ajuda no reforço dos conteúdos de português e matemática.
Foi realizado o diagnóstico do nível dos alunos para identificar as principais dificuldades e os estudantes com o ensino mais prejudicado pelas aulas remotas e distanciamento social, causado pela pandemia, e traçar metas estipuladas a cada planejamento garantindo o processo de aprendizagem, com foco na alfabetização.
O Mais Tempo Juntos é um programa de implementação às atividades extracurriculares com o objetivo de recompor, acelerar conteúdos e competências, que por meio da metodologia do projeto Luz do Saber visa colaborar com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos processos de oralidade, leitura e escrita a partir do contato com os diversos materiais didáticos, já entregues nas escolas.
O Programa faz parte do PAIC - Programa Alfabetização na Idade Certa e do Pacto pela Aprendizagem, política de cooperação entre o Governo do Estado e os 184 municípios cearenses, para recuperar a aprendizagem dos estudantes da alfabetização e do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia da Covid-19.
Para Bernadeth Nascimento, formadora do projeto Luz do Saber, "o planejamento é de grande relevância para que a consolidação da alfabetização seja alcançada. Esse é um trabalho que precisa de uma atenção muito próxima aos alunos, pois temos um grande número de estudantes, mas os resultados são positivos, que são notados e relatados pelos professores. Os encontros são fundamentais para instigar os bolsistas do programa a uma reflexão sobre a rotina com foco no desenvolvimento da fluência leitora."
Conforme Diumberto de Freias, Secretário da Educação, "o trabalho para garantir a alfabetização das crianças é incansável, até durante o mês de julho, por meio do reforço escolar com a metodologia do Luz do Saber", concluiu.