Na manhã de ontem (05), o Governo do Estado do Ceará avaliou a possibilidade da não obrigatoriedade do uso de máscaras nos municípios cearenses, baseado em índices de vacinação, pois a liberação só irá acontecer quando o Estado atingir entre 70% e 80% da população vacinada com a dose de reforço contra a COVID-19.
Se a medida entrasse em vigor, somente 33 municípios do Estado iriam poder desfrutar dessa conquista, já que estas cidades conseguiram alcançar mais de 70% da população vacinada com dose de reforço e Icapuí está dentre essas cidades ocupando no ranking da vacinação a 21ª posição, com 76% da população vacinada.
Essa medida, quando adotada, permitirá as pessoas circularem livremente na cidade sem a obrigatoriedade do uso de máscara, tanto em ambientes abertos como em ambientes fechados. Para os ambientes abertos, desde o dia 21 de março, já é possível não fazer uso da máscara de proteção, sendo enquadradas nessa normativa as vias públicas, parques, ambientes escolares ao ar livre, shows e eventos.
Para o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, "a vacinação sempre foi a maneira mais eficaz de combater a pandemia da COVID-19, e o município de Icapuí vai continuar garantindo as doses de reforço para quem ainda não se vacinou, bem como buscando alternativas para que vacina chegue às populações mais distantes dos serviços de saúde" ressaltou.