Foto: Ascom
A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e Casa do Empreendedor, em parceria com o Sindicato Rural de Aracati e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizaram de 27 a 30 de novembro, em Tremembé, e de 2 a 5 de dezembro, em Melancias de Cima, cursos gratuitos de Bolos Confeitados.
A iniciativa capacitou 30 moradores das comunidades da região de cima com técnicas de confeitaria, promovendo o desenvolvimento de habilidades na produção artesanal de bolos e outros doces.
A confeiteira, Lilian Rocha, de Morro Pintado, enfatizou a importância das parcerias para o fortalecimento de ações em prol das comunidades.
"O curso foi muito importante. Eu já sou da área (da confeitaria), mas eu aprendi novas técnicas que acrescentam muito na minha profissão. Essa parceria do Senar, associação e Prefeitura, através da Sedema, é muito importante. Ajuda muitas pessoas a se profissionalizar e ter uma fonte de renda, ganhar um dinheiro extra", agradeceu.
Lisiane da Silva, da comunidade de Tremembé, teve seu primeiro contato com a confeitaria durante o curso e destacou suas expectativas.
"Foi minha primeira experiência com a confeitaria e eu amei, aprendi muitas coisas. Temos a prática de fazer bolo em casa para consumo, mas aqui tivemos a oportunidade de ter contato com técnicas de recheios, montagens e coberturas. Todos aqui conseguiram concluir bolos lindos. levaremos conhecimentos para a vida. Eu penso em comercializar, mas com certeza farei muitos bolos para consumo em casa", disse.
A supervisora do trabalho, Rosineide Rebouças, enfatizou a importância das capacitações para a geração de renda no município.
"Oferecer esses cursos para as comunidades é trazer oportunidade de conhecimento, formação de renda e fortalecimento da independência financeira. E esse curso de confeitaria tem esse intuito, de trazer oportunidades. Enquanto Sedema e parceiros, ficamos muito felizes de hoje estar acompanhado a formação desse grupo, em sua maioria mulheres, em Melancias, Tremembé e comunidades vizinhas", completou.