Orquestra de Icapuí - Foto: Maiza Barros/ASCOM
A Orquestra de Sopros de Icapuí em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí e a Associação Cultural dos Artistas e Amigos da Arte - ACARTE, submeteu um Projeto de captação de recursos junto à Aliança Energia e o mesmo foi aprovado com êxito.
Denominado de "Orquestra na Escola e Comunidade" o Projeto visa a realização de apresentações no formato de recitais musicais didáticos em Escolas e Comunidades de Icapuí, bem como de cidades do Estado do Ceará, com a finalidade de despertar e fomentar o acesso da população aos instrumentos musicais, suas características, estilos musicais, teoria musical, regência e outros assuntos referentes à educação musical.
O recurso financeiro destinado à execução do Projeto, no valor de R$ 117.645,00 (cento e dezessete mil, seiscentos e quarenta e cinco reais), foi obtido por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, haja visto que os objetivos do Projeto seguem todas as diretrizes previstas na própria Lei em seu art. 1º.
Para o Maestro da Orquestra de Sopros de Icapuí e autor do Projeto, Reudson Almeida, ser contemplado com a aprovação desse Projeto e conseguir ver a ideia saindo do papel é muito gratificante, pois acredito no poder de transformação da sociedade pela educação musical e com esse projeto estamos plantando uma sementinha no público, pra poder colher os frutos dessa ação no futuro, bem como estar proporcionando livre acesso às fontes de cultura e o pleno exercício dos direitos culturais.