Foto do processo de translocação do peixe-boi - por Maíza Barros - ASCOM
Na madrugada de hoje, 10, aconteceu mais uma translocação de peixe-boi para o município de Icapuí, mais precisamente para a Praia da Peroba, local onde foi instalado o cativeiro de aclimatação de peixes-boi, para sua readaptação antes de serem devolvidos ao seu habitat natural.
A translocação consiste em um processo de transferência dos peixes-boi do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos - CRMM, localizado em Caucaia, para o viveiro de aclimatação em Icapuí na Praia de Peroba.
A ação foi realizada pela Associação de Pesquisa e Proteção de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS, por meio do Projeto Manatí, financiado pelo Programa Petrobrás Socioambiental da Petrobrás, em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí, Polícia Militar do Ceará, Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Meio Ambinete do Estado do Ceará - SEMA, Autarquia Municipal de Trânsito de Icapuí - ATMI, além da importante participação dos moradores da Comunidade da Peroba, que de maneira voluntária ajudam em todo o processo para que a recepção dos animais seja um sucesso.
Tico, já é o quinto peixe-boi a chegar na Praia de Peroba e se junta a Alva, Maceió, Maní e Pintada, que são os outros indivíduos da mesma espécie translocados nos meses de outubro e novembro deste ano.
Assim a AQUASIS conclui a meta proposta para a terceira fase do Projeto Manatí, que visa principalmente o repovoamento dessa espécie no litoral cearense de forma a garantir a conservação da biodiversidade marinha.