O município de Icapuí já se prepara para receber as vacinas contra a Covid-19. Há alguns dias, a secretaria municipal de Saúde recebeu do Governo do Estado uma câmara fria com capacidade de 200 litros para ser utilizada prioritariamente no armazenamento dos imunizantes. O equipamento custa no mercado, em média, R$ 9.200,00.
"Quando estiverem disponíveis no município as vacinas contra a covid-19, a Secretaria de Saúde já está preparada para mantê-las em temperatura adequada, facilitando a logística de armazenamento e distribuição", citou a coordenadora de imunização do município, Lourdes Maria Barbosa Reis.
O município de Icapuí também já concluiu o plano de operacionalização da campanha de imunização contra a covid-19, com a definição de metas e estratégias. Além disso, os técnicos da Secretaria de Saúde já estão cadastrados no sistema do Ministério da Saúde para unificar as informações municipais relativas à campanha, tão logo o Governo Federal disponibilize as vacinas.
O secretário de Saúde, Reginaldo Alves, detalhou as fases de imunização:
"Os grupos prioritários são os trabalhadores de saúde, num primeiro momento idosos acima de 75 anos, numa segunda fase idosos entre 60 e 74 anos, na terceira fase pessoas com comorbidades, como diabetes e hipertensão, e na quarta fase professores, profissionais da segurança municipal e agentes de trânsito", esclareceu.
A expectativa é que até a próxima quarta-feira, 20, o município receba os insumos necessários para garantir a imunização, que são as seringas e agulhas, que foram adquiridas pelo Governo do Estado.
Nesta terça, 19, deve chegar ao município o primeiro lote de vacinas, que representa 34% da meta para os trabalhadores de saúde do município.
Nessa primeira etapa, a imunização contemplará, em ordem de prioridade, os servidores que atuam no hospital municipal, no Samu, nas Unidades de Saúde e no Centro de Covid.
Outros lotes do imunizante devem chegar paulatinamente ao município e o cronograma de vacinação será atualizado, de acordo com a etapa vigente.
"Todos os insumos de imunobiológicos são responsabilidade da União. Ou seja, é o Governo Federal que decide a quantidade de vacinas destinadas a cada município, e define os grupos prioritários e a meta de vacinação", pontuou Reginaldo Alves.
É condição pra receber a vacina estar vinculado a uma Unidade Básica de Saúde ou cadastrado no Conecte-sus, aplicativo do Ministério da Saúde.
Por Saulo Rebouças - Secretaria de Saúde.