Dentre as especialidades da área da saúde, uma que se mostrou de grande importância nesse período pandêmico, foi a Fisioterapia, profissionais que estão contribuindo de maneira direta e indireta na recuperação dos pacientes diagnosticados com a COVID-19.
Para quem acha que estes especialistas só sabem fazer massagem, se enganou e muito, eles têm atuado na linha de frente na pandemia e seus campos de atuação incluem desde medidas preventivas, como forma dos quadros clínicos respiratórios não se agravarem, como também no período de internação e na reabilitação dos pacientes pós-alta.
Nessa linha de atuação, em Icapuí, não tem sido diferente, os fisioterapeutas do Centro de Reabilitação de Icapuí (CRI) estão direcionando grande parte de seus atendimentos na recuperação dos pacientes acometidos da COVID-19 e garantindo atendimento prioritário.
Segundo Juliana Medeiros, Coordenadora do CRI, a equipe de fisioterapeutas formada pela ela, e mais por Tibéryo César e Ellen Rafaela, tem prestado serviços essenciais na recuperação dos pacientes diante dos vários tipos de sequelas apresentadas.
Sabe-se que o Sars-CoV-2 pode se manifestar de formas variadas entre as pessoas, e o tratamento pós-covid adequado vai depender da evolução da doença e de um check-up médico para avaliar o quadro de saúde.
Os cuidados vão desde reabilitação motora e física, para pacientes que ficaram internados por muito tempo sem se movimentar, e principalmente respiratória, recuperando possíveis lesões pulmonares além de outras sequelas, devolvendo assim qualidade de vida ao paciente.
"É muito satisfatório quando podemos ajudar as pessoas e permitir que elas voltem a ter uma vida normal, mesmo diante de todas as adversidades que estamos vivendo. Essa é a nossa função, esse é o nosso trabalho!" afirma Juliana.