Foto: Reprodução do site Olhar Digital
Representantes dos Poderes Legislativo e Executivo realizaram ontem, terça-feira, 5, na Câmara Municipal, a Audiência Pública sobre o Peixe-Leão e os perigos que eles oferecem aos pescadores locais.
Presidida pelo vereador Cláudio Roberto, a audiência teve como objetivo, alertar, debater, orientar e esclarecer aos pescadores sobre o perigo que o peixe-leão oferece a esses trabalhadores, visto que foram encontradas unidades da espécie no município, nas praias da Barrinha, Ponta Grossa, Quitérias e Barreiras.
No Brasil, o peixe é uma espécie invasora e preocupam ambientalistas e autoridades, por não possuir predadores naturais, podendo desequilibrar o ecossistema marítimo e proporcionar risco à saúde humana pela presença de espinhos venenosos capazes de provocar náuseas, dor, manchas vermelhas, inchaços e convulsões.
A pesca é a base da economia do município, portanto, o cuidado com os pescadores é de fundamental importância para disseminar informações verídicas à classe, sobre os cuidados que devem ser tomados no manuseio, e definir os papeis das instituições no âmbito municipal.
Participaram do momento, vereadores, representantes das secretarias, representantes de ONG's, associações, pesquisadores, entre eles, como painelista, o Doutor Tommaso Giarrizzo, e pescadores locais.
A audiência viabilizará a elaboração de um plano de trabalho com os principais pontos relacionados à temática, que será Coordenado pelo Departamento de Pesca da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) da Prefeitura de Icapuí.
Dr. Tomazzo colocou que a origem do recente aumento no aparecimento de Peixes-leão no Ceará pode estar ligada a uma migração da região do Caribe, e a soltura da espécie, que é de aquário, na natureza. Porém não existe até o momento, risco de acidentes para turistas e banhistas.
Conforme Franklin Cipriano, do Departamento de Pesca da SEDEMA, os pescadores que realizarem a captura ou encontrarem a espécie devem havendo condições visuais e possíveis, abater o animal e recolher com o máximo de cuidado e informar ao Departamento de Pesca para efetuar os procedimentos cabíveis.