Pensar saúde para a população não é uma tarefa tão fácil como algumas pessoas imaginam e ainda mais quando o objetivo é fazer com que um serviço que já foi premiado possa melhorar para além dos índices alcançados.
Foi com essa inquietação que a Secretaria de Saúde começou a planejar e elaborar o Plano Municipal de Saúde para os anos de 2022 a 2025 com o propósito de ampliar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade e intervir pontualmente em vazios assistenciais. O plano funciona ainda como um instrumento básico de planejamento, cuja formulação e implementação possibilitam a qualificação da gerência e gestão do SUS.
As reuniões para elaboração do Plano já começaram desde agosto com encontros internos para construção de metodologia a ser aplicada e hoje se encontra na fase de realização das oficinas locais onde está sendo discutido e construído baseado na coleta de informações, partindo do diagnóstico de saúde do município, e no processo de escuta dos profissionais que atuam nas Unidades de Atenção Primária à Saúde - UAPS, pois são estes que vivenciam e conhecem a realidade das comunidades da maneira mais fiel possível.
Para o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, o processo de construção coletiva do Plano não só assegura a participação dos profissionais envolvidos, como também preza pela qualidade dos serviços de saúde que são ofertados à população, além de proporcionar uma maior representatividade na definição das metas a serem descritas no plano.