A vacina finalmente chegou ao nosso munícipio! Criamos algumas Perguntas e Respostas para que você possa esclarecer dúvidas que possam surgir.
Gostaria de perguntar algo específico? Entre em contato conosco através do Instagram (@prefeituradeicapui) e Facebook (facebook.com/prefeituramunicipaldeicapui)
Qual a preparação do município para a vacinação?
O município de Icapuí conta hoje com oito unidades de saúde com salas de vacinação credenciadas no Sistema Nacional de imunização. Além disso, através de uma parceria com a secretaria de saúde do Estado, o município foi contemplado com mais uma câmara fria e já tem todo o serviço de armazenamento garantido para a estocagem das vacinas. Icapuí elaborou o seu Plano Municipal de vacinação ainda em 2020, estando nele descrito os grupos prioritários. O documento está disponível no site da prefeitura: icapui.ce.gov.br.
Quem pode se vacinar?
Os grupos prioritários são os trabalhadores de saúde, num primeiro momento idosos acima de 75 anos, numa segunda fase idosos entre 60 e 74 anos, na terceira fase pessoas com comorbidades, ou seja, com doenças associadas que aumentam sua vulnerabilidade, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares ou respiratórias, pacientes com câncer e/ou transplantados, e na quarta fase estão contemplados os professores, profissionais da segurança municipal e agentes de trânsito.
Quando inicia a vacinação?
A expectativa é que até a próxima quarta-feira, 20, o município receba os insumos para garantir a imunização, que são as seringas e agulhas, adquiridas pelo Governo do Estado.
Nesta terça-feira, 19, chegou ao município o primeiro lote de vacinas, que representa 34% da meta para os trabalhadores de saúde, o equivalente a 129 profissionais.
Como Icapuí não tem população indígena nem população idosa dentro de instituições de abrigo, faremos apenas nesse primeiro momento a vacinação dos trabalhadores da saúde que atuam no Centro de covid, no hospital e no SAMU. A ordem de vacinação será: servidores do hospital, Samu, Unidades de saúde e Centro de Covid, nessa ordem de prioridade.
Mas, estarão chegando paulatinamente outros lotes e atualizaremos esse cronograma de imunização.
Lembrando que todos os insumos de imunobiológicos são responsabilidade da União. As vacinas vêm do Governo Federal, assim como as definições da meta de vacinação e dos grupos prioritários e a quantidade de vacinas enviadas a cada município.
O que a população precisa fazer para ter acesso à vacina?
É condição pra receber a vacina estar vinculado a uma Unidade Básica de Saúde ou cadastrado no Conecte-sus, aplicativo do Ministério da Saúde.