Foto: ASCOM - Por Dayana Soares
Na manhã de ontem, 08, na Secretaria de Governo, o Prefeito Lacerda Filho, recebeu servidoras e a voluntária, Paula Soares para discutir melhorias nos serviços de atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Município de Icapuí.
Visando proporcionar mais autonomia para as crianças, orientação para as mães e cuidadores, além da capacitação para os profissionais da educação e saúde, o encontro foi pautado no desenvolvimento infantil por meio da comunicação alternativa, ou seja, pelo sistema de comunicação por troca de imagens (PECS), para melhorar as capacidades físicas, cognitivas e de interação dos autistas.
Participaram da conversa, o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Administração e Finanças, Carmem Júlia, a voluntária e palestrante da causa, Paula Soares, a Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Icapuí (CAPS), Joice Almeida, e a Coordenadora da Educação Especial, Adriana Róseo.
Na ocasião, Paula Soares apresentou materiais adaptados para utilização na Saúde, Educação e Turismo em prol da melhoria da comunidade autista em amplo aspecto. Abordou ainda que a "sensibilização do poder público e da sociedade são fundamentais para a inclusão e desenvolvimento dessas crianças", disse ela como mãe de criança no espectro autista e agradeceu o apoio e dedicação da atual Gestão com a causa.
A preocupação com o público que necessita de atenção e atendimentos especiais é uma causa prioritária da Gestão Municipal, que atende cerca de 176 crianças com diferentes deficiências e 74 crianças diagnosticadas com TEA.
Conforme Joice Almeida "O atendimento às crianças é realizado por toda rede intersetorial do município, que envolve a educação, a assistência social e a saúde. A prefeitura conta ainda, com uma equipe que atua exclusivamente nesse serviço, formada por profissionais como terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista e fonoaudióloga", disse a Coordenadora do CAPS.
A prefeitura está em fase de finalização das obras do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e do Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil (CEDI) para melhor atender as crianças com TEA e outros transtornos relacionados ao neurodesenvolvimento.