A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas do Brasil, que visa estimular o interesse pela leitura e escrita.
A OLP reconhece o trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. Concorreram através do relato de práticas professores do 5º ano na categoria poema, do 6º e 7º na categoria memórias literárias e 8º e 9º na categoria crônicas.
Nos dias 30 e 31 de agosto, aconteceu a Etapa Municipal da OLP-Olímpiada Brasileira de Língua Portuguesa, quando a Comissão Julgadora Municipal avaliou os materiais que foram selecionados anteriormente pelas Comissões Julgadoras Escolares das escolas do município. No nosso município participaram da etapa final as escolas EEF Francisco Ezequiel, EEF Horizonte da Cidadania, EEF Professora Joana Marques, EEF Professora Raimunda Lacerda Damião, EEF Professora Mizinha, EEF professora Carlota Tavares de Holanda e EEF Professora Maria Edilce Barbosa.
Os trabalhos selecionados para a etapa Estadual da OLP foram: na categoria Poema o relato de práticas: Relação família/escola e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem, da professora Samara Cristina da Silva, do 5º Ano da EEF Horizonte da Cidadania, na categoria Memórias Literárias o relato selecionado para a etapa estadual foi "Da memória as memórias" e na categoria Crônicas o relato "Tão importante quanto o que se diz é como se diz" ambos do professor Língua Portuguesa do 6º ao Antônio José da Costa, da EEF Professora Joana Marques da comunidade de Praia de Barreiras.
A Secretaria Municipal de Educação tem a honra de parabenizar a todas as escolas, professores e alunos pelo nível das produções escritas em mais uma edição da OLP e em especial aos professores Samara Cristina da Silva da EEF Horizonte da Cidadania e Antônio José da Costa da EEF Professora Joana Marques que tiveram os seus trabalhos selecionados para a etapa Estadual.