NOTÍCIAS

10-MAR-2020

Icapuí realiza evento de recepção à nova turma de profissionais residentes em saúde

#ResidênciaSaúde POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 10 DE MARÇO DE 2020

Recepeção dos residentes da Escola de Saúde Pública. (Foto: André Luiz - ASCOM)

A Prefeitura de Icapuí realizou na manhã desta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal, a abertura da I Semana de imersão e recepção da Residência Integrada em Saúde.

Cerca de 10 profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Enfermagem foram recebidos pelo Prefeito Lacerda Filho e pelo Secretário de Saúde Reginaldo Alves.

O Prefeito Lacerda Filho desejou boas-vindas aos profissionais residentes e ressaltou os avanços do município na área da saúde:

"Quero dizer da satisfação que tenho em recebê-los para que a gente possa desenvolver um trabalho de harmonia, colocando à disposição da população um serviço à altura de uma necessidade tão importante que é a saúde. Icapuí desponta dentro do Estado do Ceará como uma cidade de investimento na área. Das 8 unidades básicas, 7 foram premiadas com o selo bronze. Tivemos a duplicação do PSF de Redonda, totalizando agora 9 equipes de saúde da família, e alocamos quase 30% do nosso orçamento municipal na saúde, duplicando o teto constitucional de 15%. E quem ganha com isso é a nossa população".

O evento, que se estenderá até a próxima quinta-feira, tem o objetivo de promover uma série de ações que visam o fortalecimento dos vínculos entre a gestão municipal e os profissionais residentes, que atuarão no município no próximo biênio, nas áreas da Saúde da Família e Saúde Mental Coletiva, nas Unidades de Atenção Primária à Saúde: Monsenhor Diomedes (Morro Pintado), Maria Antonieta (Peixe Gordo) e Pedro Rebouças (Salgadinho), além do Centro de Atenção Psicossocial Pergentino Rebouças Maia - CAPS.

O Secretário Municipal de Saúde, Reginaldo Alves, destacou os benefícios da residência multiprofissional para o município:

"A residência tem se tornado uma potência para o sistema municipal de saúde, transformando o território e os serviços. Em Icapuí, temos esse ano a honra de, com muita ousadia, promover a I semana de imersão e acolhida desta nova turma, reforçando o nosso compromisso com a residência multiprofissional e com os princípios do SUS. São pessoas novas que chegam com toda uma bagagem e se integram aos profissionais locais. Essa possibilidade de troca de experiências fortalece, aprimora e amplia serviços à população", disse.

A Supervisora da residência e Coordenadora da Atenção Básica do Município, Brena Jéssica, fez um breve histórico das potencialidades locais que os residentes irão vivenciar:

"Icapuí tem muito a repassar em termos de conhecimento: um histórico de avanços dentro da atenção primária, pois foi uma das primeiras cidades a implantar o Programa Saúde da Família e tem um cenário de prática cultural muito grandioso pra oferecer, tanto que Icapuí é hoje uma das cidades mais concorridas pela residência. Obrigado pela escolha de vocês por Icapuí".

A programação contempla ainda apresentações das políticas de Atenção Primária à Saúde e de Saúde Mental de Icapuí, um tour pelo sistema municipal de saúde, debate sobre a saúde da população negra, atividades de cenopoesia, integração entre as turmas de residência, e o lançamento da Campanha "Ceará sem Racismo - Respeite minha História, Respeite minha Diversidade", que contará com a presença da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas pela Igualdade Racial do Estado do Ceará, a Prof.ª Dra. Zelma Madeira.

O PROGRAMA:

A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará se constitui de ensino de pós-graduação Lato Sensu (especialização), destinado aos profissionais da saúde.

Ela se caracteriza por um processo de ensino-aprendizagem em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, com o acompanhamento de docentes/preceptores.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Transparência Há 1 dia(s)

COMDCA altera a composição do Comitê de Gestão da Rede de Proteção Social

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) no uso das atribu [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Prêmio Educador Transformador: Professor Tiego Cruz da Escola Mizinha vence em 1º lugar na etapa estadual

Mais uma vez, a Educação Icapuiense se destaca no cenário cearense, dessa vez no 2º Prêm [...]

#ConcursoPúblico Há 6 dia(s)

Concurso Público 2021: veja o 6ª Edital de Convocação de Nomeação e Posse; (auditor interno - contabilidade)

A Prefeitura de Icapuí torna público o 6º Edital de Convocação para nomeação e posse do [...]

#SeleçãoPública Há 6 dia(s)

Nomeação: confira o 5º Edital de Convocação para Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o 5º Edital de convocação para nomeação e [...]

#Urbanismo Há 7 dia(s)

3ª Assembleia das Comunidades para construção do Plano Diretor acontece em 3 de abril; participe

Qual o Icapuí que eu quero? Para mim, para meus filhos e para as futuras gerações? Parti [...]

#ResidênciaSaúde Há 13 dia(s)

Icapuí dá boas-vindas aos novos residentes da ESP/CE na programação da Semana do Sistema Saúde Escola

Mais uma turma do Programa de Residência Multiprofissional da Saúde (Resmulti) da Escola [...]

#Cidadania Há 14 dia(s)

Cidadania: Justiça Eleitoral disponibiliza atendimento aos cidadãos em Icapuí a partir de segunda-feira (18)

Com a aproximação do fechamento do cadastro eleitoral, em 8 de maio, para a realização d [...]

#SeleçãoPública Há 15 dia(s)

Seleção dos Gestores Escolares: confira o 12º edital de convocação

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria da Educação, torna público 12º [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito