CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#SeleçãoPública 26/04/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Nomeação: confira o 6º Edital de Convocação para Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o 6º Edital de convocação para nomeação e posse para provimento de cargo público de Agente Comunitário de Saúde, referente ao Edital Nº 001/2021, de 28 de julho de 2021.

Os(as) candidatos(as) relacionados(as) no Edital deverão comparecer para entrega da documentação, exames e realização da junta médica, na Secretaria de Administração e Finanças, situada na Avenida 22 de Janeiro, 5183, Centro, na quinta-feira, 9 de maio de 2024, de 9h às 12h.

Confira a convocação na íntegra, abaixo

#MaisInfânciaCeará 24/04/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Icapuí recebe dois novos equipamentos do Governo do Estado: uma Brinquedopraça em Ibicuitaba e um CEI em Melancias

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí, realizaram a inauguração de dois novos equipamentos voltados às crianças, nessa sexta-feira (19). Foram entregues à população, uma Brinquedopraça no distrito de Ibicuitaba e um Centro de Educação Infantil (CEI) na comunidade de Melancias de Baixo.

A cerimônia aconteceu no CEI e contou com a presença da Secretária de Proteção Social do Governo do Estado, Onélia Leite Santana, do prefeito Raimundo Lacerda Filho, da primeira-dama e Secretária de Governo do Município, Rhaysa Lacerda, a filha do casal, Larissa Lacerda, representando todas as crianças presentes, além de secretários municipais, servidores públicos e população.

Os equipamentos visam promover o desenvolvimento infantil com benefícios físico, cognitivo e social, além de possibilitar o convívio familiar, a socialização e uma melhor aprendizagem.

Brinquedopraça com Academia ao Ar Livre - Raimundo Rodrigues Nogueira, em Ibicuitaba

A brinquedopraça consiste em um playground composto por casinhas duplas com ponte em eucalipto; dois escorregadores com balanço triplo; brinquedo de mola e gangorras duplas inclusivas. O equipamento visa proporcionar às crianças de 4 a 12 anos um ambiente seguro e propício para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico.

A academia ao ar livre possui simulador de bicicleta; volante vertical duplo; simulador de esqui; dois simuladores de caminhada individual; alongador com três alturas; twist lateral duplo; multi exercitador com seis funções; simulador de cavalgada individual; rotação diagonal dupla e estação para cadeirante.

O investimento do Governo do Estado para a implementação da brinquedopraça e academia ao ar livre foi de R$ 225.324,35.

Centro de Educação Infantil (CEI) - Francisco Xavier Marques de Oliveira, em Melancias

O novo CEI possui uma área de 631,56 m² e capacidade para atender 200 crianças diariamente. Dispõe de quatro salas de referência, parque infantil, dormitório - berçário/lactário, fraldário, sala de informática infantil, banheiros infantis, comuns e adaptados, além do bloco administrativo.

Integrante do Programa Mais Infância Ceará, o equipamento recebeu investimentos de R$ 2.139.789,73, financiados pelo Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O funcionamento do equipamento será custeado pela Prefeitura Municipal.

Segundo Ana Priscila Costa, coordenadora da Educação Infantil de Icapuí, "o novo CEI atenderá inicialmente cerca de 150 crianças de 2 a quase 6 anos de idade, nos turnos matutino e vespertino, das comunidades da praia do Ceará, Barrinha de Manibu, Córrego do Sal, Vila União, Arisa, Gravier, Manibu, Peixe Gordo, praia de Manibu, praia de Peixe Gordo, Melancias de cima, Melancias de baixo, Tremembé, Quitérias, Ibicuitaba (rua da Ecetel/centro). E funcionará como uma nucleação dos CEI's Maria Helena (Manibu) e Alfredo Teodolino (Tremembé)."

#Cidadania 05/04/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Icapuí recebe o Selo Município Sem Racismo pela implementação de ações pela igualdade racial

Icapuí conquistou o Selo Município Sem Racismo, conferido pelo Governo do Estado, nessa quarta-feira (3), em solenidade realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A iniciativa reconhece as cidades que promovem ações de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial.

Para isso, a gestão municipal organizou uma estrutura para tratar das políticas públicas de igualdade racial; criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), que promove formação continuada para gestores e servidores sobre relações étnico-raciais. Além de outras ações, como rodas de conversas, participação em bancas de seleções públicas, palestras, atividades escolares na temática antirracista em consonância com a Lei 10.639/2003.

Participaram da solenidade, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Medeiros Lacerda, o Secretário de Governo, Eldevan Nascimento, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, servidores municipais e membros do COMPIR de Icapuí, além da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, a Secretária da Igualdade Racial do Governo do Estado, Zelma Madeira, e a Secretária Executiva, Martir Silva.

Zelma abordou sobre essa política pública "como secretaria nossa preocupação é em consolidar uma política de igualdade racial. Então, o selo Município Sem Racismo é uma estratégia dessa secretaria de chegar até os municípios. Nossa intenção é chegar aos 184 municípios, para que eles mostrem para nós o que estão fazendo dentro do campo da igualdade racial."

Além de Icapuí, outras quatro cidades receberam o selo, criado pela Lei Estadual nº17. 704/2021, sendo elas, Beberibe, Brejo Santo, Crato e Horizonte.

ATUAÇÃO DO COMPIR - ICAPUÍ

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Icapuí (COMPIR) foi criado pela Lei Nº 888/2021, é um órgão colegiado de caráter normativo, consultivo e de deliberação colegiada, composto por representantes do Governo e da Sociedade Civil Organizada, vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal.

Visa propor estrategias de acompanhamento, avaliação e fiscalização das políticas de promoção da igualdade racial, fomentando a inclusão da dimensão racial nas políticas públicas desenvolvidas em âmbito municipal; bem como zelar, acompanhar e propor medidas de defesa de direitos de indivíduos e grupos étnico-raciais afetados por discriminação racial e demais formas de intolerâncias.

Andrea Carla, presidenta do COMPIR, comemorou, "o selo é a materialização das ações realizadas durante esses dois anos de criação do Conselho no nosso município. É um compromisso em prol da igualdade e equidade racial na implementação de ações e políticas afirmativas para o fortalecimento e valorização da população negra, comunidades quilombolas, povos de terreiros e ciganos no nosso município", disse ela.

#PlanoDiretor 04/04/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Plano Diretor: 3ª Assembleia das Comunidades possibilitou o debate sobre preservação do meio ambiente e expansão urbana

O Plano Diretor será uma Lei Municipal que visa orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município para melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades socioeconômicas, tornar a cidade mais inclusiva, justa e ambientalmente equilibrada.

Nesse sentido, aconteceu a 3ª Assembleia das Comunidades, nessa quarta-feira (3), no Ginásio Municipal. No primeiro momento, os professores Daniel Cardoso e Clarissa Freitas apresentaram a proposta de zoneamento e a legislação de ocupação territorial e do meio ambiente. Em seguida, explicaram sobre os mapas construídos com as informações coletadas até o momento. Por último, houve a participação ativa dos comunitários que deram contribuições para o projeto.

Participaram do momento, o Secretário de Governo, Eldevan Nascimento, o Coordenador Ambiental e Fundiário representante da 2W ecobank, Adilson Nascimento, o Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação do grupo Aliança Energia, Marcelo Verli, o vereador João Paulo Rebouças, a equipe executora do projeto (UFC), servidores municipais, representantes de ONG's e população.

A comunitária de Ibicuitaba Herlene Fernandes, mais conhecida como Sauri, abordou da importância do momento, "eu vejo que ninguém é melhor para escolher o futuro dos moradores das comunidades que nós mesmo que vivenciamos. Só quem está dentro sabe quais os problemas, por isso estamos aqui para falar e encontrar o melhor caminho para resolvermos com a ajuda dos técnicos que estão elaborando o plano", afirmou.

O Plano Diretor é uma realização da Prefeitura Municipal de Icapuí com apoio da Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), e patrocínio da 2W ecobank.

#SeleçãoPública 22/03/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Nomeação: confira o 5º Edital de Convocação para Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o 5º Edital de convocação para nomeação e posse para provimento de cargo público de Agente Comunitário de Saúde, referente ao Edital Nº. 001/2021, de 28 de julho de 2021.

Os(as) candidatos(as) relacionados(as) no Edital deverão comparecer para entrega da documentação, exames e realização da junta médica, na Secretaria de Administração e Finanças, situada na Avenida 22 de Janeiro, 5183, Centro, na quinta-feira, 11 de abril, de 9h às 12h.

Confira o Edital na íntegra, abaixo

#ConcursoPúblico 22/03/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Concurso Público 2021: veja o 6ª Edital de Convocação de Nomeação e Posse; (auditor interno - contabilidade)

A Prefeitura de Icapuí torna público o 6º Edital de Convocação para nomeação e posse do Concurso Público (2021) para o cargo de Auditor Interno - Contabilidade.

O candidato deverá comparecer para realização do exame médico admissional, munido dos exames de saúde pré-admissionais constantes no Anexo IV e documentação, na Secretaria de Administração e Finanças, situada na Avenida 22 de Janeiro, 5183, Centro, no dia 11 de abril, às 8h.

#Urbanismo 21/03/2024 SECRETARIA DE GOVERNO 3ª Assembleia das Comunidades para construção do Plano Diretor acontece em 3 de abril; participe

Qual o Icapuí que eu quero? Para mim, para meus filhos e para as futuras gerações? Participar da criação do Plano Diretor é contribuir para a construção de uma cidade melhor e garantir que as reais necessidades da população sejam ouvidas.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Icapuí convida a população para colaborar na 3ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor, que acontecerá no dia 3 de abril, de 8h às 12h, no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças.

O plano diretor é um projeto importante para conduzir o desenvolvimento urbano que trata de questões como transporte, habitação, meio ambiente, infraestrutura e aspectos socioeconômicos locais.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Icapuí com apoio da Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), e patrocínio da 2W ecobank.

EVENTO

3ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor

Data: 03/04/2024

Horário: 8h às 12h

Local: Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças

#Cidadania 14/03/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Cidadania: Justiça Eleitoral disponibiliza atendimento aos cidadãos em Icapuí a partir de segunda-feira (18)

Com a aproximação do fechamento do cadastro eleitoral, em 8 de maio, para a realização das eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) em parceria com a Prefeitura Municipal disponibiliza à população o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral no município de Icapuí.

O atendimento será realizado no Fórum local, situado na Av. Chico Félix s/n (centro), por meio de agendamento pelo site, da próxima segunda-feira, 18 de março, até o dia 8 de maio.

São ofertados os serviços de alistamento eleitoral (emissão do título de eleitor), atualização e regularização da situação eleitoral, entre outros.

A medida faz parte de uma ação do TRE/CE, que visa ampliar o acesso aos serviços eleitorais, descentralizando as unidades de atendimento em todo o estado, principalmente para o interior.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho afirmou nas redes sociais, que essa "é uma ação importante e muito esperada, pois atende a uma necessidade local, para que os novos eleitores e os que já têm suas credenciais eleitorais possam ter acesso a esse serviço sem precisar se deslocar para Aracati".

O voto é obrigatório para eleitores(as) alfabetizados(as), com idades entre 18 e 70 anos. Sendo facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e analfabetos(as).

Faça seu agendamento no link abaixo.

#NotaDePesar 11/03/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Nota de Pesar: Francisco Bezerra Neto

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento, na manhã de hoje, 11 de março de 2024, do senhor Francisco Bezerra Neto. "Chiquinho Bezerra", como era carinhosamente conhecido pelos familiares e amigos, nasceu em 30 de março de 1954, escreveu o livro "A Terra é Redonda" - crônicas e poesias.

Era servidor público municipal, ocupou o cargo de vice-prefeito desta Urbe por dois mandatos (1989/1992 e 1997/2000), se destacou na luta pela emancipação política de Icapuí.

Por compreender o sentimento da perda de Francisco Bezerra Neto, a Prefeitura Municipal de Icapuí decreta ponto facultativo o expediente desta segunda-feira (11), e luto oficial, por 3 (três) dias, apresentando, desta forma, condolências à família e amigos nesta hora de profundo pesar.

#Gestão 07/03/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Trânsito: Prefeitura renova convênio com Detran/Ce para continuidade da oferta de serviços no município

Em anúncio feito nas redes sociais, na manhã dessa terça-feira (5), o prefeito Raimundo Lacerda Filho renovou o convênio de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/CE), para continuidade dos serviços do órgão em Icapuí.

Na unidade local são ofertados serviços referentes à vistoria, licenciamento e emplacamento de veículos, prestação de informações e esclarecimentos aos usuários, recebimento e encaminhamento de defesas e recursos de infrações, bem como dos demais serviços prestados pelo Detran.

Lacerda explanou que a medida é uma maneira "para que as pessoas tenham acesso aos serviços no próprio município sem precisar sair para outras cidades, seja Aracati ou Fortaleza. Essa é uma forma da facilitar a vida da nossa população", afirmou.

A unidade local fica localizada na Av. Newton Ferreira, S/N, centro de Icapuí, com atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

#Desenvolvimento 27/02/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Desenvolvimento: Aliança Energia entrega recursos financeiros às entidades locais

A Aliança Energia reforça mais uma vez o compromisso com projetos sociais e culturais em Icapuí. Nessa quinta-feira (22), a empresa realizou a entrega simbólica dos cheques de patrocínio para os projetos locais, em cerimônia no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças.

Com execução para o ano de 2024, foram beneficiadas a Associação de Moradores de Ibicuitaba (R$ 130.000,00); a Companhia Canoa Veloz (R$ 130.000,00); o Fundo Municipal da Criança e Adolescência (R$ 155.525,00) e o Fundo Municipal do Idoso de Icapuí (R$ 200.000,00).

A empresa patrocina projetos significativos nos estados de Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Norte, contribuindo para o fortalecimento da cultura e do esporte nessas localidades.

Participaram da entrega, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Medeiros Lacerda, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o Secretário de Governo, Eldevan Nascimento, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, o presidente da Câmera de Vereadores, Hélio Fernandes, o Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação do grupo Aliança, Marcelo Verli, vereadores, população e sociedade civil.

Marcelo Verli apontou que "Icapuí, dentre os 14 municípios da área de atuação da empresa, foi o único a receber fundos para a infância, para o idoso, para o esporte e para cultura em um único ano. Isso se dá com o resultado de um trabalho comprometido da gestão e dedicação das instituições locais", afirmou.

Lacerda Filho abordou que "a Aliança Energia é uma grande parceira do município, contribuindo com projetos importantes que atendem a população por meio das associações que representam os verdadeiros anseios das nossas comunidades".

Desde 2016, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/1991), da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006), Fundo do idoso (Lei nº 12.213 de janeiro de 2010), Fundo da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.242/91) a Aliança tem investido recursos em iniciativas alinhadas aos seus princípios, promovendo a arte, cultura, esporte e conscientização ambiental.

#Cidadania 07/02/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Participação Popular: 2ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor abordou as zonas urbanas e rurais do município

O Plano Diretor será uma Lei Municipal que visa orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município para melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades socioeconômicas, tornar a cidade mais inclusiva, justa, e ambientalmente equilibrada.

O projeto está sendo construído de forma participativa pelos membros das comunidades que se reuniram na 2ª Assembleia, realizada nessa terça-feira (6), no Ginásio Municipal. No primeiro momento foram abordados os conceitos e características das zonas urbanas e rurais, além de questões ambientais que impactam o município, apresentadas pelos professores Daniel Cardoso, Clarissa Freitas e Jeovah Meireles.

No segundo momento, os comunitários atuaram ativamente na dinâmica, divididos em cinco grupos por regiões, definiram as áreas urbanas e rurais. Também foram aplicados questionários individuais como estratégia de coleta de dados, dando continuidade ao trabalho realizado na 1ª Assembleia, realizada em 13 de dezembro.

Participaram do momento, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Medeiros Lacerda, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, o coordenador ambiental e fundiário representante da 2W, Adilson Nascimento, a equipe executora do projeto (UFC), servidores municipais, vereadores, secretários, representantes de ONG's e população.

Uma realização da Prefeitura Municipal de Icapuí com apoio da Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), e patrocínio da 2W ecobank.

#Jurídico 01/02/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Ministério Público Eleitoral recomenda que agentes públicos se abstenham de promoção pessoal em eventos

O Ministério Público Eleitoral, por intermédio da Promotora Eleitoral da 8ª Zona, torna pública a Recomendação Nº 003/2024/P8ªZE, que aborda providências preventivas em relação à violação das normas eleitorais em eventos carnavalescos e outros.

Recomenda a todos os agentes públicos do Município de Icapuí/CE (Prefeito, Vice-prefeito, Secretários Municipais, Vereadores e demais agentes públicos) que venham a realizar ou de qualquer forma apoiar festejos nesse ano eleitoral de 2024, o seguinte:

1) Que se abstenham de:

a) Realizar qualquer promoção pessoal, mediante exposição de NOMES, IMAGENS ou VOZ de quaisquer pessoas, através de faixas, cartazes, fotografias, vídeos, gravações, enfim, quaisquer meios de divulgação que venham a ferir o PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE disposto no art. 37, caput, e seu parágrafo 1.º da Constituição Federal, assim como, art. 36, § 3º, da Lei Federal nº 9.504/97;

b) utilizar ou distribuir camisetas, bonés, abadás ou quaisquer brindes que contenham pedido explícito ou implícito de votos, números ou símbolos de pré-candidato ou de partido político, em violação ao artigo 39, § 6º, da Lei n º 9.504/97;

2) Se abstenham de realizar ou de autorizar a realização de discursos, de falas, de agradecimentos ou de exposições pessoais do prefeito, do vice-prefeito, de vereadores, de dirigentes de Partidos Políticos e/ou de pré-candidatos durante a realização dos eventos carnavalescos (abertura, encerramento, intervalos entre bandas etc.);

3) Realizem orientações e advertências expressas, inclusive por meio de atos normativos internos e/ou cláusulas contratuais, aos agentes públicos, aos servidores, aos colaboradores, aos locutores, aos anunciantes, aos animadores, aos cantores, aos patrocinadores e aos demais partícipes dos eventos carnavalescos no sentido de que se abstenham de proferir citações, elogios, cumprimentos e agradecimentos pessoais aos integrantes da Administração Pública contratante, bem como aos vereadores, aos dirigentes de Partidos Políticos e aos pré-candidatos, como forma de exposição e de promoção de nomes ao público espectador.

Confira o documento na íntegra abaixo.

#Empreendedorismo 30/01/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Desenvolvimento: Prefeitura Municipal fortalece parceria com Banco do Nordeste

Na manhã dessa segunda-feira (29), a Gestão do Executivo Municipal recebeu a visita institucional de representantes do Banco do Nordeste visando ações de desenvolvimento para o município e fortalecimento da parceria entre os órgãos.

O Sr. Marcelo Almeida, Gerente na Agência de Aracati, o Sr. Carlos Henrique, Agente de Desenvolvimento, Danilo Barbosa, coordenador do Crediamigo Icapuí, e Bruno Mota, Gerente de Negócios, apresentaram o Banco do Nordeste e divulgaram números de atendimentos/investimentos realizados no município durante o ano de 2023 e ressaltaram os benefícios de um acordo de cooperação.

Participaram, o prefeito Lacerda Filho, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o Secretário de Governo, Eldevan Nascimento, o presidente do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), André Cavalcanti, a Secretária de Administração e Finanças, Carmen Julia, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Iran Félix, o vereador João Paulo Rebouças, e o presidente do Instituto de Previdência Municipal, Marcos Nunes.

Lacerda defendeu que "toda política pública que venha para gerar emprego e renda para o município e possibilitar mais autonomia para os empreendedores é bem-vinda, além de gerar ainda mais desenvolvimento local".

Banco do Nordeste em Icapuí

Segundo Danilo Barbosa, coordenador do Crediamigo em Icapuí, são 2503 clientes ativos, sendo 1814 do sexo feminino e 689 masculino.

A carteira local tem em média $ 4.500.000,00 ativo, distribuídos em diferentes atividades, sendo o ranking: 1 confecções, cama, mesa e banho; 2 perfumaria e cosméticos; 3 artesanato (indústria e comércio); 4 indústria de alimentação; 5 outras atividades, serviços, comércios e indústrias.

Conforme dados levantados pelo BNB, foram pouco mais de $ 27 milhões liberados no município nas diferentes operações como crediamigo, agroamigo e outras, no ano de 2023.

#Urbanismo 25/01/2024 SECRETARIA DE GOVERNO 2ª Assembleia das Comunidades para construção do Plano Diretor acontece em 6 de fevereiro; participe

Qual o Icapuí que eu quero? Para mim, para meus filhos e para as futuras gerações? Participar da criação do Plano Diretor é contribuir para a construção de uma cidade melhor e garantir que as reais necessidades da população sejam ouvidas.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Icapuí convida a população para colaborar na 2ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor, que acontecerá no dia 6 de fevereiro, de 8h às 12h, no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças.

A primeira Assembleia aconteceu no dia 13 de dezembro, onde o projeto foi apresentado aos representantes das comunidades e aconteceram dinâmicas em grupos. Agora serão abordadas as delimitações de zona urbana e rural, além de limites entre as comunidades.

O plano diretor é um projeto importante para conduzir o desenvolvimento urbano que trata de questões como transporte, habitação, meio ambiente, infraestrutura e aspectos socioeconômicos locais.

Realizado pela Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e patrocínio da 2W ecobank.

EVENTO

2ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor

Data: 06/02/2024

Horário: 8h às 12h

Local: Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças

#Município 16/01/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Icapuí, 39 anos: Semana do Município acontece de 14 a 22 de janeiro; Confira a programação

Icapuí comemora 39 anos de emancipação política conquistada com muita luta e determinação. Originária de uma pequena vila chamada Caiçara, com significado de cerca de galhos que protegia as tribos indígenas, era vinculada ao município de Aracati. Em 1943, o distrito de Caiçara passou a denominar-se Icapuí.

A primeira tentativa de torná-la município aconteceu em 1957, com a participação de Dr. Orlando de Souza Rebouças (in memoriam), o que não foi possível, devido às forças políticas que eram contrárias ao movimento. Vinte e sete anos depois, a emancipação foi conquistada, então Icapuí tornou-se município, por meio do plebiscito realizado em 22 de janeiro de 1984, desmembrando-se política e administrativamente de Aracati no ano seguinte.

A Semana do Município é um evento, portanto, carregado de significados e emoções. Este ano, com o tema "Icapuí, 39 anos: desenvolvida, forte e unida" as comemorações tiveram início nesse domingo (14), com abertura oficial na quinta-feira (18), se estendendo até a segunda-feira (22), com uma programação artística, cultural, esportiva e musical para comemorar a data mais importante do calendário da cidade.

#Urbanismo 14/12/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Participação Popular: 1ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor aconteceu nessa quarta-feira (13)

O Plano Diretor será uma Lei Municipal que vai orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município, visando melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades socioeconômicas, tornar a cidade mais inclusiva, justa, e ambientalmente equilibrada.

Por isso, a 1ª Assembleia aconteceu nessa quarta-feira (13), no Ginásio Municipal, com a participação de representantes das comunidades, que no primeiro momento assistiram à apresentação do projeto e sua importância, as fases para o desenvolvimento e as questões jurídicas, explicados pelos professores da UFC, Daniel Cardoso, Clarissa Freitas e Lígia Mello.

No segundo momento, a população atuou ativamente da dinâmica interativa em grupos para definir limites entre as comunidades, identificação de áreas importantes, atividades econômicas e pontos centrais de cada localidade. Também foram aplicados questionários individuais como estratégia de coleta de dados.

Participaram do momento, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo Eldevan Nascimento, o coordenador ambiental e fundiário representante da 2W, Adilson Nascimento, os professores da UFC, Daniel, Clarissa e Lígia, a equipe realizadora do projeto, servidores, vereadores e população.

Outras assembleias acontecerão nos próximos meses para o prosseguimento do plano de ação e como forma de escuta e maior participação da população. As assembleias são momentos abertos a todos e divulgados previamente nos veículos oficiais da prefeitura.

O projeto é realizado pela Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e patrocínio da 2W ecobank.

#Festa 07/12/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Júnior Vianna, Forró Meu Vício, Nataly Vox e atrações locais prometem animar o Réveillon 2024

A Prefeitura Municipal de Icapuí apresentou, nesta segunda-feira (4), a programação do Réveillon 2024. Com atrações como Júnior Vianna, Forró Meu Vício, Nataly Vox e artistas locais a festa promete animar o público.

A festa acontece na praia de Barreiras com a tradicional queima de fogos, muita música, mar e pé na areia. Esse ano com o tema "Diversão, Mar e Celebração", o evento visa a confraternização da população e o fortalecimento de Icapuí como destino turístico.

Em breve, será anunciado informações de credenciamento dos ambulantes para comercialização de comidas e bebidas no evento.

No réveillon, acontece ainda, os sorteios do Programa IPTU Premiado, para os contribuintes que estão sem atrasos no pagamento da taxa, que concorrem automaticamente a duas geladeiras, uma bicicleta, uma moto pop, e quatro premiações de $ 2.500,00.

#Desenvolvimento 07/12/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Gestores e Servidores participam de Caravana Federativa em Fortaleza A Caravana Federativa está na sexta edição e desembarca no Ceará nos dias 07 e 08 de dezembro.
#SeleçãoPública 30/11/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Confira o 3º Edital de Convocação para Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público 3º Edital de convocação para nomeação e posse para provimento de cargo público de Agente Comunitário de Saúde, referente ao Edital Nº. 001/2021, de 28 de julho de 2021.

A candidata relacionada no edital deverá comparecer para apresentação e entrega dos documentos constantes no Anexo I, na mesma data prevista para os exames médicos, na Secretaria de Administração e Finanças, situada na Avenida 22 de Janeiro, 5183, Centro, Icapuí-CE, no dia 7 de dezembro, de 9h às 12h.

Todas as informações dos documentos e exames necessários estão no edital abaixo.

#Urbanismo 28/11/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Participe da 1ª Assembleia das Comunidades para construção do Plano Diretor de Icapuí no dia 13 de dezembro

Qual o Icapuí que eu quero? Para mim, para meus filhos e para as futuras gerações? Participar da criação do Plano Diretor é contribuir para a construção de uma cidade melhor e garantir que as reais necessidades da população sejam ouvidas.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Icapuí convida a população para colaborar na 1ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor, que acontecerá no dia 13 de dezembro, de 8h às 13h, no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças.

O plano diretor é um projeto importante para conduzir o desenvolvimento urbano, que trata de questões como transporte, habitação, meio ambiente, infraestrutura e aspectos socioeconômicos locais.

Realizado pela Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e patrocínio da 2W ecobank.

EVENTO:

1ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor

Data: 13/12/2023

Horário: 8h às 13h

Local: Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças

Haverá transporte passando pelas comunidades.

#NotaDePesar 21/11/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Nota de Pesar: Orlando de Souza Rebouças

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de Orlando de Souza Rebouças, aos 83 anos de idade, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 20 de novembro de 2023.

A gestão municipal se solidariza com os familiares, bem como com os demais amigos de "Dr. Orlando" como era conhecido, bem como Decretou Luto Oficial por três dias, regulamentado pelo Decreto Municipal Nº. 037/2023, de 20 de novembro de 2023.

Natural de Icapuí, Orlando de Souza Rebouças, formou-se em Ciências Jurídicas (UFC) e em Administração Pública (UECE), integrou a primeira composição de magistrados do TRF5. Ingressou na Justiça Federal em março de 1980, exercendo a magistratura nos estados do Amazonas e do Ceará. Compôs a Primeira Turma de Julgamento da Corte, aposentando-se em janeiro de 1992. Foi Desembargador Federal Emérito do TRF5, atuou como advogado, professor, Procurador do Estado do Ceará e Secretário de Finanças do município de Fortaleza.

Orlando foi candidato a prefeito de Icapuí em 1957, e desempenhou um importante papel na história do município, sendo um dos autores do Hino local e um defensor da emancipação política de Icapuí.

Nesse sentido, esta Municipalidade, visa demonstrar profundo pesar pela perda de um dos seus mais ilustres munícipes e pela família enlutada.

#Cidadania 20/11/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Consciência Negra: Conselho Municipal da Igualdade Racial tem encontro com Secretária Executiva do Governo do Estado

Promover a igualdade racial é um compromisso essencial para construir uma sociedade justa, inclusiva e diversificada. É reconhecer e valorizar a riqueza das diferentes origens étnicas e culturais, além de trabalhar ativamente para eliminar qualquer forma de discriminação e desigualdade baseada na raça.

Nesse sentido, a Prefeitura Municipal, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, recebeu na última sexta-feira (17), a Secretária Executiva da Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará, Martír Silva, e os técnicos Leno Farias e Nádia Amaro, para uma visita de acompanhamento das ações do Conselho.

O monitoramento das ações visa a concessão do Selo Município sem Racismo, que promove a difusão de iniciativas de combate ao racismo e interiorização da Política de Igualdade Racial no Ceará.

Martír Silva, apontou que "por meio do Conselho acontece a participação democrática, pois os conselheiros são capazes de lutar pelo avanço das políticas públicas e realização de ações com adesão da população".

Participaram do momento, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, a secretária de assistência social, Aparecida Alcântara, o secretário de saúde, Reginaldo Alves, a presidenta do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Andreia Carla Pereira e demais membros.

#Município 20/11/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Oportunidade Local: Aliança Energia está com inscrições abertas para Programa de Estágio 2024 Estudantes têm até o dia 30 de novembro para se inscrever
#Cultura 14/11/2023 SECRETARIA DE GOVERNO XI Acampamento Latino-Americano da Juventude acontece de 17 a 19 de novembro; confira a programação Silvero Pereira, Mateus Fazeno Rock, Rashid, Geraldo Azevedo e Khrystal são as principais atrações dessa edição
#PlanoDiretor 24/10/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Plano Diretor Participativo é pauta na 22ª reunião do Conselho da Cidade

O Plano Diretor é um projeto que orientará o crescimento e desenvolvimento urbano de toda a cidade, visando melhorar a qualidade de vida, reduzir desigualdades socioeconômicas e tornar Icapuí mais inclusivo, sustentável e organizado.

Nesse sentido, aconteceu nesta segunda-feira (23), a 22ª reunião ordinária do Conselho da Cidade (CONCIDADE), na Câmara Municipal, com a participação da equipe realizadora do plano, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na ocasião foram apresentadas as questões jurídicas do projeto, como a legalidade e a associação com a Lei Orgânica do Município e a Constituição. Foi abordada também a importância da participação popular e dos membros do conselho na construção do plano.

Participaram, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, técnicos da prefeitura, membros do conselho e equipe do Plano Diretor (UFC), Daniel Oliveira, Clarissa Freitas, Lucas Campos e João Alexandrino.

Clarissa Freitas apontou que "o plano vai definir as regras urbanas, quais os limites das comunidades, o que é público e o que é privado, a prevenção dos desastres ambientais e tudo isso precisa da cooperação dos cidadãos".

O projeto encontra-se na primeira fase de realização, de leitura e sistematização de dados.

#Turismo 11/10/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Gastronomia, música e feira de negócios vão marcar o XVI Festival da Lagosta de 20 a 22 de outubro O evento conta com Arena Gastronômica, cozinha show, eventos esportivos e apresentações musicais de Marcos Lessa, Donaleda, Adelson Viana, Chambinho do Acordeon, dentre outros
#ConcursoPúblico 10/10/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Concurso Público 2013: Prefeitura torna público 23º edital de convocação

A Prefeitura de Icapuí torna público o 23º Edital de Convocação do Concurso Público (2013), em atenção às decisões judiciais.

Convoca, o sr. FRANCISCO MARDÔNIO DA SILVA VIANA, e o sr. RODOLFO MORAIS DA COSTA.

Os convocados devem comparecer à Secretaria de Administração e Finanças (Coordenação de Recursos Humanos), s/n, Centro, Icapuí/CE, no período de 16 a 19 de outubro de 2023, no horário das 8h às 13h, munidos da documentação constante na convocação abaixo.

#NotaDePesar 29/09/2023 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA DE PESAR - MARIA DE FÁTIMA FREITAS

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de Maria de Fátima Freitas, aos 53 anos de idade, que aconteceu na madrugada de hoje, 29 de setembro de 2022, e por meio do Decreto N°. 023/2023, de 29 de setembro de 2023, oficializa luto oficial por três dias.

A gestão municipal se solidariza com a família, em nome do seu esposo Evangelista e também dos demais familiares, bem como com os demais amigos de "Fátima", como era carinhosamente conhecida.

Fátima, prestou relevantes serviços ao Município na condição de servidor público efetiva, principalmente nos serviços prestados ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e atualmente estava cumprindo suas atividades no Hospital Municipal de Icapuí no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME).

Nesse sentido, esta Municipalidade, visa demonstrar profundo pesar pela perda de um dos seus notáveis munícipes e pela família enlutada.

#MeioAmbiente 15/09/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Petrobras realiza ações de campo de 18 a 22 de setembro em Icapuí

A Prefeitura de Icapuí informa que, entre os dias 18 e 22 de setembro, a Petrobras realizará simulado de emergência em trechos do litoral cearense. Equipes atuarão simulando limpeza nas praias, tráfego de embarcações, de veículos e lançamento de barreiras no mar.

O exercício é acompanhado por técnicos do órgão fiscalizador ambiental, IBAMA.

As atividades fazem parte de uma série de requisitos para renovação da licença ambiental de blocos exploratórios da companhia em águas profundas no litoral cearense e potiguar.

A realização do exercício não impacta atividades de pesca ou turismo na região.

Reprodução: Petrobras

#AgenteJovemAmbiental 11/09/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Protagonismo Juvenil: Agentes Jovens Ambientais (AJA) participam de cerimônia de acolhida

Visando estimular a participação juvenil, a educação ambiental e ampliar as oportunidades de geração de renda nos municípios cearenses, aconteceu na manhã dessa quarta-feira (6), no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças, a acolhida dos participantes do Programa Jovem Ambiental.

Em Icapuí, são 74 jovens selecionados para participar de projetos sustentáveis, através da inclusão socioambiental, com foco na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política criada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Lei 17.383/2020, executado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), presente nos 184 municípios cearenses.

Participaram do momento, o prefeito Lacerda Filho, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o coordenador dos Agentes Jovens Ambientais da Região do Litoral Leste, Abelardo Diógenes, o coordenador local do programa, Carlos Alberto Pereira, o secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Icapuí, Iran Félix, a presidente do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Lidiane Freitas, o secretário da educação Diumberto de Freitas, o secretário de Governo Eldevan Nascimento, e população local.

A ação proporcionará aos selecionados, além de um curso de formação, os benefícios de auxílio mensal no valor de R$ 200,00, fardamento, seguro-acidente e certificados. As atividades terão duração de 12 meses, prorrogável por igual período.

#PlanoDiretor 29/08/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Plano Diretor Participativo: iniciada a primeira etapa com a integração das equipes e apresentação do plano de trabalho

Aconteceu na manhã dessa segunda-feira (28), o início da primeira etapa da construção do plano diretor participativo, de leitura e sistematização dos dados, marcada pela apresentação do cronograma, discussão do plano de trabalho com as atividades a serem desenvoldidas, e a integração e socialização das equipes da prefeitura, que irão fornecer dados para os pesquisadores da UFC, que estão a frente do projeto.

O professor Dr. Daniel Oliveira (UFC), coordenador do projeto, conduziu o momento integrando as equipes e reforçou a necessidade da participação do executivo, legislativo e população na construção do produto.

O Plano Diretor orientará o crescimento e desenvolvimento urbano de toda a cidade, visando melhorar a qualidade de vida, reduzir desigualdades socioeconômicas e tornar Icapuí mais inclusivo, sustentável e organizado.

O projeto está sendo realizado de maneira multidisciplinar em três etapas, a primeira, de coleta e contato local com a leitura e sistematização de dados, a segunda com a preposição dos modelos e diretrizes, e por último, os ajustes, formalizações e consultas públicas.

#Município 29/08/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Paralisação: Prefeitura adere ao movimento contra cortes do FPM nessa quarta-feira (30)

O Município de Icapuí, representado pelo Prefeito Raimundo Lacerda Filho, manifesta seu firme apoio ao movimento municipalista promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e às demais municipalidades cearenses e de todo o Brasil que enfrentam desafios financeiros inquietantes devido às contínuas quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A situação financeira de nossos municípios tornou-se insustentável, refletindo-se na prestação de serviços essenciais à população. O recente decréscimo de 20,32% nos repasses do FPM no mês de agosto, bem como a queda de 34% no mês de julho, evidencia uma realidade que exige urgente atenção das instâncias governamentais competentes.

Apoiamos integralmente as propostas apresentadas pelos prefeitos brasileiros como soluções viáveis para essa crise, notadamente a PEC n° 25/2022, que sugere um aumento de 1,5% no FPM, o PLP n° 94/2023, que busca a recomposição das perdas do ICMS, e o projeto de Lei n° 334/2023, que visa reduzir a alíquota do RGPS para 8%.

Neste contexto, instamos o Governo Federal e o Congresso Nacional a considerar seriamente as demandas dos municípios brasileiros e a agir em conformidade com o princípio da justiça fiscal, assegurando recursos adequados para a manutenção dos serviços públicos essenciais à nossa comunidade.

Decretamos ponto facultativo (Decreto Nº 20/2023), na quarta-feira (30), para que possamos participar das mobilizações do movimento "SEM FPM NÃO DÁ", de abrangência nacional, organizado especialmente, pela associações municipalistas do nordeste, e pela APRECE. Apenas os serviços essenciais na área da saúde (urgência e emergência), coleta de lixo urbano e segurança pública devem funcionar normalmente.

Unidos, acreditamos que podemos superar esses desafios financeiros e garantir um futuro melhor para nossos cidadãos. O Município de Icapuí/CE reafirma seu compromisso com a busca de soluções efetivas e espera que os pleitos dos municípios sejam ouvidos e atendidos pelas autoridades competentes.

#MeioAmbiente 21/08/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Petrobras realiza ações de campo em trechos do litoral cearense

A Petrobras realiza entre os dias 22 e 25 de agosto, exercícios de campo em trechos do litoral cearense, na bacia Potiguar, no qual, equipes atuarão simulando limpeza nas praias, tráfego de embarcações e lançamento de barreiras no mar.

As atividades fazem parte de uma série de requisitos para renovação da licença ambiental de blocos exploratórios da companhia em águas profundas no litoral cearense e potiguar.

O exercício acontecerá em terra e no mar, a realização não impactará as atividades de pesca ou turismo na região.

Confira as datas e locais na imagem acima.

Redação: Reprodução / Petrobras

#Inclusão 08/08/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Educação Inclusiva: inaugurado o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí (NAPI) nesta segunda (7)

O atendimento às crianças com dificuldades de aprendizagens e com deficiências é uma realidade em Icapuí, nesse sentido, com o intuito de promover políticas públicas inclusivas e qualidade de vida à população, foi realizada na manhã de hoje (7), a inauguração do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí (NAPI).

Criado devido à crescente demanda das escolas por atendimento psicopedagógico para desenvolver as potencialidades e habilidades essenciais à aprendizagem, somada a preocupação da gestão em ofertar melhorias e acolhimento a esse público.

O atendimento psicopedagógico foi iniciado em 2017, acontecia em uma sala de aula no CEI Ângela Maria de Góis e hoje conta com uma estrutura própria para atender os pequenos.

O espaço conta com 2 salas de atendimentos climatizadas, 1 sala de coordenação, 1 espaço de recepção climatizado, almoxarifado, copa, 2 banheiros e materiais adaptados para o atendimento educacional especializado, equipamentos patrocinados pela 2W Ecobank.

Participaram, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Lacerda, o vice-prefeito Jobede Cirilo, a secretária de Proteção Social do Governo do Estado, Onélia Leite Santana, o deputado estadual Osmar Baquit, representantes da 2W ecobank, Luís Fernando Rahuan e Solange Leite, secretários(as), servidores municipais, vereadores, mães de crianças com deficiências e sociedade.

Adriana Róseo, coordenadora da Educação Especial de Icapuí, apresentou a equipe de psicopedagogas que irão trabalhar na unidade e agradeceu o apoio e investimento da gestão e da empresa parceira, 2W.

O prefeito Lacerda Filho abordou que "o programa de atendimento às crianças com deficiências é uma prioridade da gestão, onde já foram contratados cuidadores para auxiliar na educação dos pequenos, três carros para fazer o transporte para as terapias e atendimentos. Agora, a inauguração do NAPI, e em breve o centro de saúde que terá sua obra retomada ainda esse mês", afirmou.

Luís Fernando Rahuan, representante da 2W Ecobank, falou da importância e privilégio de participar desse projeto que impacta diretamente na vida das crianças, suas famílias e de toda uma geração e no desenvolvimento humano local.

Onélia Leite Santana apontou que "isso de fato é investir no capital humano, é investir nas pessoas e sentir na pele as necessidades de uma mãe, que muitas vezes não tem condições financeiras de bancar esse apoio para o desenvolvimento do seu filho. Ter um espaço de acolhimento e desenvolvimento dessas crianças é o que há de mais valioso", concluiu.

O NAPI está vinculado à Secretaria da Educação, por meio da Educação Especial, que atende cerca de 70 crianças nesse serviço, com uma fila de espera que agora poderá ser atendida.

#Urbanismo 26/07/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Planejamento Urbano: lançamento do Plano Diretor Participativo aconteceu nessa terça-feira (25)

O Plano Diretor será uma lei municipal que orientará o crescimento e desenvolvimento urbano de toda a cidade, visando melhorar a qualidade de vida, reduzir desigualdades socioeconômicas e tornar Icapuí mais inclusivo, sustentável e organizado.

A cerimônia de lançamento aconteceu na manhã dessa terça-feira (25), no auditório da EEEP. Jaime da Cunha Rebouças, com representantes da empresa patrocinadora, 2W ecobank, membros da instituição realizadora (UFC), e representação do executivo municipal, legislativo e sociedade civil.

A Constituição Federal determina que as cidades com mais de 20 mil habitantes devem elaborar um Plano Diretor. É o caso de Icapuí, que no último censo (2022) do IBGE contabilizou um aumento populacional, chegando a 21.433 habitantes.

Participaram do momento, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Lacerda, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, o presidente do Conselho Municipal das Cidades e secretário de infraestrutura e obras, José Francisco da Costa (Deca), vereadores, o representante da 2W ecobank, Luís Fernando Rahuan, e os professores da Universidade Federal do Ceará responsáveis pelo projeto, Daniel Cardoso, Clarissa Freitas, Irlys Barreira, Danyelle Gonçalves, e Jeovah Meirelles.

Rahuan abordou que para instalação do parque eólico da 2W no município, uma das condicionantes dada pela prefeitura foi subsidiar a elaboração do Plano Diretor, um requisito de grande relevância para o desenvolvimento sustentável local.

Daniel Oliveira, coordenador do projeto, apontou que o crescimento populacional e urbano do município é uma realidade, que passará a ser estudada de perto, em uma boa hora, com a construção do Plano Diretor, que precisará da participação do executivo, legislativo e população.

O prefeito Lacerda Filho abordou da felicidade e compromisso com o desenvolvimento do município "não poderia deixar de finalizar o mandato sem antes implantar projetos tão importantes, de mobilidade, inclusão e organização da nossa cidade com o Plano Diretor", afirmou.

O Plano Diretor será realizado de maneira multidisciplinar em três etapas, a primeira de coleta e contato local com a leitura e sistematização de dados, a segunda com a preposição dos modelos e diretrizes, e por último, os ajustes, finalizações e consultas públicas.

#Turismo 18/07/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda Filho articula apoio com Governo do Estado para o Festival da Lagosta

O prefeito Lacerda Filho, a secretária de cultura e turismo, Riana Rocha, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Hélio Fernandes, e o presidente do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur), Eliabe Crispim, participaram ontem (17) de reunião com o secretário de articulação política do Governo do Estado, Waldemir Catanho.

Na reunião foi discutido sobre os recursos do Governo do Estado destinados ao tradicional Festival da Lagosta, que ocorrerá nos dias 25 a 27 de agosto, em sua XVI edição, com atrações musicais a serem divulgadas em breve pelo grupo organizador (GDTur).

O Festival da Lagosta é um evento tradicional e faz parte do calendário cultural e turístico do ceará, conta com a arena gastronômica, onde expositores dos restaurantes associados ao GDTur comercializam pratos à base de lagosta, proporcionando ao público a possibilidade de saborear diferentes receitas com o carro-chefe do evento. Além dos shows musicais com atrações locais e nacionais.

Icapuí é conhecida como a "terra da lagosta" por ser a maior produtora de crustáceos do Ceará, cuja produção e exportação são as principais fontes de renda do município e um atrativo para turistas.

A realização do Festival é do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur) com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, Governo do Estado do Ceará e outros.

#Município 29/06/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Censo IBGE 2022: Icapuí tem população de 21.433 habitantes O município apresentou uma taxa de crescimento populacional de 16,53% comparado ao senso anterior
#MeioAmbiente 31/05/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Icapuí sediará o XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde

O XV Seminário de Fortalecimento do Programa Selo Verde, acontecerá em Icapuí, nesta sexta-feira (2), na Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças, às 8h.

Os encontros acontecem de forma itinerante em diversas regiões do estado, no litoral leste, Icapuí foi o município escolhido para sediar o evento com a participação de dez cidades, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Quixeré e Russas.

Serão apresentadas a metodologia da 15ª edição de certificação do selo, a capacitação sobre o formulário de avaliação e debates para a seleção do município sede em 2025.

O Selo Município Verde

O Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental pública do Governo do Estado do Ceará, que identifica a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

A certificação é realizada por um Comitê Gestor, presidido e Coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).

Confira a programação

08h - Credenciamento

08h30 - 09h30 - Apresentação da Metodologia da Certificação do Programa Selo Município Verde (PSMV) / 15ª Edição.

09h30 - 09h45 - Intervalo.

09h45 - 11h15 - Capacitação sobre o Formulário de Avaliação - período 2022/2023 - para Certificação no PSMV 15ª Edição.

11h15 - 12h - Debates /Seleção do Município Sede 2025.

12h - Encerramento.

#Cidadania 19/05/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Icapuí recebe Assembleia Itinerante do Legislativo Estadual de 22 a 25 de maio

O Poder Legislativo Estadual realizará dos dias 22 a 25 de maio, a Assembleia Itinerante na Região do Litoral Leste, em Icapuí. O projeto conta com a Feira de Serviços e Cidadania, o II Festival de Arte e Cultura, e a sessão plenária com a presença dos deputados estaduais.

A Feira de Serviços e Cidadania acontecerá de 22 a 24 e contempla uma série de ações para a região, dentre elas, palestras educativas e oficinas, além de serviços como odontologia, enfermagem, distribuição de mudas e emissão de documentos por meio do Caminhão da Cidadania, que ficará localizado na praça central.

O Festival de Arte e Cultura ocorrerá também de 22 a 24, coordenado e realizado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, com o objetivo de possibilitar a apresentação dos trabalhos produzidos por grupos, companhias, músicos, compositores, intérpretes, instrumentistas, humoristas, grupos regionais, grupos tradicionais, que fomenta o surgimento de novas produções artísticas, bem como, incentiva o aparecimento de novos talentos do litoral leste, contemplando artistas de Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba e Jaguaruana.

No dia 25, a partir das 9 horas, haverá a sessão plenária dos deputados estaduais no Ginásio Poliesportivo José do Carmo (centro/Icapuí), com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

Realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o evento conta com parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Icapuí, Prefeituras Municipais do Litoral Leste, Instituto Future, e Sistema S.

Confira a programação no link abaixo.

#Gestão 04/05/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda Filho e equipe participam de reunião na Secretaria de Proteção Social do Estado

O prefeito, Lacerda Filho, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (CAPS Icapuí) e Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati, estiveram na manhã de hoje (4), na Secretaria de Proteção Social do Estado, em Fortaleza, na busca de parcerias e fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde e no atendimento às crianças com deficiências e TEA do município.

Na ocasião, foi apresentado o interesse do gestor em partir como pioneiro na reformulação dos Núcleos de Estimulação Precoce que estão instalados nas 19 policlínicas regionais, para atendimento às crianças com limitações do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia, paralisia cerebral, síndrome de Down, prematuras, entre outros.

Também foi tratado sobre o processo de implantação do Centro Especializado em Reabilitação tipo III que teve proposta aprovada para criação desse serviço na Policlínica da Microrregião de Aracati, no qual o atendimento será realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, através de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e a família. Na estrutura proposta para a região serão contempladas as seguintes modalidades: física, intelectual e visual.

Participaram da reunião, o prefeito, Lacerda Filho, a primeira-dama, Rhaysa Medeiros, a Coordenadora do CAPS/Icapuí, Joice Almeida, a Secretária Executiva do Consórcio CPSMAR, Ana Alice Fernandes, a Diretora Geral da Policlínica (Aracati), Brena Jéssica, o Diretor Geral do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Anderson Zaranza e a Secretária de Proteção Social do Estado, Onélia Leite.

Lacerda Filho abordou que "sabemos que qualquer programa de estimulação do desenvolvimento da criança deve ter seu início desde o nascimento até os três anos de idade. Porém, após essa faixa etária, nos deparamos com a necessidade de continuação das terapias para algumas crianças o que tem sido uma dificuldade constante em nossos municípios".

Onélia Leite Santana, Secretária de Proteção Social, abordou da sensibilidade da gestão de Icapuí no projeto de atendimento aos autistas e a importância do cuidado para além das crianças com deficiências, mas também para com seus familiares e apontou da iniciativa do Governo do Estado em disponibilizar qualificação para os profissionais que realizam esses atendimentos no interior do estado.

#Município 26/04/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Reunião do Conselho da Cidade aconteceu nesta quarta-feira (25)

Na manhã desta quarta-feira (26), aconteceu a 21ª Reunião Ordinária do Conselho da Cidade de Icapuí, na sala de reuniões da Secretaria de Governo, com a apresentação das ações e os marcos regulatórios da Secretaria de Cultura e Turismo.

A reunião contou com um colegiado que garantiu quórum e uma participação qualitativa, onde estiveram presentes membros com representação da AQUASIS, COOPAMI, Associação do Assentamento São Francisco, SEDEMA, SEGOV, Secretaria de Infraestrutura, Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí e Secretaria de Cultura e Turismo.

A atuação do CONCIDADE será fundamental na condução do Plano Diretor, que está em elaboração por representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC).

#ConcursoPúblico 19/04/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura torna público 4º edital de convocação para nomeação e posse do concurso público (2021)

A Prefeitura de Icapuí torna público 4º edital de convocação, de nomeação e posse, referente ao último concurso público (2021).

São quatro novos profissionais da educação convocados para área de geografia, língua inglesa e anos iniciais do ensino fundamental.

Os convocados devem comparecer no dia 4 de maio pela manhã, na Secretaria de Administração e Finanças do Município de Icapuí, situada na Avenida 22 de Janeiro, 5183, Centro, para apresentação e entrega dos documentos.

Confira os documentos e exames que devem ser apresentados.

#Gestão 14/04/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Valorização: Prefeitura concede reajuste salarial aos servidores municipais

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Governo, concedeu o reajuste salarial de diferentes categorias de servidores para o ano de 2023.

As leis foram aprovadas nas sessões 10 e 11, da Câmara Municipal de Vereadores, ocorridas nessa quarta (13) e quinta-feira (14).

O reajuste salarial é de 14,95% para os docentes ativos e inativos (com majoração da alíquota previdenciária dos inativos para 14%) sendo no piso a partir de 1º janeiro e na carreira a partir de 1º de março, conforme o piso nacional da categoria.

Reajuste de 8% para atividades meio e saúde, retroativo a 1º de março e a garantia do piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), retroativo a 1º de janeiro.

Além de 5,79% para os cargos comissionados, a partir de abril, e correção dos vencimentos dos Conselheiros Tutelares para dois salários mínimos.

A ação é uma política de valorização dos profissionais do município, bem como, na busca pela melhoria nos serviços públicos prestados à população.

#Saúde 28/03/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda Filho é reeleito presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati (CPSMAR)

O Prefeito de Icapuí, Raimundo Lacerda Filho, foi reeleito presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati (CPSMAR) para o biênio 2023/2024, em reunião ordinária do consórcio realizada na manhã desta terça-feira (28), na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, em Fortaleza.

O CPSMAR é um consórcio público integrado pelo Estado do Ceará e pelos municípios de Icapuí, Fortim, Itaiçaba e Aracati, no qual participaram do momento, a Secretária de Saúde do Governo do Estado, Dra. Tânia Mara Coelho, a Secretária Executiva do Consórcio, Ana Alice Falcão, os prefeitos de Icapuí e Fortim, Lacerda Filho e Naselmo Ferreira, além do procurador jurídico do consórcio, Fábio Henrique da Silva. Os prefeitos de Aracati e Itaiçaba não compareceram.

A Dra. Tânia Mara e Naselmo elogiaram o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual presidente e pela equipe do consórcio. Lacerda Filho contou com votos do Governo do Estado, além do prefeito do Fortim.

Lacerda afirmou que "essa recondução representa o reconhecimento do trabalho que Icapuí vem desenvolvendo à frente dessa importante instituição. Aproveito ainda para agradecer a confiança por parte do Governo do Estado e demais prefeituras pertencentes ao consórcio e parabenizar em especial toda a equipe que faz do CPSMAR um equipamento de excelência em Saúde Pública da nossa região", afirmou em publicação nas redes sociais.

O CPSMAR é responsável pelo Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) e pela Policlínica Dr. José Hamilton Saraiva, localizados em Aracati.

#ConcursoPúblico 09/03/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura torna público 2º Edital de Convocação para Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público 2º Edital de convocação para nomeação e posse para provimento de cargo público de Agentes Comunitários de Saúde, referente ao Edital Nº. 001/2021, de 28 de julho de 2021.

O candidato relacionado no edital deverá comparecer para apresentação e entrega dos documentos constantes no Anexo I, na mesma data prevista para os exames médicos, na Secretaria de Administração e Finanças, situada na Avenida 22 de Janeiro, 5183, Centro, Icapuí-CE, no dia 30 de março, de 9h às 12h.

Todas as informações dos documentos e exames estão no edital abaixo.

#Mulher 08/03/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Dia Internacional da Mulher: Prefeitura felicita a todas pela passagem do 8 de março

A Prefeitura Municipal de Icapuí parabeniza a todas as mulheres pela passagem do dia Internacional da Mulher. Que este dia seja de celebração, reflexão e reconhecimento de todas as conquistas das lutas femininas.

Somos uma gestão que acredita na força, na sabedoria e na coragem feminina, tendo-as à frente de seis secretarias, sendo Rosário Rebouças no Governo, Carmem Júlia na Administração e Finanças, Valéria Tomás na Controladoria, Lidiane Freitas no IMFLA, Aparecida Alcântara na Assistência Social, e Riana Rocha na Cultura e Turismo.

Além de muitas outras em cargos de direção, coordenação e chefia, criando políticas e estratégias de desenvolvimento do município, como também estão presentes em todas as categorias profissionais, seja como professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras, advogadas, dentistas, assistentes sociais, psicólogas, técnicas, agentes de saúde, auxiliar de serviços gerais e outras.

As sementes do 8 de março foram plantadas em 1908, no movimento operário, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto, tornando-se um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na luta pela igualdade de gênero e pelo fim das violências contra as mulheres.

A força feminina em cargos de destaque e no mercado de trabalho reforça a representatividade que deve ser vislumbrada por meninas para construção de um mundo mais justo. Parabéns mulheres!

#ConcursoPúblico 06/03/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Concurso Público: Agentes Comunitários de Saúde e Turismóloga são empossados nessa segunda-feira (6)

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Governo, realizou a Solenidade de Posse dos novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Turismóloga na manhã dessa segunda-feira (6), no auditório da Secretaria da Educação.

Foram doze novos servidores(as) públicos(as) empossados(as), sendo onze Agentes Comunitários de Saúde, aprovados(as) no último concurso (2021), que atuarão nas diferentes comunidades, e uma turismóloga, do concurso de 2013.

O novo servidor, Gustavo Augusto, representando os demais, emocionou os presentes em uma fala sobre sua jornada de vida até alcançar a posse como ACS e da alegria de cooperar por um Icapuí mais justo e desenvolvido por meio do atendimento à população como agente comunitário de saúde.

Participaram da posse, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, a Secretária de Assistência Social, Aparêcida Alcântara, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, vereadores, representantes da categoria dos ACS em nome da Sra. Maria Ozelita, da Secretaria de Saúde e do Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí.

Rosário Rebouças abordou da responsabilidade dos novos servidores(as) para com a população de Icapuí e acrescentou a importância do trabalho dos Agentes de Saúde de conhecer a realidade da população para traçar estratégias e políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população.

Reginaldo Alves apontou que o trabalho de ACS é fazer pela população e pela sociedade, onde a cada visita, conversa e acompanhamento com os moradores pode ajudar a salvar vidas, pois é na Atenção Primária que começam os cuidados e atenção de forma interdisciplinar.

Essa foi a terceira posse realizada pela Prefeitura, referente ao último concurso público realizado em 2021, sendo a primeira dos professores, a segunda das atividades meio e saúde, e a dos agentes de saúde.

Confira as fotos no link abaixo.

#Agricultura 01/03/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Agricultura: Prefeito Lacerda Filho assina adesão ao Garantia Safra

O prefeito, Lacerda Filho, assinou na última segunda-feira (27), o termo de adesão ao programa Garantia Safra 2022/2023, na Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), em Fortaleza.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), do Governo Federal, que visa garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Destinado a produtores que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, possuam renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e plante entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.

Uma vez aderido ao Programa, o agricultor receberá o benefício quando o Estado e o Município tiverem cumprido com os procedimentos de implementação.

Para Lacerda "este é um programa muito importante, pois vivemos em uma região de clima imprevisível, tornando o agricultor vulnerável a tais condições. Proteger a Agriculta Familiar é proteger a todos. Por isso, seguimos em busca de parcerias importantes, sempre com foco em um Icapuí cada vez melhor".

#Urbanismo 01/03/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Urbanização: Gestores, 2W Energia e UFC discutem sobre criação de Plano Diretor de Icapuí

Na manhã de hoje (01), aconteceu a reunião entre gestores da Prefeitura, representantes da empresa 2W Energia e da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da criação do Plano Diretor do município.

Dr. Daniel Cardoso, da UFC, apresentou a equipe da universidade que irá desenvolver o projeto, e esclareceu sobre o plano de trabalho com as etapas e prazos, que seguirá três fases, sendo a primeira de pesquisa e caracterização do espaço; a segunda de contato com as comunidades e população, e a terceira, de discussão, validação e finalização.

O projeto será desenvolvido de forma multidisciplinar pelas diferentes áreas do conhecimento, como Arquitetura, Engenharia, Sociologia, Direito, Turismo, Meio Ambiente, e outros, considerando caracterizações territoriais (espaço), populacional (humano) e das atividades desenvolvidas no município.

O Plano Diretor trata da organização e ocupação territorial, buscando integrar o uso do solo, habitação, saneamento e mobilidade urbana, para assim assegurar uma melhor qualidade de vida aos habitantes.

Participaram do momento, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, o Secretário de Infraestrutura e Saneamento, José Francisco (Deca), a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Iran Félix, a Presidenta do IMFLA, Lidiane Freitas.

Daniel de Oliveira (Defesa Civil), Anderson da Silva (Engenharia), André Luiz (IMFLA), Nayandra Regina (Tributação), vereador João Paulo Rebouças, membros da Assessoria Jurídica, Assessoria de Comunicação e da Assessoria de Relação com as Comunidades da Prefeitura. Além do Dr. Daniel Cardoso (UFC) e representantes da 2W Energia, Jânio Oliveira, Luis Rahuan e Solange Leite.

#SeleçãoPública 01/03/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Posse dos novos Agentes Comunitários de Saúde acontece na segunda-feira (6)

A posse dos novos Agentes Comunitários de Saúde acontecerá na próxima segunda-feira, 6 de março, às 9h, no Auditório da Secretaria da Educação, situada na Avenida 22 de Janeiro, Centro, Icapuí-CE.

Os candidatos aprovados no último concurso referente ao Edital Nº 001/2021, de 28 de julho de 2021, atuarão nas micro-áreas do município.

#SeleçãoPública 31/01/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura convoca Agentes Comunitários de Saúde aprovados para nomeação e posse

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público edital de convocação para nomeação e posse para provimento de cargo público e formação de cadastro reserva dos(as) Agentes Comunitários de Saúde, referente ao Edital Nº. 001/2021, de 28 de julho de 2021.

Os(as) candidatos(as) relacionados(as) no edital deverão comparecer para apresentação e entrega dos documentos constantes no Anexo I, na mesma data prevista para os exames médicos, na Secretaria de Administração e Finanças, situada na Avenida 22 de Janeiro, 5183, Centro, Icapuí-CE.

Os(as) candidatos(as) convocados(as) para atuarem nas micro-áreas 1, 2, 4, 5, 6 e 7, deverão comparecer perante a Junta Médica, na terça-feira, 14 de fevereiro de 2023, pela manhã (9h às 12h).

Os(as) candidatos(as) convocados(as) para atuarem nas micro-áreas 8, 9, 10,11 e 12, deverão comparecer perante a Junta Médica, na terça-feira, 14 de fevereiro de 2023, à tarde (14h às 17h).

Confira o Edital na íntegra.

#Cidadania 30/01/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Secretaria de Governo promove reunião com articuladores dos Conselhos Municipais

A Secretaria de Governo, por meio da Assessoria de Relação com as Comunidades, realizou na manhã de hoje (30), a reunião de planejamento com articuladores dos Conselhos Municipais para tratar da temática e metodologia do I Fórum dos Conselhos Municipais (2023), previsto para o dia 15 de março.

A iniciativa visa o fortalecimento institucional e organizacional dos Conselhos como instrumentos fundamentais para o exercício da cidadania, da potencialização das políticas públicas através da avaliação e monitoramento junto aos recursos públicos.

Participaram da reunião, Ana Paula Silva (CONCIDADE), Carol Barbosa (CONCIDADE/COMPIR), Carol Rebouças (COMCULT/CMP), Nacélio de Paula (CONCULT/COMPIR), Saulo Rebouças (CONTUR/CONCULT), Wendell Abreu (COMCULT), Andréa Carla (COMPIR), Luana Rebouças (COMTUR/APA MBG), Carla da Paz (CONDEMA/APA MBG), Rodrigo de Oliveira (FUNDEB/CME/CAE), Andreza Kelly (COMPIR), João Alberto (CONDEMA), Enoque Freitas (CMCSSB) e Maria José da Costa (CMS).

O município conta com aproximadamente 18 Conselhos de diferentes segmentos, como educação, saúde, assistência social, cultura e outros.

#Município 23/01/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Semana do Município: Abertura aconteceu dia 18 com apresentações de Mestre Gilberto, Erick Farra, Dj Nielen e Zezo

O evento mais importante do calendário da cidade aconteceu entre os dias 17 e 22 de janeiro para comemorar a data de publicação da Lei de Criação do Município, há 38 anos, um ano após a realização do plebiscito, onde Icapuí disse "sim" e tornou-se cidade.

A programação da Semana do Município foi iniciada na terça-feira (17) à tarde, com o curso de formação de observadores de aves na praia da Ponta Grossa, facilitada pela ONG Aquasis, roda de conversa com idosos na praia do Peixe Gordo, promovida pela Secretaria de Assistência Social, jogos de futsal no ginásio municipal, promovido pela Secretaria de Esporte e Juventude e visita guiada à casa de cultura Cores da Vida, que se estendeu por toda a semana, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Na quarta-feira (18) à noite, aconteceu a cerimônia de abertura oficial do evento, na praça Central Adauto Róseo com apresentação de Anderson Rodrigues e Saulo Rebouças, que compartilharam a programação pública do evento, e guiaram as apresentações artísticas e musicais.

O Mestre Gilberto Calungueiro foi o primeiro a se apresentar, contando suas histórias engraçadas com bonecos, que animou a criançada e adultos presentes. Em seguida, os shows de Erick Farra e Dj Nielen Costa lotaram a praça, mesmo em baixo de chuva. Por fim, Zezo Potiguar finalizou a primeira noite de shows fazendo a alegria dos fãs de todas as idades.

#Município 13/01/2023 SECRETARIA DE GOVERNO 38 anos de emancipação: Semana do Município acontece dos dias 17 a 22 - Confira a programação

Há 38 anos o povo icapuiense conquistava sua emancipação com muita luta e determinação. A partir de então, uma nova história passou a ser escrita pelos cidadãos e cidadãs caiçaras, como era conhecida a região. A Semana do Município é um evento, portanto, carregado de significados e emoções.

Este ano, com o tema "Icapuí, 38 anos de história e cidadania" as comemorações terão início na próxima terça-feira (17), com abertura oficial na quarta (18), se estendendo até ao domingo (22), com uma programação artística, cultural, esportiva e musical para comemorar a data mais importante do calendário da cidade.

Foi pensada toda uma grade de atividades para manter a tradição do evento, com alvorada, cavalgada, concurso a Mais Bela Voz, corrida de jegue, maratona, campeonatos, apresentações de artistas locais e atrações como Desejo de Menina, Forró Balancear, Zézo e Zé Cantor.

Nos dois últimos anos a Semana do Município aconteceu de forma virtual, devido às exigências de distanciamento social, imposta pela pandemia de Covid-19, sendo retomada em 2023 ao formato tradicional.

Confira a programação no link abaixo.

#Município 04/01/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Censo 2022: Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque 137

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que está atendendo a todos os estados do país. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana das 8h às 21h30.

Com mais de 80% da população brasileira recenseada, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios.

"Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo 2022, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do território", afirma a diretora-adjunta de Pesquisas do IBGE, Maria Lucia Vieira.

Reprodução: IBGE

#Administração 21/12/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Fim de ano: recesso das atividades administrativas vai de 20 a 31 de dezembro

A Prefeitura de Icapuí considerando as festividades natalinas e de ano novo estabelece o recesso das atividades administrativas de atendimento ao público externo, com exceção das atividades essenciais, como saúde e outros.

O período de recesso vai do dia 20 a 31 de dezembro, conforme Decreto Municipal 036/2022.

#Município 06/12/2022 SECRETARIA DE GOVERNO CENSO 2022: IBGE entra em fase de finalização de coleta nas residências do município

A coleta de dados do Censo Demográfico 2022 iniciada no dia 1º de agosto entra em fase final, neste mês de dezembro, em Icapuí, com previsão de término para o dia 16, e revisão de cobertura entre os dias 17 e 23.

No município, os recenseadores ainda precisam coletar dados em aproximadamente 183 domicílios, no qual 153 deles os moradores encontravam-se ausentes, em diferentes horários de visitas, e 30 por motivo de recusas.

Responder ao senso é fundamental para o desenvolvimento, criação de políticas públicas, realização de investimentos e funcionamento dos programas assistenciais. As respostas dos moradores ajudam a identificar áreas prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia e assistência.

Os(as) moradores(as) das casas que ainda não foram visitadas podem entrar em contato, por meio do preenchimento do link abaixo e solicitar a visita do recenseador.

A pesquisa é rápida, segura e ajudará no desenvolvimento da cidade.

#Município 23/11/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Copa 2022: Confira o horário de expediente dos órgãos da Prefeitura nos dias de jogos do Brasil

Considerando o início dos jogos da copa do mundo de futebol, evento internacional de grande repercussão e comoção no país, devido à participação da Seleção Brasileira, a Prefeitura de Icapuí, por meio do Decreto Nº 035/2022, dispõe sobre o horário de expediente nos órgãos do poder público municipal.

I - Nos dias de jogos marcados para 13h, o expediente iniciará às 7h30 e encerrará às 12h;

II - As Secretarias, Autarquias e demais Órgãos da Administração Pública Municipal que possuem expediente até às 17h, nos dias de jogos marcados para 16h, o expediente iniciará às 7h30 e encerrará às 15h.

As atividades consideradas essenciais e de emergência que não admitem qualquer paralisação serão mantidas.

Havendo alteração na hora do jogo, o expediente iniciará às 7h30 e encerrará uma hora antes do início da partida.

Confira o decreto na íntegra no link abaixo.

#Cidadania 17/11/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Conselho da Igualdade Racial promove ações no mês da Consciência Negra

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) realiza durante o mês de novembro uma programação artística, cultural e educacional de reflexão e conscientização sobre a luta pela igualdade racial.

Novembro marca datas importantes para a comunidade negra brasileira, como o dia Nacional de Combate ao Racismo, no dia 18, e dia da Consciência Negra, no dia 20, portanto, ações na luta contra o preconceito são fundamentais para conscientização e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A programação é uma ação intersetorial entre as Secretarias de Governo, da Educação, Assistência Social, Cultura e Turismo.

Confira a programação

19/11 - SÁBADO

Local: Casa da Cultura Cores da Vida, às 18h.

- Cinecultura: Mostra de curta-metragens sobre o combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

- Roda de conversa

- Recital: Recitarei Poesia com Augustinho Neto.

ESCOLAS E CEIs:

07/11 Escola Carlota tavares

- Contação de histórias

14/11 a 18/11 Centros de Educação Infantil

- Contação de histórias, musicalização, pinturas

16/11 Grêmios em Rede em Centro Cultural de Quitérias

- Oficina de Teatro e Dança com Gremistas da Escola Carlota

18/11 Escola Gabriel Epifânio

- Dia todo de programação: Tributo, desfile, debate, salas temáticas e outras ações

18/11 Escola Joana Marques

- Contação de histórias

18/11 Maria Edilce

- Contação de histórias

19/11 Escola Jaime Rebouças

- Debate

21/11 - Escola Francisco Ezequiel

- Momento de conscientização da consciência negra e dos principais nomes históricos que lutaram pela abolição da escravidão

18/11 Escola Raimunda Lacerda

- Contação de histórias, campanha nas redes sociais, momento no ginásio da escola

#Cidadania 04/11/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura promove formação em Promoção da Igualdade Racial

Em novembro comemora-se no Brasil, o Dia da Consciência Negra, por representar a luta dos negros(as) contra a discriminação racial e a desigualdade social. Portando, a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Governo e Conselho da Igualdade Racial, promove na manhã desta sexta-feira, 4, a formação em Promoção da Igualdade Racial para servidores(as) e sociedade em geral, de forma intersetorial, na Câmara Municipal.

Facilitada por Martír Silva, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (CEPPIR/SPS), o conhecimento abordado foi sobre as políticas de igualdade racial e participação democrática.

Para Martír "a criação do Conselho Municipal é um grande avanço das políticas de promoção da igualdade racial, pois não se faz políticas sem os Conselhos de participação e controle social. Em uma perspectiva de democracia, são os Conselhos que fazem avançar as políticas e garantem a igualdade".

Ainda para Martír, a formação é um passo importante para fazer avançar tanto a compreensão sobre as relações étnico-raciais manipuladas no país com ideias equivocadas que reforçam o preconceito e a desigualdade que precisam ser combatidas.

#Município 04/11/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Gestão Municipal recebe Premiação Nacional por êxito na Administração Pública

Gestoras da Prefeitura de Icapuí participaram nos dias 3 e 4 de novembro do I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, em Brasília, onde receberam a premiação Nacional de Gestão Pública Gerencial Municipal, referente aos anos de 2021/2022, avaliado pelo Índice de Governança do Conselho Federal de Administração (IGM/CFA).

A gestão foi avaliada na categoria de municípios com 20 mil a 50 mil habitantes com o PIB acima de 16.710, alcançando o índice IGM-CFA (5,25) e ocupando a posição 449 no grupo com 560 municípios.

O índice avalia as áreas de Finanças (investimento em educação, saúde, equilíbrio previdenciário e custo do legislativo), Gestão (gastos com pessoal e encargos, planejamento e transparência) e Desempenho (índices da educação, saúde, saneamento, meio ambiente, vulnerabilidade social e segurança).

O Congresso é um evento inédito, que reuniu prefeitos(as) e gestores(as) brasileiros(as) em torno da temática da Nova Gestão Pública (NGP), para mostrar a importância da adoção de metodologias, de sistemas, de tecnologias e a implementação de instrumentos de planejamento estratégico nos governos locais.

Representaram o Prefeito Lacerda, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Administração e Finanças, Carmen Júlia, e a Controladora Geral do Município, Valéria Tomás.

O evento é uma realização do Instituto Brasileiro por Resultados (IBGR) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA).

#ConcursoPúblico 24/10/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura Homologa Resultado do Concurso Público para Agente de Trânsito

A Prefeitura de Icapuí Homologa o Resultado do Concurso Público para o Cargo Específico de Agente de Trânsito, referente ao Edital Nº 001/2021.

Após a homologação do presente concurso público, proceder-se-á a inscrição dos candidatos a agente de trânsito, aprovados e convocados, para fazerem parte do Curso de Formação, de caráter eliminatório, de responsabilidade, planejamento e execução de município, que através de edital específico estabelecerá os critérios de avaliação.

A Administração Pública Municipal, por meio de edital específico, definirá os critérios, as datas e locais para a convocação e a posse.

Confira a homologação no link abaixo.

#Município 18/10/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Oportunidade: IBGE abre vagas para nova seleção de recenseador em Icapuí

Mais um processo seletivo para preencher vagas de recenseador está sendo realizado, a partir dessa segunda-feira (17), pela Superintendência do IBGE, no Ceará. Nesta nova seleção são 635 vagas, as quais estão distribuídas em 32 municípios, em Icapuí são 4 vagas disponíveis.

As inscrições poderão ser feitas até quarta-feira (19), no posto de coleta do IBGE, na Escola Mizinha (Av. 22 de Janeiro). Para concorrer ao cargo é necessário ter concluído o ensino fundamental e comparecer ao posto portando documento com foto. Não será cobrada taxa de inscrição.

O trabalho do recenseador é temporário, e seu contrato poderá se estender até o final da coleta domiciliar. A remuneração será de acordo com a produção, e a carga horária mínima recomendada é de 25 horas semanais. Os candidatos selecionados passarão por um treinamento antes de serem contratados para o trabalho de campo.

#ConcursoPúblico 13/10/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura divulga Resultado do Exame de Avaliação Física para Agente de Trânsito

A Prefeitura de Icapuí torna público Resultado do Exame de Avaliação Física para o Cargo Específico de Agente de Trânsito, referente ao Edital Nº 001/2021, do Concurso Público.

Confira o resultado no link abaixo.

#ConcursoPúblico 13/10/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura torna público 21º Edital de Convocação do Concurso de 2013

A Prefeitura Municipal convoca a Sra. Edvanda Maria Melo Maia, 2ª aprovada, para o cargo de turismóloga, no Concurso Público, Edital 001/2013 e suas respectivas retificações, homologado em 18/11/2013.

A convocada deve comparecer à Secretaria de Administração e Finanças (Coordenação de Recursos Humanos), s/n, Centro, Icapuí/CE, no período de 14 a 20 de outubro de 2022, no horário das 8h às 13h, conforme as especificações do Edital abaixo.

#SeleçãoPública 06/10/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura Homologa Resultado do Processo Seletivo Público de Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Icapuí homologa o resultado do Processo Seletivo Público para provimento de Cargo Público e Formação de Cadastro de Reserva de AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE do Município de Icapuí, referente ao Edital N°001/2021.

A Administração Pública Municipal, por meio de edital específico, definirá os critérios, as datas e os locais para a convocação e a posse.

Confira a homologação no link abaixo.

#Cidadania 12/09/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Jovens recebem certificados pela formação em projetos ambientais

Na última sexta-feira, 9, aconteceu o encerramento e entrega de certificados aos alunos dos projetos "De olho no futuro" e "Mulheres de Corpo e Algas", na Estação Ambiental Mangue Pequeno (EAMP), na praia de Requenguela.

No primeiro momento, aconteceu uma roda de conversa, onde os discentes dialogaram sobre o conhecimento adquirido, além da contribuição para a formação pessoal e social de temáticas como as mudanças climáticas, o pertencimento local, e o cuidado com o meio ambiente.

O projeto "De olho no Futuro" possibilitou capacitações de conscientização e de utilização sustentável das Unidades de Conservação. Patrocinado pelo Fundo da Infância e do Adolescente (FIA), por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDCA), vinculado à Secretaria de Assistência Social, com parceria da Aliança Energia e realizado pela Fundação Brasil Cidadão.

Já "Mulheres de Corpo e Algas" é um projeto de produção e comercialização de produtos (alimentos e cosméticos) à base de algas, que alia tecnologia e responsabilidade ambiental no cultivo sustentável das algas, na comunidade da Barrinha. É patrocinado pela Localiza e realizado pela Fundação Brasil Cidadão.

Participaram da entrega de certificados, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, a presidenta do COMDCA, Gerciana Ferreira, o presidente e a diretora da Fundação Brasil Cidadão, Bosco Carbogim e Leinad Carbogim.

Cerca de 15 jovens receberam a certificação realizada pela Fundação Brasil Cidadão.

#MeioAmbiente 02/09/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Gestores discutem sobre avanço do mar na praia da Peroba

Gestores se reuniram com representantes da Defesa Civil do Governo do Estado, na quarta-feira, 31, para tratar da solicitação feita pelo município sobre o estado de emergência devido ao avanço das marés na Praia da Peroba.

A reunião teve como objetivo abordar os ajustes necessários nos relatórios da solicitação do estado de emergência da praia, discutidos juntamente aos representantes da Defesa Civil estadual, Tenente Teixeira e Tenente Bruna, que estiveram na Peroba fazendo a visita técnica (vistoria) e esclarecendo sobre as adaptações pertinentes.

A homologação do pedido, de responsabilidade estadual, possibilitará celeridade na liberação do recurso do convênio para a construção da obra de contenção, minimizando os prejuízos sofridos pelos moradores.

O avanço do mar é uma realidade do município, ocasionando o processo de erosão marinha e destruições na estrutura da localidade da Peroba, que afeta diretamente moradores e a economia local.

Participaram da reunião, o prefeito, Lacerda Filho, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Diretora do Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Lidiane Freitas, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, o Secretário de Infraestrutura e Saneamento, José Francisco da Costa (Deca), a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, servidores(as), engenheiros(as) da Prefeitura, o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Daniel de Oliveira, membros da Defesa Civil Estadual, Tenente Teixeira e Tenente Bruna, além de representantes da comunidade da Peroba, Raimundo Isael, João Batista e Eurisvan Germano.

A obra de contenção será realizada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal com o Governo do Estado.

#SeleçãoPública 25/08/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura torna público Edital de Convocação para Prova Objetiva dos Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o Edital de Convocação para prova objetiva pós Curso Introdutório de Formação Inicial (CIFI), para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A avaliação objetiva (pós CIFI) será aplicada no domingo, 28 de agosto de 2022, na EEF Professora Mizinha, localizada na Avenida 22 de Janeiro, s/n, Morro Alto, Icapuí-CE, com duração de 4 (quatro) horas e início às 8h.

Confira mais informações e a relação de candidatos(as) concludentes do Curso Introdutório aptos(as) a realizarem a avaliação, no Edital abaixo.

#Administração 24/08/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda sanciona Lei do Piso dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

O prefeito, Lacerda Filho, sancionou na última quinta-feira, 18, a Lei Complementar Nº. 115/2022, que dispõe sobre a concessão de reajuste, fixação do piso salarial, e vencimento básico dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

A efetivação dos benefícios se deu a partir da negociação dos representantes das categorias com o poder público municipal, por meio do prefeito e secretariado.

Conforme o Art. 2°, os vencimentos básicos dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias de que trata a Lei estão fixados em seu Anexo Único, ficando autorizado ao Poder Executivo fazer sua correção automática, quando houver correção do salário-mínimo nacional, nos termos do § 9°, do art. 198, da Constituição Federal.

Para o prefeito, Lacerda Filho, "essa é uma forma de reconhecimento pelo importantíssimo trabalho dessas categorias que estão diariamente acompanhando a nossa população, buscando, sempre a melhor assistência em saúde e a garantia do bem-estar do nosso povo", declarou.

Confira a Lei na íntegra no link abaixo.

#Transparência 23/08/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Comunidades e Conselhos Municipais participam de Audiência Pública para elaboração da LOA 2023

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Governo, realizou nos dias 17 e 18, a Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, no auditório da Secretaria da Educação.

A LOA é um instrumento de regulação do orçamento dos governos, que estabelece os limites de receitas e despesas do município, bem como o encaminhamento de verbas e ajuste de impostos. É a LOA que define o planejamento das verbas públicas para todos os setores.

Na quarta-feira, 17, os representantes das comunidades estiveram presentes discutindo as necessidades e demandas de cada localidade, juntamente aos representantes do governo, cerca de 60 pessoas participaram do momento, entre eles, moradores de 25 comunidades, como, Retiro Grande, Ponta Grossa, Arisa, Redonda, Córrego do Sal, CVTP/Belém, Assentamento São Francisco, Incra, Peroba, Melancias de Cima, Morro Pintado, Tremembé, Ibicuitaba, Serra do Mar, Requenguela, Barrinha de Mutamba, Cajuais, Olho D'água, Gravier, Jardim Paraíso, Centro/ Praia da Placa e Assentamento Vila Nova/Vila União.

Na quinta-feira, 18, foi a vez dos membros dos Conselhos Municipais participarem da audiência, levando as demandas dos diferentes segmentos. Icapuí possui cerca de 17 Conselhos Municipais, com representantes de 16 deles, na audiência, somando um total de 35 pessoas entre representantes governamentais e conselheiros.

Participaram do momento, o prefeito, Lacerda Filho, vereadores, secretários(as), diretores(as) de autarquias, e o Assessor Contábil da Prefeitura, Helder Araripi, que explanou sobre a importância da LOA.

Para o prefeito, Lacerda Filho, "a discussão das demandas das comunidades e da população ocorre desde o meu primeiro mandato, e também vem do histórico de gestões anteriores, onde Icapuí se destaca pela lucidez política das comunidades, sempre sugerindo o que é importante, e buscando melhorias", apontou.

#SeleçãoPública 11/08/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura torna público Edital do Curso de Formação Inicial -Processo Seletivo Público de Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura Municipal de Icapuí convoca os(as) candidatos(as) habilitados(as) a participarem do Curso Introdutório de Formação Inicial (CIFI) - Edital Nº 001/2021 - do Processo Seletivo Público para provimento de cargo público e formação de cadastro reserva dos(as) agentes comunitários de saúde do município de Icapuí-CE, cuja relação consta no Anexo.

O Curso Introdutório de Formação Inicial (CIFI) terá carga horária de 20 (vinte) horas, será ministrado no Município de Icapuí-CE, de 15 a 19 de agosto de 2022, das 13 às 17h (conforme aditivo em anexo), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida 22 de Janeiro, s/n, Centro, Icapuí-CE.

O material que será utilizado no curso está disponível no link abaixo (Manual do Curso).

#Município 03/08/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Recenseadores do IBGE iniciam visita domiciliar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio dos recenseadores, está realizando a partir deste mês, as visitas domiciliares para levantamento dos dados para o Censo 2022.

O censo é a única pesquisa domiciliar do país que reflete a realidade da população brasileira com precisão, pois a partir dos resultados obtidos é possível fazer tomadas de decisão, por parte dos governos, sobre os serviços básicos, como número de postos de saúde, escolas, empregos, e outros.

Por isso, é de fundamental importância que a população receba bem o recenseador e responda corretamente ao questionário. Os entrevistadores estarão identificados com colete, boné, crachá e seguem os protocolos sanitários, por conta da pandemia.

As informações prestadas são confidenciais e protegidas, por isso, a entrevista é segura e rápida, de aproximadamente 15 minutos. Para quem deseja confirmar a identidade do recenseador, deve ligar para o 0800 721 8181 ou acessar o site respondendo.ibge.gov.br.

Essa é uma das maiores operações censitárias do mundo, atendendo os 5.570 municípios do país e cerca de 75 milhões de domicílios em todo o Brasil.

#AbastecimentodeÁgua 26/07/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Comunidade do Belém tem rede de abastecimento de água ampliada

A comunidade do Belém está recebendo, durante os meses de julho e agosto, a obra de ampliação da rede de abastecimento de água, de aproximadamente 3 km de extensão, que levará saúde, qualidade de vida e mais dignidade à população.

A obra faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura Municipal, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e apoio técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Icapuí (SAAE), que busca universalizar o acesso à água encanada no município.

O morador da Fazenda Belém, Sr. Raimundo, relatou "eu nasci e me criei aqui, a gente não tinha água, minha mãe ia para Mutamba lavar roupa, a gente saía de madrugada de 4 horas da manhã pra pegar água no chafariz, hoje, a água vai chegar aqui, essa é a maior riqueza do mundo".

De acordo com Dona Regina, moradora da comunidade há 45 anos, "já sofremos muito com esse problema de falta de água, e a partir de agora isso vai mudar, é motivo de muito orgulho e muita alegria para nós moradores. A gestão está de parabéns, pois é algo que nunca tivemos aqui", disse ela.

Para o Prefeito, Lacerda Filho, "atender as demandas da população tem sido nosso objetivo diário, é gratificante ouvir os relatos da população beneficiada sobre a importância dessa ação que levará qualidade de vida para os moradores."

Serão cerca de 130 famílias beneficiadas, abastecidas atualmente, por meio do carro-pipa.

#SeleçãoPública 26/07/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí torna público Resultado Definitivo do 1º Edital de Convocação para Comprovação de Residência de ACS

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o Resultado Definitivo (pós-recursos) da Comprovação de Residência do Processo Seletivo para Provimento de Cargo Público e Formação de Cadastro de Reserva de Agentes Comunitários de Saúde do Município, por meio do Edital Nº 001/2021.

A relação dos(as) candidatos(as), com os respectivos números de inscrição, indicação de micro-área e situação (habilitado ou eliminado), e as respostas aos recursos interpostos contra o resultado preliminar constam no anexo.

Acesse o link abaixo e veja o resultado.

#SeleçãoPública 07/07/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí torna público Resultado Preliminar do 1º Edital de Convocação para Comprovação de Residência de ACS

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o Resultado Preliminar da Comprovação de Residência do Processo Seletivo para Provimento de Cargo Público e Formação de Cadastro de Reserva de Agentes Comunitários de Saúde do Município, por meio do Edital Nº. 001/2021.

A relação dos candidatos(as) com os respectivos números de inscrição, indicação de microárea, e situação (habilitado ou eliminado), constam no Anexo I do Edital.

Acesse o link abaixo e veja o resultado.

#ConcursoPúblico 29/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí convoca candidatos ao cargo de Agente de Trânsito para os Exames de Avaliação Física

A Prefeitura de Icapuí torna público o 1º Edital de Convocação para os Exames de Avaliação Física, específico para o cargo de Agente de Trânsito.

Referente aos candidatos habilitados no último Concurso Público, por meio do Edital Nº 001/2021, de 28 de julho de 2021, com resultado homologado em 22 de fevereiro de 2022, cuja relação dos candidatos consta no Edital abaixo.

#Cidadania 29/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tomam posse

A Prefeitura Municipal de Icapuí, realizou na manhã de hoje, quarta-feira, 29, a Cerimônia de Posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no Auditório da Secretaria de Educação.

O Conselho foi criado pela Lei Nº 888/2021, de 15 de dezembro de 2021, como órgão consultivo e deliberativo, constituído por 12 membros titulares e 12 suplentes, formado por representantes do Governo Municipal e membros da Sociedade Civil Organizada para um mandato de dois anos (2022/2024).

O principal objetivo é a elaboração de políticas públicas para assegurar as condições de igualdade às populações negras, indígenas, ciganas, e outros segmentos étnicos que sofrem violências e violações de direitos na sociedade. Além de prestar assessoramento, propor ideias, atuar e fiscalizar no combate ao racismo.

A criação do Conselho faz parte de um conjunto de ações da Gestão Municipal para o Programa de Promoção da Igualdade Racial da cidade, que por meio da Lei Nº 887/2021, de 15 de dezembro de 2021, considera no seu Art. 6º, o estabelecimento de cotas de até 20% das vagas de processos seletivos municipais, para as pessoas negras e/ou pertencentes às comunidades tradicionais.

A formação do órgão é uma ação intersetorial, das Secretarias Municipais (de Governo, de Assistência Social, da Educação, da Saúde, do Turismo e Cultura e demais secretarias) que continuarão realizando um trabalho conjunto no combate ao racismo estrutural.

Participaram da cerimônia o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, vereadores, secretariado, diretores(as) de Autarquias, a Coordenadora da Célula de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará, Mártir Silva, servidores(as), conselheiros(as) e representantes da sociedade.

Para o Prefeito, Lacerda Filho, as ações do programa são fundamentais para a inclusão e reparação histórica da sociedade, para a redução das desigualdades e da exclusão social.

Para Rosário Rebouças, Secretária de Governo, a constituição do Conselho é de fundamental importância para combater a opressão, que aparentemente parece ser uma realidade muito distante, quando veiculada na grande mídia, mas que, na verdade, está presente no cotidiano do município, por meio de ações que muitas vezes são silenciadas pelos que sofrem essa violência.

Segundo Mártir Silva, Coordenadora da Célula de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará, "as políticas de igualdade são muito recentes no Brasil, porque somos atrasados na compreensão de que somos um país construído em bases racistas, a partir do processo colonial escravista, que perdurou por quase quatro séculos. Nós precisamos ter essa compreensão histórica para trazer para o Estado e Municípios, a criação dessas políticas de igualdade que devem ser assumidas pelo Poder Público", concluiu.

Confira as fotos no link abaixo.

#Gestão 23/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Gestores tratam de projetos locais com representante da Agrícola Famosa

Na manhã de ontem, 22, na Secretaria do Governo, ocorreu a reunião entre o Prefeito, Lacerda Filho, o vereador, João Paulo Rebouças, secretariado e Vinicius Sampaio, diretor financeiro da empresa Agrícola Famosa, para tratar da contribuição que a empresa pode dar aos projetos sociais e ambientais do município.

As propostas debatidas se referem aos projetos de sustentabilidade, de urbanização e de valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio da Lei Roaunet, além da oferta de trabalho para pessoas com deficiência (PcD) disponibilizadas pela empresa, e o programa jovem aprendiz.

Considerando a oportunidade de empregos para Pcd, o prefeito reiterou a importância da inclusão social das pessoas que necessitam de atenção especial e abordou a existência do projeto de melhorias no desenvolvimento das crianças autistas e com deficiências múltiplas que está sendo executado, apresentando ações já realizadas e as que serão implementadas em breve para melhorar esse atendimento.

A Agrícola Famosa é a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo, é ainda a maior exportadora de frutas in natura do país. Com 70% da sede da fazenda situada em Icapuí, a empresa é responsável pela geração de empregos de aproximadamente 15% da população local.

#Gestão 23/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Comitiva do Executivo e Legislativo visita Comunidade do Assentamento São Francisco

Na tarde de ontem, quarta-feira, 22, gestores municipais realizaram reunião com comunitários do Assentamento São Francisco, na sede da Associação dos Moradores, para tratar de melhorias para a comunidade além de discutir pautas relacionadas às posses das terras locais.

A representante da Associação, Sra. Elisângela, levantou as principais necessidades dos moradores, entre elas a titularização das terras, o georreferenciamento, a disponibilidade de um técnico agrícola, de um agente de saúde, e carro de apoio para o deslocamento dos pacientes ao hospital.

Ademais, foram solicitadas a formação de uma turma de alfabetização de jovens e adultos na comunidade, a inclusão de novas turmas na Escola Ezequiel, e mudanças na infraestrutura, como calçamento e areninha esportiva.

O Prefeito esclareceu à população, que referente às mudanças de infraestrutura é preciso ter cautela, pois o Assentamento é uma área Federal e que, ao se fazer qualquer projeto de modificação da área, como o caso de pavimentação ou asfalto das agrovias é necessário criar acordos de parceria com o INCRA.

Os representantes comunitários agradeceram à gestão pelas ações já realizadas na localidade e a presença do prefeito, dos vereadores, secretários e servidores.

#Gestão 20/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Gestores Municipais se reúnem com a equipe da 2W Energia para discutir projetos de Desenvolvimento local

Na manhã da última quarta-feira, 15, na Secretaria de Governo, o prefeito, Lacerda Filho, recebeu junto ao seu secretariado, membros da equipe da 2W Energia para debater sobre os projetos que serão desenvolvidos pela parceria entre o poder público e a Companhia de energia, que está se instalando no Complexo Kairós, em Icapuí.

A reunião teve como objetivo definir as principais contribuições, os projetos sociais e de desenvolvimento na infraestrutura que a 2W poderá realizar com a chegada ao município, além da oferta de emprego que será disponibilizada com prioridade para a população local.

Foram tratados assuntos como a criação do Plano Diretor Municipal para organizar o desenvolvimento e a expansão urbana local, além dos projetos sociais que poderão receber o apoio da 2W, entre eles, o de atendimento especializado às crianças com autismo, o de atenção às pessoas da terceira idade, e o apoio à futura Escola em tempo integral Professor Francisco Ezequiel da Costa.

Participaram do momento, o prefeito, Lacerda Filho, o Vice-prefeito, Jobede Cirilo, o vereador, João Paulo Rebouças, secretariado, presidentes de autarquias, e representantes da equipe 2W Energia, Jânio de Oliveira, Solange, Ana Flávia e Veridiana.

#Gestão 15/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Comitiva da prefeitura realiza visita ao Instituto NESA

A Comitiva da Prefeitura Municipal realizou ontem,14, a visita ao Instituto NESA, em Fortaleza, na busca de melhorias para o atendimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de Icapuí.

O encontro teve como objetivo tratar do Convênio entre a Prefeitura e o Instituto para prestar assessoria aos núcleos da pessoa com Deficiência do Município, traçar estratégias para a capacitação intersetorial dos servidores municipais, realizar o treino parental para pessoas com autismo e prestar orientação aos funcionários sobre as funções das salas adaptadas, considerando as necessidades de cada criança.

O Instituo NESA é uma empresa que surgiu da necessidade de encontrar no mercado pessoas treinadas para atender crianças autistas. Atuando na formação, consultoria e no preparo das pessoas-cuidadoras e demais profissionais, além do atendimento terapêutico.

Uma das abordagens é a Terapia ABA, que atua no ensino das habilidades necessárias de capacitação para as atividades e vivência nos ambientes que promovam o bem-estar, o desenvolvimento da independência e a socialização.

Participaram da visita o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, vereadores, secretariado, servidores da Assistência Social, Educação e Saúde do Município, além da voluntária Paula Soares, intermediária do encontro.

O Convênio faz parte do compromisso da Gestão Municipal para com a realidade das crianças autistas de Icapuí.

#Urbanismo 14/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda assina Ordem de Serviço da Urbanização da Praia do Requenguela

Na tarde do último sábado, 11, a Prefeitura Municipal de Icapuí realizou o evento de Assinatura da Ordem de Serviço do Acesso e da Urbanização da Praia do Requenguela, na Av. Beira Mar da localidade.

A obra compreende a uma área de 12.778,68 m² e conta com um orçamento de pouco mais de 1,5 milhão para a realização da pavimentação, iluminação pública, padronização de barracas e instalação de bancos na Avenida Beira Mar. É um projeto da Prefeitura Municipal com o apoio financeiro do Governo do Estado do Ceará.

A urbanização possui uma grande importância para o crescimento local, assim como também para o turismo, além de proporcionar melhorias na infraestrutura, levando mais qualidade de vida para a população.

Secretariado, vereadores e populares acompanharam a assinatura do documento, que aconteceu com muita festividade ao som de atrações locais.

#Gestão 10/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda recebe empresários da Energia Eólica

O Prefeito, Lacerda Filho, recebeu na manhã de ontem, 09, na Secretaria de Governo, os empresários da 2W Energia e do Grupo Allonda, responsáveis pela instalação do Parque Eólico Complexo Kairós, em Icapuí, para tratar da implantação, projetos ambientais e sociais que possam ser criados pelas Companhias e a oferta de emprego e renda que será disponibilizada com essa parceria.

Na ocasião foram apresentados os membros da equipe 2W e Allonda, que ficarão responsáveis pelo Parque. A parceria firmada visa a contratação de mão de obra local, capacitação para os futuros trabalhadores, além da colaboração na criação do Plano Diretor Municipal.

Participaram da reunião, o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária do Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Administração e Finanças, Carmem Júlia, os representantes da 2W Energia, Walter Tatoni, Luis Fernando Rahuan e Jânio de Oliveira, além dos membros do grupo Allonda, Antônio Augusto e André Queiroz.

Kairós é o segundo parque eólico em construção pela 2W. Segundo a companhia o projeto começará efetivamente as suas obras no segundo semestre desse ano e a geração de energia será iniciada em janeiro de 2023. No complexo serão cerca de 3.900 empregos diretos e indiretos, o empreendimento poderá atender 673 mil residências por mês.

A criação de postos de emprego para a população de Icapuí é uma prioridade para a Gestão Municipal, visando principalmente os jovens, que buscam oportunidades, qualificação profissional e contribuir para o crescimento da cidade.

#ConcursoPúblico 02/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Nota Explicativa - Processo Seletivo Público dos Agentes Comunitários de Saúde

Acesse a Nota explicativa no link abaixo.

#ConcursoPúblico 26/05/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Posse dos Novos Servidores Públicos do Município de Icapuí

Hoje é dia de #tbt e vamos de uma lembrança bem recente, do último dia 20 de maio, onde aconteceu a Solenidade de Posse dos Novos Servidores Públicos do Município de Icapuí.

Você pode acessar pelo link abaixo as fotos do evento e ficar a vontade para postar e mostrar como este momento foi especial.

#ConcursoPúblico 19/05/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí divulga lista de candidatos habilitados a tomarem posse

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna pública a lista de candidatos habilitados a tomarem posse amanhã na Cerimônia de Posse dos Novos Servidores Públicos do Município de Icapuí, aprovados no Concurso Público nos moldes do Edital Nº. 001/2021, sob regulamentação do Decreto Nº. 019/2022 de 17 de maio de 2022.

A Cerimônia acontecerá amanhã (20), na Quadra da Escola Mizinha, localizada a Avenida 22 de Janeiro, S/N, Morro Alto; às 15h e contará com a presença de diversas autoridades e do Prefeito Municipal, Lacerda Filho.

Acesse a lista disponível no link abaixo:

#ConcursoPúblico 20/04/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí torna público Edital de Convocação para comprovação de residência para o cargo de Agente de Saúde

A Prefeitura Municipal de Icapuí, torna público o 1º Edital de Convocação para Comprovação de Residência do Processo Seletivo para Provimento de Cargo público e Formação de Cadastro de Reserva dos(as) Agentes Comunitários de Saúde do Município de Icapuí-CE - Edital Nº. 0001/2021.

Salientamos que os candidatos(as) convocados deverão se atentar a todas as recomendações constantes do Edital.

Acesse o link abaixo e veja o 1º Edital de Convocação na íntegra:

#ConcursoPúblico 20/04/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí torna público Edital de Convocação para Exames Médicos para o cargo de Agente de Trânsito

A Prefeitura Municipal de Icapuí, torna público o 1º Edital de Convocação para Exames Médicos de Saúde específicos para o cargo de Agente de Trânsito, de acordo com o Anexo III, do Edital Nº. 001/2021.

Salientamos que os candidatos(as) convocados deverão se atentar a todas as recomendações constantes do Edital.

Acesse o link abaixo e veja o 1º Edital de Convocação na íntegra:

#ConcursoPúblico 19/04/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí convoca os demais servidores aprovados no último Concurso Público

A Prefeitura de Icapuí está convocando para nomeação e posse os demais servidores aprovados no último Concurso Público. Os servidores que fazem parte do quadro de funções pertencentes à atividade meio e área da saúde serão lotados nas mais diversas Secretarias e ou Autarquias Municipais de acordo com as carências dos serviços.

Salientamos que os candidatos(as) aprovados deverão se atentar a todas as recomendações constantes do 2º Edital de Convocação, principalmente no que concerne aos exames médicos e documentos que devem ser apresentados.

Acesse o link abaixo e veja o 2º Edital de Convocação na íntegra:

#ConcursoPúblico 06/04/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí divulga Aditivo 1 ao Edital 001-2022 - Edital de Convocação, Nomeação e Posse (Concurso Público Pre

Leia o aditivo na íntegra e saiba das principais alterações.

Acesse o Aditivo no link abaixo:

#Inaugurações 30/03/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí recebe obras do Governo do Estado do Ceará

Na tarde de ontem (29), o município de Icapuí foi palco de uma série de inaugurações de obras que foram investimentos diretos do Governo do Estado do Ceará no município.

Na oportunidade estiveram presentes o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana; a Vice-governadora, Profª. Izolda Cela; o Prefeito Municipal, Lacerda Filho; o Vice-prefeito, Jobede Cirilo, acompanhado de comitivas de Deputados Federais, Estaduais e ex-prefeitos que acompanharam toda a programação, além dos Secretários Municipais e assessores.

Foram inauguradas a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças, o Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças e a Implantação do BPRaio juntamente com o Sistema de Vídeomonitoramento no município. Tais obras nas áreas da educação, do desporto e lazer, e na segurança pública, respectivamente, farão uma grande diferença na vida da população icapuiense.

Para o Prefeito Lacerda Filho, o município de Icapuí só tem a agradecer a parceria do Governo do Estado do Ceará e a atuação do Governador Camilo Santana, que não mediu esforços para investir no município, bem como em todo o Estado do Ceará.

Na solenidade de inauguração do Ginásio, bem como na inauguração da Base do Raio, o Prefeito Lacerda Filho ainda reconheceu todo o trabalho do Governador Camilo Santana para com o município de Icapuí, concedendo-lhe a principal honaria da cidade, a Medalha Canoa Veloz, por todo o reconhecimento e gratidão pelas políticas públicas implantadas por meio de vários equipamentos públicos instalados no município.

As palavras de ordem nesse momento de agradecimento são: educação, oportunidades, segurança, lazer, esporte e qualidade de vida; e a população de Icapuí só tem a agradecer por tudo.

#ConcursoPúblico 23/03/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí convoca professores aprovados no Concurso
#MeioAmbiente 25/02/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Mais uma vez o Município de Icapuí é certificado com o Selo Município Verde

Na manhã de ontem (24), no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, aconteceu a Solenidade de Certificação do Selo Município Verde - 13ª Edição - onde, mais uma vez o Município de Icapuí foi agraciado com o Selo Categoria C.

Estiveram presentes na solenidade o Vice-Prefeito, Jobede Cirilo, representando o Prefeito Municipal, Lacerda Filho; o Secretário de Desenvolvimento, Agricultura, Trabalho, Meio Ambiente e Pesca, Iran Félix; a a Presidenta do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Lidiane Freitas, acompanhada de técnicos do Instituto.

No Estado do Ceará somente 22 municípios conseguiram a certificação, isto é, tais cidades se destacaram por executarem relevantes prática ambientais, sendo para isso avaliados de dois em dois anos. O Comitê Gestor do Selo Município Verde deliberou, nesta 13ª Edição, a Certificação Selo Município Verde somente nas categorias B e C. A categoria B indica que o município está caminhando para a Gestão Ambiental adequada, mas com problemas a superar. Já a C indica que o município tende a melhorar para chegar à implantação de uma política ambiental que garanta o seu desenvolvimento sustentável, e que já existe um canal para isso.

Na ocasião, o Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), Artur Bruno, fez a entrega de notebooks para os 22 municípios certificados como um reconhecimento e incentivo aos municípios na condução de suas políticas ambientais.

#Previdência 14/10/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí realiza Reunião com os servidores para discutir a proposta da reforma da previdência municipal

Na manhã de hoje, 14, na Quadra da Escola Mizinha, a Prefeitura Municipal de Icapuí realizou uma reunião com o objetivo de discutir junto aos servidores municipais ativos, aposentados e pensionistas a proposta da reforma da previdência municipal.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Lacerda Filho, juntamente com os Secretários Municipais e os Presidentes e Diretores das Autarquias; e os representantes do Legislativo Municipal. Como palestrante, contamos com a presença do Dimitri Spinelli, cientista atuarial e Daniel de Freitas, servidor público e Assessor Jurídico da Prefeitura.

A necessidade do debate surgiu da preocupação com o Instituto de Previdência, pois de acordo com os estudos apresentados a partir dos cálculos atuariais o Instituto está com seus dias contados, tendo a real possibilidade de em 2024 não poder mais pagar a folha dos servidores inativos com as contribuições que foram arrecadadas.

Para poder sanar o problema, o Governo Municipal está propondo uma reforma previdenciária com um aumento de alíquota para o servidor, baseado na legislação federal, e mais uma alíquota suplementar que será de responsabilidade da Prefeitura.

Após a Reunião foi criada uma comissão composta por servidores que representam as categorias, sendo eles ativos, aposentados e pensionistas, mais representantes do poder legislativo e da gestão municipal, que acompanharão todo o estudo da proposta até que o Projeto de Lei seja finalizado e encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores.

Para quem tiver interesse em conhecer e estudar a proposta de reforma da previdência, abaixo consta os links com as apresentações, o cálculo atuarial e a minuta do projeto de Lei.

#NotaDePesar 27/09/2021 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA DE PESAR - FRANCISCA SIMÃO DA COSTA

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de FRANCISCA SIMÃO DA COSTA, conhecida popularmente por "Dona Francisca", 83 anos de idade, que aconteceu nessa segunda-feira, 27 de setembro de 2021.

A gestão municipal se solidariza com os familiares e amigos, e visa demonstrar pesar pela perda de uma cidadã icapuiense e pela família enlutada.

#ConcursoPúblico 30/07/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Edital do Concurso da Prefeitura de Icapuí já está publicado

Na tarde de hoje, 30, a banca contratada para realização do concurso público da Prefeitura de Icapuí, que vai ser realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Treinamento - CETREDE, instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará - UFC, publicou em seu site na internet o Edital contendo todas as informações referentes ao certame.

O concurso público que já tem data marcada para o dia 14 de novembro deste ano, vai ofertar 105 vagas para diversos cargos de ensino fundamental completo, médio e superior e com salários de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) até 8.374,53 (oito mil, trezentos e setenta e quatro reais e cinquenta e três centavos).

As inscrições se iniciam no dia 05/08/2021 e vão até o dia 06/09/2021 e poderão ser realizadas exclusivamente via internet no site da CETREDE disponível em www.cetrede.com.br.

Para mais informações acesse o link abaixo e obtenha o Edital na íntegra:

#Melhoria 09/07/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí e UFERSA dialogam para formalização de parcerias em prol do município

Pensar estratégias e soluções para o desenvolvimento das potencialidades do município está sendo mais uma motivação da Gestão no Caminho do Desenvolvimento para a melhoria da qualidade de vida da população.

É com esta perspectiva que a Prefeitura de Icapuí e a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), estão em diálogo construindo um plano estratégico que visa principalmente pensar soluções inovadoras para poder desenvolver as habilidades e econômicas e tecnológicas de Icapuí.

No início dessa semana, os professores Jean Berg e David, estiveram em reunião institucional, na sala de reuniões da SEGOV, juntamente com o Vice-prefeito, Jobede Cirilo, os representantes das Secretarias de Governo e Administração e Finanças e mais o líder do Governo na Câmara Municipal, o vereador João Paulo Rebouças, discutindo os encaminhamentos do Grupo de Trabalho Sabiá.

O grupo de trabalho foi batizado como Grupo de Trabalho Sabiá, pela parceria da Prefeitura e UFERSA, por meio da Plataforma Sabiá, que é um grande portal online de serviços e soluções tecnológicas voltadas a atender às necessidades das cadeias produtivas do semi-árido brasileiro.

#Planejamento 08/07/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Plenárias do PPA começam a ser realizadas em Icapuí

Começam hoje, 08, as realizações das plenárias do PlanoPlurianual - PPA 2022-2025, que tem como objetivo discutir propostas e sugestões que visam estabelecer metas comuns em prol da melhoria da população e suas comunidades para os próximos quatro anos da gestão municipal.

Neste período de pandemia, as plenárias irão acontecer de forma remota e divididas em dois momentos, um com a participação das 36 comunidades e outra, no dia 13/07, com a participação dos Conselhos Municipais existentes no município.

Outra maneira de poder participar e contribuir no processo de planejamento das ações que nortearão os investimentos públicos para os próximos quatro anos é por meio do preenchimento de formulário disponível no link abaixo, no qual você poderá propor onde o dinheiro público deverá ser investido.

Participe, esse momento é de tod@s e para tod@s!

#NotaDePesar 16/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA DE PESAR - FRANCISCO JOSÉ PEREIRA

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de FRANCISCO JOSÉ PEREIRA, conhecido popularmente por "Chico de Zé de Ana", 78 anos de idade, que aconteceu nessa terça-feira, 16 de março de 2021.

A gestão municipal se solidariza com os familiares e amigos, e visa demonstrar pesar pela perda de um cidadão icapuiense e pela família enlutada.

#Coronavírus 12/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito de Icapuí sanciona Lei para aquisição de vacinas para combater a Pandemia do Coronavírus

Na manhã de hoje, 12, o Prefeito de Icapuí, Lacerda Filho, sancionou a Lei onde ratifica o protocolo de intenções firmado entre os municípios brasileiros, que tem como finalidade a aquisição de vacinas para combater a pandemia do coronavírus.

O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras - CONECTAR, é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos do Brasil (FNP), que busca dar celeridade a aquisição das vacinas e também outras finalidades de interesse público relativas à compra de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.

Este movimento dos municípios brasileiros na luta por mais vacinas para a população, teve início após a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de que os estados e as cidades pudessem comprar e distribuir doses do imunizante.

O Prefeito Lacerda garante que participar desse Consórcio juntamente com os demais estados e cidades brasileiras que estão se unindo em prol da compra da vacina, é uma forma de garantir que todos os munícipes possam ser vacinados e que isso aconteça com o mais rápido possível.

A Lei Municipal Nº. 849/2021 e o Protocolo de Intenções, serão encaminhados à FNP, para se unir às iniciativas de mais de 1.292 cidades, sendo 20 capitais, que já aderiram ao Consórcio e assim contribuir de maneira positiva na luta da aquisição das vacinas.

#NotaDePesar 19/02/2021 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA DE PESAR - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA - "FUGÃO"

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA, 56 anos de idade, que aconteceu nessa quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021. A gestão municipal se solidariza com a esposa, filhos, familiares e amigos de "Fugão", como era conhecido.

"Fugão" era comerciante e permissionário do Mercado Público Municipal e encantava a todos com sua alegria e solicitude.

Nesse sentido, esta Municipalidade visa demonstrar pesar pela perda de um cidadão icapuiense e pela família enlutada.

#Jurídico 11/02/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura Municipal publica Decretos de regulamentação para o período do Carnaval

Durante toda semana, várias Secretarias da Gestão Municipal estiveram reunidas para tomarem as devidas providências relacionadas ao enfrentamento à infecção humana causada pela Pandemia da COVID-19, durante o período carnavalesco.

Os Decretos de Nº. 011, 012, 013 e 014, fazem diversas recomendações aos setores comerciais, turísticos, bem como à população em geral, inclusive aos visitantes, sobre o funcionamento dos estabelecimentos com determinação dos horários e sobre a proibição/atenção às realizações de festas particulares e eventos carnavalescos. Além de que, ficam expressamente proibidas a circulação e a utilização de paredões e equipamentos sonoros portáteis que possam causar perturbação ou viabilizar aglomerações.

O horário de funcionamento das barracas de praia fica regulamentado até às 15h (três da tarde), enquanto o dos demais estabelecimentos como restaurantes e outros serviços de alimentação poderão funcionar até às 20h (oito da noite).

A realização de barreiras sanitárias também está prevista nos Decretos, sendo permitida somente a entrada de pessoas no município mediante a apresentação de comprovante de residência ou IPTU; e os turistas devem apresentar comprovação de reserva para estadia que tenha sido adquirida até o dia 10 de fevereiro.

Todas as medidas descritas nos Decretos estão amparadas pela legislação estadual e pelas condições sanitárias do Município, haja vista que no Ceará a situação dos leitos para tratamento da COVID-19 estão em alerta, pois 84,67% das UTI's do estado estão ocupadas, de acordo com informações extraídas do IntegraSUS.

Outra novidade do Decreto é que, excepcionalmente para este ano de 2021, os feriados da terça-feira de Carnaval e da quarta-feira de cinzas estarão suspensos, e o funcionamento da Administração Pública Direta e Indireta terão seus expedientes normais, assim como na segunda-feira que não será ponto facultativo.

Para acompanhar os Decretos na íntegra acesse os links abaixo:

#Gestão 09/02/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura dialoga com Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí

Na última sexta, 05, o Prefeito Lacerda Filho recebeu em seu Gabinete a Comissão do Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí - SINDSERPUMI para tratar de interesses da categoria. Também estiveram presentes a Secretária de Administração, Carmem Júlia; a Secretária de Governo, Rosário Rebouças; o Presidente do ICAPREV, Marcos Nunes; além dos representantes da Assessoria Contábil e da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Icapuí.

Entre as pautas foram discutidas as questões relativas ao andamento do Concurso Público, a regulamentação das licenças médicas, sobre o saneamento das contas do ICAPREV e a gestão dos recursos humanos da PMI.

Diante disso, o Prefeito Lacerda ouviu atentamente todas as considerações feitas pelo Sindicato e está, juntamente com sua equipe, estudando todas as possibilidades de resolver os problemas apresentados como forma de garantir avanços e melhorias entre os servidores e gestão municipal.

#Coronavírus 15/12/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí publica Decreto com medidas de combate a COVID-19 com foco principal nas festas de fim de ano

A Prefeitura Municipal de Icapuí, pulicou hoje, 15, o Decreto Municipal N°. 072/2020 que trata das medidas de combate a COVID-19 com foco principal nas festas de fim de ano.

A decisão de se tomar medidas cada vez mais restritivas estão fundamentadas em estudos e dados epidemiológicos do município, que segundo informações da Secretaria de Saúde, o Município encontra-se com elevado índice da taxa de transmissão da COVID-19, que hoje está em 1.23. Ou seja, para cada 100 pessoas infectadas podem contaminar 123 novos indivíduos.

Outro dado bastante pertinente que foi considerado, foi o aumento do número de casos positivos nas últimas três semanas epidemiológicas com 44% de taxa de positividade, o que classifica o município em nível de alerta 4 (alerta altíssimo), sendo este o maior nível de alerta, demonstrando que o município está em situação preocupante com relação a COVID-19.

Diante das restrições a serem seguidas existem recomendações para os equipamentos turísticos, pousadas e afins e para eventos públicos e/ou particulares, com o objetivo principal de garantir a proteção a vida dos nossos munícipes e visitantes. O Decreto está disponível no link abaixo para conhecimento de todos os interessados.

#Coronavírus 02/12/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí regulamenta suspensão da realização de eventos e outras medidas pelo Decreto Nº. 067/2020

O município de Icapuí está vivendo uma situação atípica diante da Pandemia do Coronavírus, prova disto, é o elevado índice da taxa de transmissão da COVID-19 no município, que hoje está em 1.23. Ou seja, para cada 100 pessoas infectadas podem contaminar 123 novos indivíduos;

Outra informação relevante diante desse cenário é o aumento de casos positivos nas últimas três semanas epidemiológicas com 44% de taxa de positividade e que o município de Icapuí, encontra-se em nível de alerta 4 (alerta altíssimo), sendo este o maior nível de alerta, o que demonstra que o município está em situação preocupante com relação a COVID-19.

Nesse sentido a Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o Decreto Nº. 067/2020, que dispõe sobre a prorrogação das medidas de isolamento social, até 13 de dezembro de 2020, permanecendo em vigor no Município de Icapuí, os critérios de isolamento social definidos neste Decreto.

O Decreto ainda regulamenta que deverão permanecer, até determinação em contrário, suspensos em todo o território Municipal:

I - eventos de qualquer natureza, público ou privado, com aglomeração de pessoas;

II - atividades coletivas em espaços e equipamentos públicos e privados, tais como shows, festas, congressos, apresentações teatrais, sessões de cinema, comemorações e eventos turísticos que incentivem a circulação de pessoas em barracas de praia e restaurantes;

III - reuniões, para quaisquer fins, realizadas em âmbito público ou privado que ensejem aglomerações com risco de disseminação do contágio

Todas as informações acima apresentadas estão contidas no Decreto 067/2020 e no Parecer Técnico anexo ao Ofício GABSEC nº 2020/4411, oriundo da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, e que as medidas apresentadas foram fundamentadas nestes documentos, e seguiram criteriosamente as recomendações dos órgãos de vigilância em saúde, portanto diante do cenário atual, risco iminente de uma segunda onda recomenda cancelamento de eventos sociais.

Acesse o Decreto na íntegra no link abaixo:

#NotaDePesar 28/07/2020 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA DE PESAR - JOÃO EUDES DA SILVA

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de JOÃO EUDES DA SILVA, que aconteceu nesta terça-feira, 28 de julho de 2020. A gestão municipal se solidariza com a família, Maria Elizabeth Marques (esposa), e suas filhas Thaís e Lídia e também com os amigos de Seu João Eudes, como era carinhosamente conhecido.

Seu João Eudes, prestou relevantes serviços ao Município na condição de cidadão icapuiense atuante e nesse sentido, esta Municipalidade e a Secretaria de Saúde do Município, visam demonstrar profundo pesar pela perda de um dos seus notáveis munícipes e pela família enlutada.

#Coronavírus 20/07/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Decretos municipais são revisados e publicados com alterações

Em atendimento às prerrogativas previstas no Decreto Estadual publicado no último fim de semana, a Prefeitura Municipal de Icapuí revisou as recomendações sobre o enfrentamento à propagação do novo coronavírus.

De acordo com os Decretos 037/2020, 039/2020 e 040/2020, fica proibida a abertura de bares durante esse período da primeira fase. Será permitida a abertura de restaurantes e barracas de praia, porém não estão autorizados a vender bebidas alcoólicas no local, nem é permitido o consumo de bebidas alcóolicas em espaços públicos. Para os hotéis e pousadas que dispuserem de piscina em suas dependências é recomendado que a mesma só esteja disponível para uso mediante agendamento prévio pelos hóspedes para evitar aglomerações.

Em se tratando do retorno das atividades religiosas que estava previsto para essa semana, as mesmas também foram suspensas devido a continudade da Fase 01 no município, como está definido no Decreto Estadual.

O município de Icapuí permanece as orientações, sendo obrigatório o uso de máscara e a manutenção de todas as diretrizes presentes no Protocolo Sanitário, como forma de garantir a segurança dos proprietários dos estabelecimentos, empregados, clientes e de todos os cidadãos icapuienses.

#MeioAmbiente 30/06/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Município de Icapuí acolhe Alva e Maceió

Foi na madrugada desta terça-feira, 30, que o município de Icapuí acolheu a chegada de dois peixes-bois na Praia de Peroba. Alva e Maceió, como são carinhosamente chamados, são dois indivíduos da espécie Trichechus manatus que agora poderão completar o processo de reabilitação antes da soltura em mar aberto, no cativeiro de aclimatação construído na Praia de Peroba, onde ficarão por um período para adaptação ao ambiente natural.

O processo denominado de translocação que consiste na transferência dos animais do Centro de Reabilitação, localizado no Sesc Iparana, Caucaia, até o cativeiro de aclimatação em Icapuí, era uma das metas do Projeto Manatí que é realizado pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS, patrocinado pelo Programa Petrobrás Socioambiental e conta com o apoio do Sesc.

Como se tratava de um processo muito delicado a Instituição também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Regimento de Polícia Montada (PMCE), Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Icapuí, bem como do envolvimento de voluntários da própria comunidade que se dispuseram a participar de toda a ação.

A translocação já fora adiada várias vezes por motivos diversos inclusive por conta da pandemia do novo coronavírus que inviabilizou toda uma programação de execução do Projeto. Motivo este que para a realização de toda essa força-tarefa foram seguidas todas as recomendações dos órgãos de saúde para a não aglomeração de pessoas, bem como do uso de máscaras pelos presentes e disponibilidade de álcool gel.

Para Thaís Chaves, membro da AQUASIS: "É uma imensa alegria vivenciar o retorno dos peixes-bois reabilitados ao ambiente natural. Além de ser a culminância de um longo processo de reabilitação, é um novo começo para Alva e Maceió, que tiveram uma nova oportunidade de sobreviver quando foram resgatados ainda filhotes, há 7 anos. Que eles tenham vida longa e incentivem pessoas a cuidarem melhor do mar, da praia, da natureza. E para que seja possível isso acontecer é importante cada um fazer a sua parte."

Ela destaca ainda que: "Todos temos importância no processo de conservação, trabalhando juntos nós conseguimos chegar mais longe. Foi lindo ver pescadores ajudando a devolver os dois peixes-bois ao mar e sentir a emoção de quem esteve presente é uma esperança. Ações humanas agravaram a situação dessa espécie até ela se tornar ameaçada de extinção, correndo risco de desaparecer, e ações humanas podem ajudar a salvá-la".

#NotaDePesar 23/06/2020 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA DE PESAR - FRANCISCO HOLANDA REIS

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de FRANCISCO HOLANDA REIS, que aconteceu nesta terça-feira, 23 de junho de 2020. A gestão municipal se solidariza com a família e amigos de Seu Chico de Joãozinho, como era carinhosamente conhecido.

Seu Chico de Joãozinho, prestou relevantes serviços ao Município na condição de cidadão icapuiense atuante e nesse sentido, esta Municipalidade visa demonstrar pesar pela perda de um dos seus notáveis munícipes e pela família em luto.

#NotaDePesar 22/06/2020 SECRETARIA DE GOVERNO LUTO OFICIAL - FRANCISCO JOSÉ REBOUÇAS

A Prefeitura de Icapuí lamenta o falecimento de Francisco José Rebouças, 63 anos de idade, ocorrido nesta segunda-feira, 22. Chico de Eliseu, como era carinhosamente conhecido, era servidor público efetivo deste município, onde prestava seus serviços na Secretaria de Saúde há 33 anos. A Gestão Municipal decreta luto oficial por três dias, regulamentado pelo Decreto Nº 033/2020, e se solidariza com os familiares e amigos nesse momento de profundo pesar.

#Coronavírus 15/06/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Decreto 031/2020 prorroga isolamento social

O Governo Municipal entendendo as condições em que se encontra o Estado e o município de Icapuí diante da pandemia do coronavírus, prorroga até o dia 21 de junho de 2020 as medidas de isolamento social.

Ficam suspensos os eventos ou atividades com risco de disseminação da COVID-19, bem como a manutenção do dever geral de permanência domiciliar mediante o controle da circulação de pessoas e veículos.

Ficam proibidas a circulação de pessoas em espaços públicos e privados tais como praias, calçadões, praças, admitindo-se somente a circulação em casos de deslocamentos para atividades liberadas.

È necessário e obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos abertos ao público e continuam em ponto facultativo o serviço público municipal, funcionando os serviços estritamente imprescindíveis como: licitação, contabilidade, controle interno, compras e recursos humanos.

Para conferir o Decreto na íntegra acessar via link disponível.

#Coronavírus 06/05/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Uso de máscara se torna obrigatório em todo o município

A Prefeitura Municipal de Icapuí, publicou hoje, 06, o Decreto Nº. 021/2020, que determina à população a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, industrial ou caseira, por todas as pessoas que precisarem sair de suas residências, principalmente quando dentro de qualquer forma de transporte público, individual ou coletivo, em espaços ou locais públicos, ou no interior de estabelecimentos abertos ao público.

A medida tem como objetivo evitar a disseminação do coronavírus no município de Icapuí, visando a proteção individual e assim garantindo a proteção de todos. Salienta-se ainda que o número de casos confirmados do coronavírus no município, vem aumentando a cada dia e que as pessoas precisam se conscientizar e cada um fazer a sua parte.

Em live pessoal nesta tarde, o prefeito Lacerda Filho, destacou a importância das medidas de enfrentamento a serem tomadas pela população e destacou a realização dos trabalhos essenciais que estavam sendo garantidos a população durante o período de isolamento, ressaltando que todos devem ficar em casa e sair somente em extrema necessidade.

Agradeceu ainda o desempenho de todas as equipes do Governo Municipal e principalmente as equipes da Secretaria de Saúde, que estavam desempenhando de forma exemplar as suas funções durante esse período de pandemia, e às equipes da Secretaria de Assistência Social, juntamente com as demais Secretarias Municipais, que estão na distribuição dos benefícios eventuais (cestas básicas) garantindo a alimentação de diversas famílias do município.

Confira Decreto na íntegra no link abaixo.

#Cidadania 04/05/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí disponibiliza serviço de apoio à população com dúvidas sobre o TítuloNET

A Prefeitura Municipal de Icapuí, entendendo a importância de prestar serviços que oportunizem a população garantir os seus direitos como cidadãos e cidadãs do seu município, está disponibilizando à população serviços de apoio e esclarecimentos relacionados ao manuseio do sistema TítuloNet da Justiça Eleitoral.

Saibam que diante das recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, as regras no momento são de isolamento social, e pensando nisso a Justiça Eleitoral criou uma plataforma digital onde os serviços que antes eram prestados somente em caráter presencial, agora pudessem ser realizados via internet através do link http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/atendimento-remoto.

Então você que precisa de serviços como:

solicitação dos serviços de alistamento (primeira via do título);

mudança de município (transferência);

alteração de dados pessoais;

alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade;

revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Saibam que todas as pessoas podem manusear a plataforma livremente e fazer suas próprias solicitações de acordo com o que necessitar, porém grande parte das pessoas não têm acesso a internet e podem ter dúvidas na hora de navegar pela plataforma do TítuloNet e para isso estamos disponibilizando apoio pessoal e logístico para esses serviços.

Primeiramente as pessoas que necessitarem desses serviços deverão fazer agendamento via WhatsApp pelo número (88) 9 8171-8030 no período da manhã, e pela tarde das 13:00 às 17:00h o atendimento será presencial no prédio da Secretaria de Cultura e Turismo, situado à Avenida Jardim Paraíso S/N, (antiga Delegacia Civil), onde um servidor estará de prontidão, com computador conectado à internet e prestando todo o apoio e esclarecimentos à população.

Lembramos que não serão atendidas as pessoas que não fizerem o agendamento, pois esta medida visa o controle e a não formação de aglomerados de pessoas. Destaca-se também que este serviço só estará disponível até o dia 06 de maio de 2020, prazo máximo estipulado pela Justiça Eleitoral para realização destes serviços.

Destacamos ainda que ao se dirigir à Secretaria de Cultura e Turismo procurando algum destes serviços, os munícipes deverão estar fazendo uso de máscara e mantendo a distância mínima permitida entre as pessoas, garantindo assim a segurança e diminuindo o risco de contaminação pelo coronavírus.

Para o atendimento será necessário que as pessoas estejam portando os seguintes documentos:

RG

Título de eleitor;

Comprovante de residência;

Reservista (apenas para os homens);

Também será necessário que no atendimento as pessoas forneçam as seguintes informações:

Em qual local deseja votar;

Estado civil;

CPF;

Grau de instrução;

Profissão;

Se a pessoa é gêmeo;

Se possui deficiência;

Tempo de domicílio eleitoral;

E-mail;

Telefone.

#Coronavírus 01/05/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí decreta bloqueio sanitário para o feriadão do Dia do Trabalhador

Na tarde de ontem, 30, o Prefeito Lacerda Filho, Decretou o bloqueio das entradas de acesso ao município como forma de impedir que pessoas de outros lugares pudessem vir até a cidade de Icapuí passar o feriadão do Dia do Trabalhador e com isso aumentar possíveis aglomerações na cidade.

O Decreto Nº. 020/2020, regulamenta que fiquem fechadas do dia 01 ao dia 03 de maio de 2020, todas as principais entradas que permitam o acesso ao Município de Icapuí, salvo para os residentes no território municipal ou para pessoas que trabalhem nos estabelecimentos cuja atividade seja excepcionado o funcionamento no Município ou para o transporte de mercadorias essenciais ou casos de urgência.

Confira no link abaixo o Decreto na íntegra.

#NotaDePesar 21/04/2020 SECRETARIA DE GOVERNO LUTO OFICIAL - JOSÉ TERTULIANO NETO

A Prefeitura de Icapuí lamenta o falecimento de José Tertuliano Neto, 55 anos de idade, ocorrido nesta terça-feira, 21. Netinho, como era conhecido, era servidor público deste município, onde prestava seus serviços como motorista da Secretaria de Saúde. A Gestão Municipal decreta luto oficial por três dias, regulamentado pelo Decreto Nº 019/2020, e se solidariza com a esposa, filhos, familiares e amigos nesse momento de tristeza e dor.

#NotaDePesar 19/04/2020 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA DE PESAR - MARIA TARGINO DA SILVA

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de MARIA TARGINO DA SILVA, que aconteceu neste sábado, 18 de abril de 2020. A gestão municipal se solidariza com a família e amigos da Nega, como era conhecida.

Maria Targino, prestou relevantes serviços ao Município na condição de cidadã icapuiense atuante e nesse sentido, esta Municipalidade visa demonstrar pesar pela perda de um dos seus notáveis munícipes e pela família em luto.

#NotaDePesar 17/04/2020 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA DE PESAR - MARIA LEONICE GOMES BORGES

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento DE MARIA LEONICE GOMES BORGES, que aconteceu nessa quinta-feira, 16 de abril de 2020, e por meio do Decreto Nº. 017/2020 oficializa luto oficial por três dias. A gestão municipal se solidariza com a família e amigos da Leo, como era conhecida.

Leonice Gomes ocupava a Presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; participou ativamente no Conselho Municipal de Assistência Social, da Federação das Entidades Comunitárias de Icapuí, bem como da Associação dos Universitários do Município de Icapuí, e outras instituições/atividades, de modo que em muito contribuiu para o desenvolvimento desta Cidade;

Nesse sentido, esta Municipalidade visa demonstrar pesar pela perda de um dos seus notáveis munícipes e pela família em luto.

#Coronavírus 09/04/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí adota medidas mais restritivas para combater o coronavírus

Na manhã de hoje, o Prefeito Lacerda Filho, Decretou o bloqueio das entradas de acesso ao município como forma de impedir que pessoas de outros lugares pudessem vir até a cidade de Icapuí passar o feriado da Semana Santa e com isso aumentar possíveis aglomerações na cidade.

O Decreto Nº. 016/2020, regulamenta que fiquem fechadas a partir do dia 09 a 12 de abril de 2020, todas as principais entradas que permitam o acesso ao Município de Icapuí, salvo para os residentes no território municipal ou para pessoas que trabalhem nos estabelecimentos cuja atividade seja excepcionado o funcionamento no Município ou para o transporte de mercadorias essenciais ou casos de urgência.

Tais medidas também foram adotadas por municípios vizinhos como é o caso de Aracati e Fortim, todas empenhadas em diminuir cada vez mais os riscos de contágio do coronavírus.

O Prefeito Lacerda, em sua live pessoal na tarde de hoje, também se empenhou em pedir a população que as pessoas fiquem em isolamento social como medida de prevenção aos riscos de contaminação pelo Covid-19, e seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Confira no link abaixo o Decreto na íntegra.

#Coronavírus 07/04/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí regulamenta através de Decretos novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Icapuí publicou ontem, 06, mais dois Decretos Municipais regulamentando novas medidas de enfrentamento ao COVID-19.

O Decreto Nº. 012/2020 vai prorrogar ponto facultativo para o serviço público municipal, previsto no Decreto Municipal n° 006, de 17 de março de 2020, ficando estendido para o período entre os dias 06 a 20 de abril de 2020, mantido o funcionamento de todos os serviços públicos essenciais de interesse público, compreendidos no âmbito do Hospital Municipal de Icapuí, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), limpeza urbana, abastecimento de água e trânsito, que serão realizados normalmente, nos horários definidos pelos respectivos responsáveis pelos setores.

Além desses serviços, continuarão suas atividades os estritamente imprescindíveis do Sistema Administrativo da Prefeitura Municipal de Icapuí (entre eles de licitação, contabilidade, controle interno, compras e recursos humanos) terão mantidos igualmente seu funcionamento, todavia, estes poderão adotar sistema de trabalhos remotos e/ou em rodízio, sempre que possível.

Já o Decreto Nº. 013/2020, trata da regulamentação do funcionamento, no âmbito do município de Icapuí, o atendimento ao público de: bancos, instituições financeiras, correspondentes bancários e lotéricas.

Confira os Decretos 12 e 13 de 2020 na íntegra acessando os links abaixo:

#Prevenção 01/04/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Decreto regulamenta suspensão das atividades enquadráveis como situação de risco do coronavírus

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio do Decreto Nº. 011/2020 de 31 de março de 2020 regulamenta o prazo de suspensão de atendimento ao público de bancos, instituições financeiras, correspondentes bancários, lotéricas e todas as instituições que possam ter fluxo de pessoas, previsto no caput do art. 1º do Decreto Municipal nº 008/2020, de 20 de março de 2020, ficando estendido até o dia 05 de abril de 2020.

Confira o Decreto 011/2020 na íntegra acessando o link abaixo:

#Administração 10/02/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura e Sindicato negociam a Campanha Salarial para 2020

O Prefeito Lacerda Filho recebeu, na última sexta-feira, 7, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Icapuí (SINDSERPUMI), para discutir a Campanha Salarial para o ano de 2020.

O Sindicato apresentou uma proposta de reajuste salarial para os servidores do magistério e da atividade meio. O Prefeito Lacerda se mostrou disposto a analisar a proposta junto à assessoria contábil, e garantiu que o reajuste para o ano de 2020 será concedido dentro das possibilidades reais que o Município poderá oferecer.

Para o chefe do poder executivo, o reajuste salarial também é uma forma de reconhecer a atividade que os professores desempenham em sala de aula, principalmente diante do empenho e dedicação com que os índices da educação se mostram em elevação - prova disso são os prêmios Escola Nota 10. Já para as outras atividades o Prefeito entende que investir no funcionalismo público é promover meios de que o serviço possa ser de excelência e qualidade.

#SeloUnicef 29/01/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Reta final rumo ao SELO Unicef

O município de Icapuí participou ontem, 28, no Auditório do Condomínio Espiritual Uirapuri - CEU, em Fortaleza, do Seminário de Capacitação para os Articuladores Municipais e Presidentes do CMDCA.

O evento tinha como finalidade apresentar e discutir a situação dos indicadores da infância e adolescência, para orientar sobre a realização do II Fórum Comunitário e prazos para inserção dos documentos de validação na plataforma.

O seminário contou com a participação dos municípios cearenses inscritos na edição do SELO Unicef- 2017/2020.

#IcapuíRumoAoSeloUnicef

#NotaDePesar 18/12/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí lamenta falecimento de João Batista de Sousa NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Icapuí lamenta o falecimento de João Batista de Sousa, 85 anos de idade, ocorrido ontem, 17. O Prefeito Lacerda Filho e a gestão municipal se solidarizam com a sua esposa, Marli Siebra; filhos, familiares e amigos nesse momento de profundo pesar. O corpo será velado hoje, 18, na residência da família e o sepultamento acontecerá às 16h no cemitério da comunidade de Mutamba.
#ConcursoPúblico 29/11/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda Filho sinaliza realização de concurso público em Icapuí O Prefeito de Icapuí, Lacerda Filho, assinou na manhã desta quinta-feira, 28, despacho de abertura de processo administrativo com o intuito de realizar estudos preliminares de carência de servidores efetivos no município de Icapuí.

O ato aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo, presentes a primeira dama, Rhaysa Medeiros, os Secretários Municipais e a Assessoria Jurídica, que apresentou informações e os procedimentos que deveriam ser tomados para a realização do concurso público.

Neste primeiro momento será feito o levantamento dos cargos que estão em carência a fim de se quantificar as vagas que serão disponibilizadas.

A próxima fase será a autorização do concurso e nomeação da comissão que acompanhará todas as etapas de realização do certame.
#Cidadania 29/11/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Membros do Fórum dos Conselhos Municipais serão beneficiados por Lei aprovada na Câmara Municipal O conceito sobre democracia participativa, cada vez mais tem avançado no nosso município. Em Icapuí, estão se resgatando os valores éticos e constitucionais sobre a participação social, como elemento de controle público e de transparência sobre as políticas setoriais. A prova disso são os diversos Conselhos existentes, e o Fórum dos Conselhos que agrega representantes destes, a fim de direcionar e discutir políticas públicas nos diversos segmentos de nosso município.

Para acompanhar a votação do Projeto de Lei, que autoriza a concessão de diárias e ajuda de custo para os conselheiros da sociedade civil organizada, membros dos conselhos municipais estiveram no Plenário José Borges dos Reis na 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.

A Assessora de Relação com as Comunidades, Ana Paula Lima ressalta, “que essa Lei é uma demanda que já vem sendo construída e elaborada de forma coletiva com o Fórum dos Conselhos, processo este articulado pela Secretaria de Governo, que integra dezessete conselhos municipais, sendo que deste montante 50% são representantes da sociedade civil, e isso para a gestão municipal é um grande avanço na gestão participativa. Além disso, estimula os moradores a se fazerem mais presentes nesse processo, potencializando a participação, questionamentos e engajamento sócio popular nas tomadas de decisões do governo municipal”.
#ConselhoTutelar 19/11/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito sanciona Lei que institui o Dia Municipal do Conselheiro Tutelar O Prefeito sancionou, nesta segunda-feira, 18, Lei Municipal que institui o Dia Municipal do Conselheiro Tutelar. O texto, aprovado na 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Icapuí, foi sancionado sem vetos e já está em vigor.

No Dia do Conselheiro Tutelar, algumas ações podem ser promovidas, como descreve a Lei Municipal N° 812/2019, podendo ser realizadas capacitações, campanhas de conscientização, enfrentamento contra a violência e exploração sexual, tudo isso destinado a público-alvo específico do Conselho.

Aproveitando o ensejo, a Prefeitura de Icapuí parabeniza as conselheiras tutelares: Amanda Rodrigues, Christiane Alcântara, Francilvânia Rebouças, Neuma Pereira e Maria Leiliane da Silva.
#Desenvolvimento 30/09/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Secretaria de Governo capacita diretorias de associações sobre captação de recursos Em apoio às associações de moradores do município, a Secretaria de Governo, através da Assessoria de Relações com a Comunidade, vem realizando uma série de oficinas com as diretorias de associações de moradores voltadas para a captação de recursos.

A capacitação conta com elaboração de projeto e de uma planilha financeira de cada instituição. As atividades tiveram início esse mês. No total, 20 entidades comunitárias serão contempladas com essas oficinas, de acordo com calendário elaborado conjuntamente com as comunidades e a Secretaria de Governo.

"Esta capacitação é fundamental para fortalecer as organizações sociais, incrementar rodas de diálogos e se firmar diante da conjuntura política do país, fazendo das comunidades e suas organizações territórios mais organizados, mobilizados, planejados e estratégicos para que possam garantir mais autonomia e desenvolvimento local", disse a assessora de Relações com as Comunidades, Ana Paula Lima.

A metodologia adotada nas oficinas foi fruto de uma capacitação realizada no mês de agosto em Salvador-BA, em que participaram lideranças e organizações sociais de diversos Estados brasileiros com objetivo de se pensar a sustentabilidade através da mobilização de recursos voltados para as comunidades. A capacitação foi realizada pela Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE).
#Evento 15/05/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Conselheiros debatem sobre decreto presidencial que destitui conselhos de participação Representantes de diversos Conselhos Municipais se reuniram na manhã hoje, 15, na Câmara de Vereadores, durante o VIII Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais, para debater sobre o novo decreto presidencial que destitui alguns conselhos de participação. O evento foi articulado pela Secretaria de Governo, através da Assessoria de Relação com a Comunidade.

A secretária de Governo, Rosário Rebouças, abriu o evento destacando a relevância desses encontros.

"Esses momentos me deixam muito feliz, pois é a certeza de que estamos no caminho certo. Eu acredito muito no controle social, o que nos ajuda a fazer a gestão que sonhamos voltada às necessidades locais", ressaltou.

Antes de dar início às discussões sobre o tema proposto, a assessora de Relação com a Comunidade, Ana Paula Lima, fez uma breve retrospectiva dos encontros, desde as primeiras articulações.

"É todo o processo que a gente vem desencadeando através do Fórum dos Conselhos. Esse é o oitavo encontro. O mês de agosto de 2017 foi o nosso marco, foi o que gerou todo o processo que a gente vem alimentando até hoje. É essa representatividade que busca consolidar esse firme propósito de construir uma gestão participativa e compartilhada", acrescentou.

O debate ficou na responsabilidade do advogado Daniel Freitas que agradeceu a oportunidade e ressaltou a relevância do momento.

"É uma honra tratar de um tema atual e instigante. Estamos passando por um momento no país de uma série de decisões que estão mitigando a participação popular e é importante que a sociedade civil entenda e debata sobre o assunto", explicou.
#Trânsito 03/05/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Segundo encontro discute criação de associação de mototaxistas de Icapuí Os mototaxistas icapuienses que estão em processo de criação de uma associação se reuniram na tarde de ontem, 2, para receber orientações do advogado e contador Antônio Lúcio Félix e do diretor da Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI), Carlos Jeferson The Costa.

O encontro aconteceu no Centro de Pastoral Maria Elineude e foi organizado pela Secretaria de Governo que está oferecendo esse suporte, prestando uma assistência técnica de articulação institucional visando à criação da entidade que vai trazer inúmeros direitos e garantias a esses profissionais.

"Foi um momento importante em que os mototaxistas tiraram dúvidas sobre os vínculos empregatícios - já que alguns também são pescadores ou agricultores -, sobre como criar a associação, alvarás, documentação, eleição de diretoria, e também questionamentos sobre o trânsito em si", exemplificou Ana Paula Lima, da Assessoria de Relação com as Comunidades, órgão da Secretaria de Governo.

Até a próxima reunião (com a data ainda a ser definida), os profissionais deverão publicar um edital de convocação para a inscrição de chapas interessadas em formar a diretoria da associação.
#Administração 12/04/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Oficina de direcionamento estratégico debate uma Icapuí do futuro Para se construir uma cidade do futuro é preciso agir no presente e ter objetivos bem definidos, ações conjuntas e planejamento. A gestão ‘Quem ama cuida’ trabalha, no presente, com o pensamento de deixar um legado positivo para as próximas gerações. E pra nortear tudo isso, é preciso profissionalizar o processo.

Ao longo desta sexta-feira, 12, o prefeito Raimundo Lacerda Filho, secretários e gestores de todas as secretarias estão reunidos na Oh! Linda Pousada participando da Oficina de Direcionamento Estratégico realizada pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IDHA) e a Secretaria de Governo.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho abriu o evento agradecendo a presença e o empenho de todo o funcionalismo público que está engajado nesse processo.

"Espero que esse encontro ajude a vislumbrar os dois anos que restam [do mandato] e transcender além, analisando aquilo que nós queremos e o que a população quer e, olhando ainda mais longe, pensando numa Icapuí no ano de 2030 e o que a gente pode fazer para chegar muito bem lá", destacou.

A intersetorialidade e união são palavras-chave no ambiente administrativo da Prefeitura Municipal de Icapuí e isso tem que ser cada vez mais valorizado, de acordo com Arturo Jordan, do IDHA.

"Uma gestão administrativa funciona como uma orquestra, cada um com seus instrumentos, suas especialidades, trabalhando juntos, cada um agregando ao outro com o objetivo de formar um conjunto afinado", exemplificou o consultor.

Um dos momentos da programação da manhã foi a apresentação dos resultados das entrevistas e questionários aplicados pelos consultores no mês de fevereiro com o prefeito, secretários e gestores.

"A partir daí tivemos informações sobre o ambiente interno, com suas facilidades e dificuldades apontadas pelos próprios gestores e daí temos subsídios para criar um prognóstico e planejar melhor as ações para o futuro", detalhou a consultora Graça Almeida.

A participação de gestão, comunidade e empresariado é mais que importante na busca pelos objetivos.

"Estamos felizes em receber toda a equipe da prefeitura que dá um passo importantíssimo de planejar seu futuro. O que todos queremos é uma Icapuí do amanhã sempre visando o bem estar e a felicidade da população, buscando alternativas e gerando emprego e renda para todos enquanto se desenvolve", enfatizou o empresário Geraldo Menezes.
#Administração 10/04/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Desenvolvimento de Icapuí perpassa por um Planejamento Estratégico Gestão municipal realiza Oficina de Direcionamento Estratégico nos próximos dias 12 e 13 com gestores e assessores técnicos
#Município 18/02/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura auxilia processo de criação de associação dos mototaxistas de Icapuí A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Governo, está assessorando um grupo de mototaxistas do município na criação da associação municipal dos mototaxistas. O primeiro encontro aconteceu na manhã da última sexta-feira, 15, no Centro de Pastoral Maria Elineude de Carvalho.

O objetivo desse acompanhamento por parte da administração municipal é fazer com que os profissionais tenham a noção da importância que é criar uma organização para que, de fato, sejam mais reconhecidos e organizados como classe, bem como possam adquirir vários direitos - o que só é possível ter quando se cria pessoa jurídica.

O mototaxista Cássio Marques Rebouças sabe bem os benefícios da criação da entidade.

"Queremos criar essa associação para que tenhamos mais direitos, ter mais benefícios com a organização dos mototaxistas, ter mais conhecimento uns com os outros, e tendo essa associação, a gente vai ter reuniões e organização [de classe]", destacou.

A assessora de relações com a comunidade, Ana Paula Lima, que está conduzindo esse assessoramento, explica o andamento do processo.

"No próximo encontro, levaremos advogado e contador pra fazer todas as orientações legais e técnicas para que, em curto espaço de tempo, se crie de fato a associação dos mototaxistas de Icapuí, que se chamará Henrique Rebouças, em homenagem ao primeiro mototaxista que deu o pontapé inicial a essa profissão em Icapuí", enfatizou.
#Associativismo 10/12/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Roda de conversa abordará nova legislação para funcionamento de associações A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Governo, realizará na próxima terça-feira, 18, uma Roda de Conversa com presidentes de associações do município. Na oportunidade, o advogado e contador Lúcio Félix fará a apresentação da nova legislação de funcionamento dessas entidades.

A Secretaria convida todos os representantes de associações para participar desse momento, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Vereadores.
#Administração 07/12/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Recesso administrativo será entre os dias 21 de dezembro e 4 de janeiro de 2019 A suspensão temporária das atividades é concedida tradicionalmente no município
#Planejamento 16/08/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Secretaria de Governo realiza fóruns para discutir Lei Orçamentária Anual de 2019 A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Governo, realizará dois fóruns para discutir e apresentar a Lei Orçamentária Anual - LOA, prioridades e as metas a serem atingidas no ano de 2019. A pauta será discutida e avaliada com os conselheiros municipais durante o sexto Fórum dos Conselhos e com os munícipes no terceiro encontro do Fórum Comunitário Participativo.

O Fórum dos Conselhos Municipais acontecerá nesta terça-feira, 21, a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores.

Já o terceiro Fórum Comunitário Participativo, será no dia 24, às 8h30, no auditório da Secretaria de Educação.

A assessora de relações com a comunidade, Ana Paula Lima, explica a metodologia dos encontros.

"Vamos apresentar uma previsão de investimentos para o próximo ano através de ações e atividades em todos as áreas. A proposta é discutir com as comunidades, os munícipes podem dar sugestões nesse processo. Também fazer uma revisão do que as comunidades sugeriram durante o planejamento do PPA (Plano Plurianual)", disse.

OS FÓRUNS

O Fórum Comunitário Participativo conta com representantes das 36 comunidades de Icapuí, para sugerir e dialogar com o poder público problemas e anseios dos munícipes em cada localidade, fortalecendo assim, a gestão compartilhada.

O Fórum dos Conselhos Municipais, por sua vez, trabalha as políticas públicas através do diálogo com os conselheiros do município. Com participação de representantes dos diversos conselhos atuantes no município.
#Tecnologia 08/08/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Juventude participa de série de palestras sobre tecnologia do Icapuí Tech A juventude icapuiense, que participou do Icapuí Tech, saiu do evento bem informada e conectada no assunto tecnologia. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com a Escola Gabriel Epifânio dos Reis, onde aconteceu a série de palestras de ontem, 7.

Computação: de onde viemos, para onde vamos; A Tecnologia da Informação como facilitadora na Saúde e A Quarta Revolução foram as palestras ofertadas.

Leyvino Bezerra, técnico em informática (IFCE) e acadêmico de computação (UFERSA), abriu a série de palestras da noite.

"Vou tratar das principais contribuições da computação para os dias atuais, um pouco da história e evolução da computação", explicou.

O coordenador de Ciência e Tecnologia e palestrante do evento, Oton Crispim Braga, enfatizou as parcerias que estão sendo firmadas em relação à inclusão digital, como o curso Fundamentos da Informática e Internet, fruto da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), de Aracati e a Escola Gabriel, que acontece nas quintas-feiras.

"Nós temos uma preocupação com a inclusão digital e com o acesso gratuito à conhecimentos sobre tecnologia e inovação. Para isso, estamos firmando parcerias importantes e, surgiu a ideia, de realizar o primeiro evento de computação e tecnologia do município. É de suma importância que os jovens se apropriarem desse conhecimento", considerou.
#Tecnologia 26/07/2018 SECRETARIA DE GOVERNO INSCRIÇÕES ABERTAS: Segundo dia de palestras do Icapuí Tech acontecerá no dia 7 de agosto Atualizado às 9h43, 01/08/2018

O segundo dia de palestras do Icapuí Tech que aconteceria nesta sexta-feira, 27, foi adiado para o próximo dia 7 de agosto. As palestras acontecerão na Escola Estadual Gabriel Epifânio dos Reis, a partir das 19h.

Icapuí Tech é uma realização da Prefeitura de Icapuí através da Secretaria de Governo.

Palestras:

- Computação: de onde viemos, para aonde vamos.
Palestrante: Leyvino Bezerra (Técnico em Informática - IFCE e acadêmico de Computação - UFERSA).

- A Tecnologia da Informação como facilitadora na Saúde.
Palestrante: Bruno Elvis (Mestre em Ciência da Computação - UFERSA/UERN e membro do GPES (Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software) - UFERSA.

- A Quarta Revolução.
Palestrante: Oton Braga (Bacharel em Ciências da Computação - IFCE e coordenador de Ciência e Tecnologia de Icapuí).

Para realizar sua inscrição acesse o link:
#Planejamento 18/07/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura e Sebrae realizam oficina de estudo e planejamento sobre o desenvolvimento local Icapuí possui diversas potencialidades que merecem ser divulgadas mundo afora. As riquezas do município enchem de orgulho os icapuienses e são motivos para atrair turistas e investimentos. O desenvolvimento local foi tema de uma oficina de estudo e planejamento realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Governo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na manhã de hoje, 18, no auditório da Secretaria de Educação.

A atividade, que contou com o envolvimento de técnicos e secretariado local, é uma das etapas de construção do diagnóstico para o plano de investimento de Icapuí, que conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

"Icapuí quer investir, atrair investidores para o município. Nessa oficina, nós vamos avaliar potencialidades. Nós temos sol o ano inteiro, um povo receptivo e acolhedor. A principal economia, a pesca, a cajucultura. Icapuí é abençoada", destacou a secretária de Governo, Rosário Rebouças, acrescentando que a ideia é construir portfólios para divulgar as potencialidades locais.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho ressaltou a grande potencialidade turística, histórica e cultural e agradeceu a importante parceria com o Sebrae.

"Precisamos criar um ambiente de visibilidade, nós temos muitas belezas naturais. Nós vamos investir tanto na potencialidade, quanto para profissionalizar, dentro da sustentabilidade, o turismo da nossa cidade, desde a visibilidade à capacitação de atendimento", acrescentou.
#Tecnologia 16/07/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Icapuí Tech ofertará palestras gratuitas sobre tecnologia nos dias 23 e 27 Nos dias 23 e 27 de julho, a Secretaria de Governo, através da Coordenação de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Icapuí vai ofertar uma série de palestras gratuitas sobre tecnologia. O Icapuí Tech vai acontecer no período matutino no auditório da Secretaria de Educação.

Para se inscrever gratuitamente acesse o link no final desta matéria.

De acordo com Oton Braga, coordenador de Ciência e Tecnologia do município, o evento tem como objetivo divulgar o conhecimento tecnológico em prol da educação e inclusão digital.

"As palestras são para o público em geral, ou seja, não precisa ter conhecimentos prévios", enfatizou.

PROGRAMAÇÃO

- Segunda-feira (23/07)
9hs - Abertura

9h20 - Palestra: O futuro da web semântica com ontologias
Palestrante: Renato Freitas (Acadêmico de Ciência da Computação - IFCE e servidor público federal - IFCE)

10hs - Palestra: Level Up: Jogos, Realidade Aumentada e Realidade Virtual.
Palestrante: Wesley Oliveira (Desenvolvedor de Software na Avicena e acadêmico de Computação - IFCE).

10h40 - Palestra: Como aprendi a programar?
Palestrante: Pedro Michel (duas vezes finalista da Maratona de Programação Nacional e acadêmico de Ciências da Computação - IFCE).

- Sexta-feira (27/07)
9h20 - Palestra: Computação: de onde viemos, para aonde vamos.
Palestrante: Leyvino Bezerra (Técnico em Informática - IFCE e acadêmico de Computação - UFERSA).

10hs - Palestra: A Tecnologia da Informação como facilitadora na Saúde.
Palestrante: Bruno Elvis (Mestre em Ciência da Computação - UFERSA/UERN e membro do GPES (Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software) - UFERSA.

10h40 - Palestra: A Quarta Revolução.
Palestrante: Oton Braga (Bacharel em Ciências da Computação - IFCE e coordenador de Ciência e Tecnologia de Icapuí).
#Educação 10/07/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura busca parceria com a UERN para destacar história de Icapuí A Prefeitura de Icapuí vem firmando parcerias importantes com entidades e órgãos em busca de projetos para o município. Na manhã de hoje, 10, a gestão se reuniu com professores do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para viabilizar algumas atividades para destacar a história municipal.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho conversou com os educadores André Cunha, Carlos Torcato e Leonardo Rolim na busca por mais uma importante parceria que vai beneficiar os estudantes icapuienses.

A gestão expôs a vontade de construir um banco de dados sobre as produções científicas cujo município foi o tema/cenário da pesquisa; a publicação de livros; a produção de portfólios turísticos com elementos da história icapuiense; exposições; formação de professores sobre história afrodescendente e o estabelecimento de Icapuí como polo aglutinador de estágio, para que estudantes icapuienses possam atuar no próprio município.

Também participaram das discussões a secretária de Governo, Rosário Rebouças, o secretário de Educação, Diumberto Freitas e o secretário de Cultura e Juventude, Freitas Filho, o aluno do curso de História da Uern, Carlos Vicente, e os assessores jurídicos da prefeitura, Eldevan Nascimento e Fábio Henrique.

O prefeito Lacerda reforçou que a gestão está tentando resgatar um projeto voltado para a coletividade, sem personificação. A secretária de Governo disse que a universidade pode contribuir para o desenvolvimento local em todos os sentidos.

Como encaminhamento, foi marcada outra reunião para o dia 24 de julho, no Departamento de História da FAFIC, para mensurar os objetivos da parceria.
#Transparência 27/06/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Vereadores prestam contas durante Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais Um momento importante dedicado à democracia e prestação de contas dos trabalhos dos vereadores do município marcou o quinto Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais de Icapuí realizado na manhã de hoje, 27, no auditório da Secretaria de Educação. O evento foi organizado pela Secretaria do Governo.

Estiveram presentes os vereadores Jobede Cirilo, presidente da Câmara Municipal de Icapuí, o líder do governo na Casa, Cláudio Roberto, Normando Silva, Ronaldo Lucas, Kleiton Pereira e Sérgio Araújo.

Cada vereador teve um tempo determinado para explanar sobre seus projetos, indicações, emendas parlamentares e outros informes sobre suas ações como uma prestação de contas aos representantes dos diversos conselhos que marcaram presença.

"Foi um momento muito rico, de muita importância. Foi tirado como sugestão que fizesse um seminário muito maior, que nossos vereadores pudessem explanar para a população o trabalho do vereador que não é só estar no gabinete. É fiscalizar, opinar, indicar, mas também atravessamos barreiras para conseguir emendas pra ajudar o prefeito Lacerda a governar o município de Icapuí", destacou o vereador Cláudio Roberto.

O presidente da Câmara, Jobede Cirilo, parabenizou a realização de um evento bastante proveitoso.

"Tivemos espaço para poder explanar os projetos que temos colocado na Câmara, falando um pouco do mandato de cada um, projetos, indicações, emendas, leis. Todas as ações visando o desenvolvimento do nosso município e o bem estar da nossa população", ressaltou o vereador.
#Gestão 25/06/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Encontro do Fórum dos Conselhos terá prestação de contas dos vereadores O quinto Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais contará com uma prestação de contas das ações dos vereadores de Icapuí. O evento será nesta quarta-feira, às 8h30, no auditório da Secretaria de Educação.

A cada edição, o evento escolhe uma temática para ser trabalhada. No quarto encontro, no dia 24 de abril, o tema discutido foi Controle Social com a participação da promotora de Justiça, Paloma Milhomem Neiva.

A assessora de Relação com a Comunidade, da Secretaria de Governo, Ana Paula Lima, disse que o espaço estará aberto para que os participantes recebam dos vereadores as informações sobre o trabalho que estão realizando na Câmara Municipal.

"É uma forma de estar fortalecendo o diálogo, potencializando a gestão compartilhada e participativa, envolvendo esse segmento importante da sociedade que é o Legislativo, pra que os conselheiros, tanto do poder público quanto da sociedade civil organizada, tenham conhecimento do que os vereadores estão realizando nesse mandato", explica.
#Tecnologia 21/06/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Curso de Fundamentos da Informática e Internet inicia aulas com jovens icapuienses Começou hoje o curso presencial de Fundamentos da Informática e Internet para jovens icapuienses. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Governo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), de Aracati, e a Escola Estadual Gabriel Epifânio dos Reis.

As aulas vão acontecer às quintas-feiras no laboratório de informática da Escola Gabriel com duas turmas de 20 alunos cada, sendo uma de 7 às 11hs e outra de 13 às 17hs. Das 40 vagas, 20 vagas são para alunos da rede municipal de ensino, 15 para estudantes da Escola Gabriel e cinco para egressos do Ensino Médio.

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia do município, Oton Braga, a modernidade praticamente exige que as pessoas tenham conhecimentos nessa área.

"Os conhecimentos de informática são cada vez mais necessários no nosso dia a dia, qualquer pessoa precisa conhecer. É até uma disciplina de base fundamental em grades de escolas de países desenvolvidos", destacou.

A secretária de Governo, Rosário Rebouças, reforçou a necessidade de inclusão digital. "Apesar de estarmos no mundo digital, muitos de nós não estamos incluídos digitalmente e esse é o nosso grande desafio", disse ela.

O coordenador da Escola Gabriel, Sérgio de Paula, agradeceu a parceria e disse que as aulas vão fazer um melhor uso do espaço do laboratório de informática da instituição, além de capacitar os jovens nessa importante área do conhecimento.
#Administração 20/06/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Assessoria de Comunicação lança primeira edição do jornal mensal Prefeitura Informa A Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura Municipal de Icapuí lançou um novo veículo de comunicação institucional. O jornal Prefeitura Informa será mensal. A primeira edição relativa ao mês de maio traz as principais ações da gestão Quem ama cuida nesse período.

Os dois mil exemplares impressos foram distribuídos em diversos locais do município e também estão disponíveis de forma digital na internet (link abaixo).

Nas 12 páginas do informativo, o leitor vai encontrar matérias falando do prêmio Escola Nota Dez recebido pela Escola Maria Edilce Barbosa, a certificação das Unidades Básicas de Saúde com o Selo Bronze de Qualidade, a ordem de serviço para reformar o ginásio de Redonda, os números da pesca, entre outros assuntos.

Clique no endereço eletrônico abaixo para conferir esta primeira edição.
#Gestão 19/06/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Experiência com Fórum dos Conselhos Municipais de Icapuí é apresentada em Itaiçaba Uma experiência exitosa que desperta a curiosidade de outros municípios. Assim é a atuação do Fórum dos Conselhos Municipais de Icapuí, tido como uma referência de mecanismo de participação social, que foi apresentado hoje, 19, na 2ª Reunião do Fórum Regional de Conselheiros Municipais de Saúde da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), do Governo do Estado do Ceará.

Representando a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Governo, a experiência local foi apresentada por Ana Paula Lima e Aparecida Alcântara no evento realizado em Itaiçaba. Estiveram presentes ainda representantes de Fortim e Aracati.

Também participaram do evento representantes da Secretaria de Saúde de Icapuí.
#Tecnologia 30/05/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Inscrições abertas para curso de fundamentos da informática e internet Estão abertas as inscrições para o Curso Presencial de Fundamentos da Informática e Internet para jovens icapuienses. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Icapuí, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus de Aracati, e a Escola Gabriel Epifânio dos Reis.

As aulas vão acontecer às quintas-feiras no laboratório de informática da Escola Gabriel com duas turmas de 20 alunos cada, sendo uma de 7 às 11hs e outra de 13 às 17hs. A primeira aula será no dia 14 de junho.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente nas escolas da rede pública de ensino ou pelo site www.icapui.ce.gov.br no período de 30 de maio a 8 de junho de 2018.

Serão aceitas inscrições de alunos da rede pública de ensino a partir do 9º ano e de egressos da rede pública de ensino.

Das 40 vagas, 20 vagas são para alunos da rede municipal de ensino, distribuídas prioritariamente entre os dois turnos. Eles devem procurar o núcleo gestor das escolas para se inscrever. Outras 15 vagas são para estudantes da Escola Gabriel e cinco para egressos do Ensino Médio.

Os estudantes serão selecionados pela média global do desempenho bimestral e os egressos precisam escrever uma carta de intenções respondendo "Por que eu quero fazer o curso?".

Confira abaixo o edital que rege o processo seletivo e o link da inscrição:
#Município 11/05/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Convênio ajudará moradores da Ariza e Vila Nova na busca pela regularização fundiária Há mais de uma década os moradores da Ariza e Assentamento Vila Nova lutam pela regularização fundiária de suas terras. A Prefeitura Municipal de Icapuí vai ajudar nessa empreitada. A gestão se reuniu com as comunidades na tarde de ontem, 10, na casa de farinha de Vila Nova, para assinar um convênio que visa contratar um advogado para acompanhar o processo.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho disse que é um prazer poder dar essa contribuição assinando esse convênio.

"Evidentemente, não vamos deixar de lado. Vamos acompanhar de perto, buscando êxito nessa ação que dá a titulação às terras, para que vocês possam ter, de fato e de direito, um pedaço de terra que tanto esperam", ressaltou.

A assessora de Relações com a Comunidade, Ana Paula Lima, enfatizou a importância da parceria entre a prefeitura e a associação de moradores dessas comunidades.

"Através das associações de moradores das duas comunidades que solicitaram essa parceria com a gestão municipal de Icapuí, foi assinado o convênio para dar continuidade a essa causa justa, que há tantos anos merece esse reconhecimento, essa regularização", destacou.

Os moradores agradeceram o apoio a essa causa que se arrasta há mais de uma década.

"Quero agradecer ao nosso prefeito, por estar do nosso lado. Posso dizer que essa assinatura foi tudo, por essa assinatura nós vamos conseguir nossos títulos", agradece Maria Nazirene Lopes, do Assentamento Vila Nova.

José Carlos da Silva Neto, integrante da comissão Pastoral da Terra da Igreja Católica, que é parceira das famílias, também participou do momento.

"Entendemos que esse convênio é importante pela necessidade que eles têm de uma demanda de ações na justiça. Esse advogado irá nos ajudar nesses processos", acrescentou.
#Administração 11/05/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura instaura PAD's para apurar supostas irregularidades cometidas por servidores A Prefeitura Municipal de Icapuí instaurou 29 Processos Administrativos Disciplinares (PAD's) para apurar supostas irregularidades cometidas por servidores municipais. Acúmulo ilegal de cargos e abandono de cargo são os principais motivos das investigações.

Os outros PAD's averiguam insubordinação grave em serviço, crime contra a administração pública, falsidade ideológica, incontinência pública, entre outros. Os processos foram publicados no diário oficial do município nos últimos dias.

A instauração dos Processos Administrativos Disciplinares reforça o interesse e o zelo da gestão municipal com o patrimônio e serviço públicos e respeito aos princípios gerais da administração pública.
#Gestão 24/04/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais discute controle social com promotora Os representantes dos conselhos municipais de Icapuí participaram de uma roda de conversa sobre controle social com a promotora de justiça Paloma Milhomem Neiva durante o IV Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais O evento realizado na Câmara dos Vereadores na manhã de hoje, 23, foi articulado pela Secretaria de Governo.

A secretaria Rosário Rebouças ressalta que a atual gestão municipal tem apostado nos espaços de discussão como esse evento para se aproximar dos cidadãos.

"Entendemos que as políticas públicas devem ser implementadas a partir da gestão participativa. É muito importante momentos como esse para estarmos em constante diálogo com as comunidades, ouvindo suas reivindicações e dando respostas aos problemas", enfatizou.

A representante do Ministério Público disse que todos os conselhos têm a ver com o órgão em que atua. Na maior parte do tempo, a promotora respondeu diversas perguntas dos conselheiros sobre variados temas.

"É um trabalho muito importante esse dos conselhos para cobrar do poder público políticas públicas que atendam os anseios da população, para fiscalizar os gestores e buscar a efetividade das demandas", resumiu Paloma Milhomem.

A cada encontro bimestral, o Encontro do Fórum dos Conselhos discute uma temática específica. Controle social foi o tema escolhido para esse momento.

"O controle social é uma das práticas da gestão pública municipal que traz como essência a fiscalização, o acompanhamento e o monitoramento junto às práticas de políticas públicas", informou Ana Paula Lima, assessora de Relação com a Comunidade.

Para o presidente do Conselho Municipal de Educação, Clotenir Damasceno Rabelo, a temática teve um sentido muito significativo porque juntou num diálogo leve, mas intenso, os representantes dos órgãos de controle social locais com o instrumento fundamental de exercício desse controle no judiciário, representado pela Promotora Paloma Milhomem.

"No âmbito da necessidade que colocamos de dar mais poder aos conselhos na sua ação cotidiana, de fazê-los mais efetivos e reconhecidos nos processos decisórios das políticas publicas, parece que com esse encontro se abriu um canal mais direto, mas acessível, para que nós conselheiros possamos intervir mais decisivamente nesse controle, por meio dessa parceria clara e determinante que é a promotoria de justiça", explicou Clotenir.
#Administração 19/04/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura reverte imóvel e cede para uso da comunidade do Berimbau O uso do prédio da antiga Escola Francisca Emília Maia, do Berimbau, está de volta aos moradores. O imóvel estava sob a administração de uma associação de aquicultores e agora será usada, de fato, pela comunidade.

Na tarde de ontem, 18, o prefeito Raimundo Lacerda Filho entregou o decreto municipal nº 011/2018, do dia 27 de março, que faz a reversão do bem ao município e ouviu dos populares as sugestões para a utilização da estrutura a partir de agora.

A comunidade reivindicou ao prefeito, secretários e vereadores que o prédio passe por uma reforma para oferecer serviços de saúde, educação e lazer aos moradores.

"Nós queremos saber de vocês as indicações e sair daqui com os encaminhamentos, com nossa equipe de engenharia sabendo em que vai trabalhar", disse o chefe do executivo municipal abrindo a reunião de ontem à tarde.

Ouvir a população é uma das características mais fortes da Secretaria de Governo que ficou responsável pela articulação do momento de cidadania. "Essa gestão está ouvindo as pessoas, querendo saber delas suas necessidades, incentivando a participação popular na busca de resolver os problemas de todos", destacou Ana Paula Lima, assessora de Relação com a Comunidade.

A moradora Damiana Alves pensou em algumas alternativas. "Acho que poderia ser utilizado para algum serviço de saúde, aulas de reforço para nossas crianças e alguma atividade para nossos idosos", exemplificou.

As equipes da prefeitura anotaram todas as sugestões dadas. A partir de agora será elaborado um projeto de reforma, construção de muros, espaço de lazer para crianças, reforma da quadra e construção de novos ambientes para o uso comunitário.

DECRETO

O mesmo documento diz ainda que as secretarias de Cultura e Juventude e de Turismo e Esporte devem apresentar um plano de trabalho que vise o desenvolvimento de ações de fomento à cultura, políticas de juventude e esporte na comunidade.

"Estamos trabalhando nesse processo e esperamos entregar o quanto antes", adiantou o secretário de Cultura e Juventude, Manuel de Freitas Filho.
#Agenda 17/04/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Secretaria de Governo convida conselheiros para o IV Encontro do Fórum do Conselhos Municipais A Secretaria de Governo convida os conselheiros de Icapuí para participar do IV Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais que será realizado na próxima segunda-feira, 23, na Câmara dos Vereadores, a partir das 8h30. Na oportunidade, haverá uma roda de conversa sobre controle social com a promotora de Justiça de Icapuí, Paloma Milhomem Neiva.

"Como o Ministério Público trabalha também com o controle social, que é um dever dos conselhos, que trabalha o controle social junto às práticas das políticas públicas, então estaremos juntando o útil ao agradável [com o evento]. Será um momento formativo, de fortalecimento institucional dos conselhos e também para provocar um processo de parceria entre o Ministério Público e os Conselhos Municipais na perspectiva de fortalecer o controle social junto às práticas das políticas públicas", explica a assessora das Relação com a Comunidade, Ana Paula Lima.
#Município 27/03/2018 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA OFICIAL: Prefeitura de Icapuí esclarece sobre carro adesivado em estacionamento de shopping "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós".

Em outras palavras, que não as de Mateus, é preciso cuidado com o que se vê, para não julgar sem medida. A imagem de um carro com adesivos da Prefeitura no estacionamento de um shopping em Fortaleza foi suficiente para toda sorte (ou revés) de juízo, por uma muito pequena parcela de pessoas. A Prefeitura Municipal de Icapuí esclarece que o referido veículo nem sequer foi entregue à cidade, embora faça parte de uma nova frota alugada, por meio de licitação. O proprietário da locadora, durante teste de calibragem de pneus, parou no shopping para assunto de ordem pessoal.

Quem não quer o mal, simplesmente não precisa julgar; quem quer o bem, pelo contrário, comemora, pois, que legal, o veículo está adesivado, calibrado, e prestes a vir nos servir. Isso, sim, é motivo de orgulho.

Falando em julgamento, não percam o espetáculo A Paixão de Cristo, nos dias 29 e 30 de março. O maior julgamento da história, contado por centenas de pessoas num momento cultural incrível para toda a família. Vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo.
#Transparência 28/02/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Fórum Comunitário Participativo possibilita diálogo direto entre governo e população Gestão municipal e população discutindo problemas e soluções para Icapuí foi o que marcou o segundo Fórum Comunitário Participativo, realizado na manhã de hoje, 28, na Escola Horizonte da Cidadania, em Redonda. O diálogo franco deu a tônica do evento que reuniu prefeito, secretários, associações e representantes das 36 comunidades do município.

A programação foi montada para que as secretarias e autarquias municipais fizessem uma prestação de contas à população do que foi realizado no ano passado. Ao final das explanações, os populares usaram o espaço para questionamentos, elogios, sugestões, críticas e tirar dúvidas.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho disse que o Fórum Comunitário Participativo é importante para lembrar que 2017 foi um ano de muito aprendizado, enfrentamento das dificuldades e conquistas. O chefe do poder executivo municipal está otimista com o que vem pela frente.

"Acredito que 2018 será um ano significativo. Temos um embasamento, uma equipe compromissada com um projeto público coletivo, que coloca como prioridade as demandas das comunidades, com o sentimento onde emana a vontade popular", disse o prefeito.

A titular da Secretaria de Governo, Rosário Rebouças, agradeceu a participação de todos no evento que é uma clara demonstração de cidadania e democracia.

"Acreditamos muito nesse diálogo com as comunidades. É um momento da gestão como um todo prestar contas. Gostaria de agradecer a cada um por deixar seus afazeres e vir aqui, a estar comprometido com a construção de um município melhor, um lugar melhor pra se viver", destacou.

Rogério Maia, um dos representantes da comunidade de Peixe Gordo, disse que é através do Fórum que os cidadãos expõem aos secretários, prefeito e vereadores as reivindicações e os elogios às gestões.

"Vale ressaltar que muitas pessoas desconhecem o total valor e importância do Fórum. É nele que unimos cada vez mais as forças para termos uma cidade de maior qualidade para os que nela habitam e visitam", comentou.

BALANÇO DAS AÇÕES

Em 2017, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi completamente reestruturado. O órgão não possuía almoxarifado, veículos, computadores, ferramentas e fardamento, por exemplo. O sistema de abastecimento de água foi modernizado, novos poços foram perfurados e a autarquia firmou parceria com agências bancárias para receber o pagamento das contas de água, dando mais segurança e transparência com o dinheiro público.

Na área da saúde, destaque para a entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Redonda, com um prédio inteiramente novo, moderno, climatizado, com equipe qualificada, e equipamentos para prestar um serviço de qualidade.

O Hospital Municipal Maria Idalina voltou a ter status de hospital, foi reformado e estruturado para melhorar os atendimentos. O Centro de Reabilitação de Icapuí ganhou um novo espaço de funcionamento e a construção da UBS de Peixe Gordo foi retomado e deve ser entregue em breve.

A oferta do transporte escolar, a aquisição de materiais pedagógicos, a formação continuada de professores e a melhoria do desempenho dos alunos são os destaques da educação municipal.

Quando o assunto é administração e finanças, vale enfatizar que o município deu um salto considerável no uso do Portal da Transparência. Icapuí tinha nota zero em 2016 e subiu para 9,25 em 2017, segundo pesquisa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. O município voltou a ter credibilidade com os fornecedores e passou a pagar os salários antes do final de cada mês.

A criação da Secretaria de Cultura e Juventude, a realização de eventos, capacitações, mobilizações, campanhas educativas, a recuperação e abertura de corredores, a melhoria da pavimentação, limpeza, coleta de lixo, estruturação dos currais de pesca, distribuição de leite, entre outras ações, foram apresentados pelas secretarias de Cultura e Juventude; Esporte e Turismo; Assistência Social; Infraestrutura e Saneamento; Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA).
#Administração 20/02/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí prestará contas das ações em encontro com as comunidades Discutir necessidades, propor medidas e avaliar ações são os principais objetivos do II Encontro do Fórum Comunitário Participativo, no dia 28 de fevereiro, a partir das 8hs, na Escola Horizonte da Cidadania, em Redonda. O evento organizado pela Secretaria de Governo é um espaço para o diálogo ainda mais efetivo entre a gestão municipal e os representantes das 36 comunidades de Icapuí.

De acordo com Ana Paula Lima, assessora de relações com as comunidades, o foco deste encontro está voltado para uma prestação de contas por parte da gestão, do que foi feito pelas secretarias municipais no ano passado.

"Os membros das comunidades terão seu espaço para opinar, fazer suas colocações, questionamentos, críticas e sugestões. É uma troca de informações, ideias, um diálogo com a sociedade, tecnicamente é uma forma de trabalhar a gestão compartilhada", destacou a socióloga.
#Segurança 02/02/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Autoridades e sociedade civil discutem segurança pública em Icapuí A quadra da Escola Mizinha foi cenário de um diálogo sobre a "Segurança pública: por um Icapuí mais tranquilo", realizado pelo Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) e a Prefeitura Municipal de Icapuí na manhã de hoje, 2.

Participaram das discussões o prefeito Raimundo Lacerda Filho, a juíza da comarca de Icapuí, Danúbia Nicolau, secretários, vereadores, a gerente da agência do Banco do Brasil de Icapuí, Anicácia Matias, o tenente e presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social do município, Ricardo Ponciano e sociedade civil.

O presidente do Conselho, tenente Ricardo Ponciano classificou o momento de diálogo como muito importante.

"Segurança pública não se faz só com repressão, há um arcabouço de possibilidades de se fazer segurança pública, quem decide segurança pública é a sociedade", enfatizou.

O prefeito Lacerda Filho agradeceu a atuação do policiamento de Icapuí e destacou a necessidade de um cuidado maior por parte da Secretaria de Segurança do Estado em relação ao município.

"Precisamos nos unir e sensibilizar o secretário de segurança pública que Icapuí é um município divisa e necessita de uma atenção a mais", destacou reforçando o total apoio que prefeitura oferece ao policiamento local.

Lacerda Filho ressaltou ainda que continua a se mobilizar em relação à segurança e estará na próxima semana dialogando com a delegada Juliana para articular um momento e buscar melhorias junto aos órgãos competentes de segurança pública.
#Administração 01/12/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí faz nova convocação de aprovados em concurso público A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o 14° edital de convocação dos aprovados no Concurso Público, Edital 001/2013 e suas respectivas retificações, homologado em 18/11/2013.

Todos os convocados deverão comparecer à Secretaria de Administração e Finanças/Gerência de Pessoal, no período de 04/12/2017 à 08/12/2017, no horário das 08:00h às 13:00h, munido da documentação (cópia autenticada ou acompanhada do original), necessária à nomeação para investidura nos cargos respectivos, sendo que, o não comparecimento do candidato no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar do primeiro dia útil seguinte à data da publicação do presente Edital de Convocação, implicará na renúncia do mesmo ao cargo convocado.

O edital de convocação está disponível no link abaixo.
#Município 29/11/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Segundo Fórum dos Conselhos Municipais de Icapuí socializa ideias e ações Os representantes dos conselhos municipais estiveram reunidos na manhã de hoje, 29, no auditório da Secretaria de Educação, participando do segundo Fórum dos Conselhos Municipais de Icapuí. O momento foi de socialização de ideias e ações para fortalecimento das organizações da sociedade civil.

O Fórum dos Conselhos Municipais é uma articulação da Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Governo, que objetiva potencializar e fortalecer os conselhos.
#Administração 17/11/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí publica edital de convocação de aprovados no concurso público A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o 13° edital de convocação dos aprovados no Concurso Público, Edital 001/2013 e suas respectivas retificações, homologado em 18/11/2013.

Todos os convocados deverão comparecer à Secretaria de Administração e Finanças/Gerência de Pessoal, no período de 20/11/2017 à 25/11/2017, no horário das 08:00h às 13:00h, munidos da documentação (cópia autenticada ou acompanhada do original) necessária à nomeação para investidura nos cargos respectivos.

O edital de convocação está disponível no link abaixo.
#Planejamento 01/11/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Assessoria de Relação com a Comunidade avalia atividades e planeja novas ações A Assessoria de Relação com a Comunidade, vinculada à Secretaria de Governo, se reuniu na manhã de hoje, 01, para fazer uma avaliação das ações realizadas em outubro e planejar as atividades do mês de novembro.

A equipe finalizou um diagnóstico da situação dos conselhos municipais. A próxima etapa será a criação de uma plataforma dentro do site da Prefeitura Municipal de Icapuí com informações de como estão organizados os conselhos e como as políticas de controle social estão sendo desenvolvidas a partir deles.

Outra ação em curso é a realização de um diagnóstico para identificar como as associações diversas que existem no município estão funcionando, para em seguida, planejar parcerias. “Futuramente poderemos construir projetos e contribuir para melhorar e fortalecer a organização comunitária e social de Icapuí”, explicou a socióloga Ana Paula Lima.
#Gestão 27/10/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Secretaria de Governo de Icapuí conhece experiências de gestão em Irauçuba Conhecer outras realidades, exemplos de boas práticas na gestão pública e a troca de experiências administrativas foi o objetivo da visita de uma comitiva da Secretaria de Governo de Icapuí à cidade de Irauçuba, distante 150 km de Fortaleza.

A equipe composta pela secretária de governo, Maria do Rosário Rebouças da Silva, a assessora de relações com as comunidades, Ana Paula Lima, o assessor técnico, José Romário Souza da Silva e o superintendente de compras, Carlos José da Silva, participou de diversas atividades na quinta-feira, 26, no município que fica localizado na microrregião de Sobral.

A experiência Aliança da Cidadania, implantada pelo prefeito Raimundo Nonato, chegou a ser publicada em livro e é um exemplo a ser seguido. Trata-se de um colegiado que reúne presidentes de associações diversas, vereadores, secretariado e outros representantes da comunidade para discutir demandas, destinar recursos e decidir as ações prioritárias para a população.

“A Aliança da Cidadania é um projeto muito parecido com o Fórum Comunitário Participativo que temos em Icapuí. Foi uma experiência riquíssima que ajudará a consolidar a metodologia do Fórum”, ressaltou a secretária de governo.

A ideia do Fórum Comunitário Participativo é reunir e ouvir dos representantes das comunidades quais são as demandas para que o município tenha ciência das necessidades e execute políticas públicas para o alcance dos objetivos.

Dialogando com a comunidade, dialogando com a juventude, reuniões mensais com secretários, capacitações para equipe de gestores, momentos de diálogo com a população foram algumas das ações conhecidas de perto pela equipe icapuiense em Irauçuba.
#Emprego 26/09/2017 SECRETARIA DE GOVERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ TORNA PÚBLICO O 12º EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO 001-2013 O Prefeito Municipal de Icapuí convoca os aprovados no concurso 001/ 2013 para comparecerem à Secretaria de Administração e Finanças/ Gerência de Pessoal no período de 26 de Setembro a 2 de Outubro, munidos da documentação necessária à nomeação.
O não comparecimento implicará na renúncia do mesmo ao cargo.


Clique aqui e baixe o Edital

#Desenvolvimento 31/07/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito de Icapuí e Governador do Estado do Ceará assinam Ordem de Serviço A população de Icapuí tem motivos para comemorar! É que o Prefeito Lacerda Filho esteve na manhã de hoje (31), acompanhado de seu secretariado e dos vereadores, com o Governador do Estado, Camilo Santana, na Solenidade de Assinatura da Ordem de Serviço da construção da estrada que liga Mutamba a Redonda.
#PrefeituraDeIcapuí #QuemAmaCuida #LacerdaTrabalhador
#Transparência 20/06/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda Filho convida novos Servidores para Solenidade de Entrega das Portarias de Nomeação O Excelentíssimo Senhor Prefeito de Icapuí, Lacerda Filho, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Solenidade de Entrega das Portarias aos novos servidores aprovados em Concurso Público, segundo o 11º Edital de Convocação. Contamos com a sua participação.

Local: Pousada Amora Mar - Praia de Barreiras
Data: 21/06/2017 (quarta-feira)
Horário: 15h
#Gestão 30/05/2017 SECRETARIA DE GOVERNO RODA DE CONVERSA COM O SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ICAPUÍ O Prefeito Lacerda Filho, convida a todos e todas funcionários e funcionárias da Prefeitura Municipal de Icapuí, para que juntos possamos sentar e conversar sobre aspectos gerais da administração pública. Contamos com a participação de todos!
#Desenvolvimento 23/05/2017 SECRETARIA DE GOVERNO PREFEITURA DE ICAPUÍ REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA Fiscalização e Licenciamento das Embarcações para o início da pesca serão a pauta da Audiência.
#Administração 17/05/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito de Icapuí e Vereadores se reúnem com Governador do Estado do Ceará!
#Desenvolvimento 17/05/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito de Icapuí se reúne com o Secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado do Ceará Ontem, 16, o Prefeito Lacerda Filho esteve em Reunião com o Secretário Adjunto de Segurança Pública, o Cel Alexandre Ávila, juntamente com os Vereadores Jobede Cirilo, Marjorie Lacerda, Felipe Maia, Cláudio Roberto, Ronaldo Lucas, Sérgio Araújo e Almir Alcântara, o Secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, e o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Texeira. Esta Reunião teve como objetivo discutir as políticas de segurança pública para o município de Icapuí, haja vista que a segurança é um das grandes preocupações do Prefeito Lacerda.

Na oportunidade o Prefeito solicitou ações emergenciais para a segurança no município, bem como ações para combater a criminalidade e melhorar a segurança da população. Para efetivação dessas políticas de segurança discutiu-se com o Secretário Adjunto a possível instalação de uma Base da Polícia Militar na Praia de Redonda, 3 (três) viaturas, e mais policiamento para o município.

#IcapuíQuemAmaCuída
#Transparência 12/05/2017 SECRETARIA DE GOVERNO 11 º EDITAL DE CONVOCAÇÃO / CONCURSO 2013 O Prefeito Municipal de Icapuí, no uso de suas atribuições legais:
Em atenção a decisão judicial constante do processo nº 6182-
28.2016.8.06.0089 consistente em sentença de 1° grau, convoca a SRA. MARIA
EDITE REBOUÇAS VIANA, em atendimento a ordem judicial, emanada de
DECISÃO DEFINITIVA em mandado de segurança, sujeita a reexame necessário,
13ª classificada, para o cargo de OPERADOR DO SISTEMA DO SAAE, no Concurso
Público, Edital 001/2013 e suas respectivas retificações, homologado em 18/11/2013.
Em atenção a decisão judicial constante do processo nº 6181-
43.2016.8.06.0089 consistente em sentença de 1° grau, convoca a SRA. VALERIA
REBOUÇAS VIANA, em atendimento a ordem judicial, emanada de DECISÃO
DEFINITIVA em mandado de segurança, sujeita a reexame necessário, 15ª
classificada, para o cargo de OPERADOR DO SISTEMA DO SAAE, no Concurso
Público, Edital 001/2013 e suas respectivas retificações, homologado em 18/11/2013.
Em atenção a decisão judicial constante do processo nº 4547-
46.2015.8.06.0089 consistente em sentença de 1° grau, convoca o SR. ANTONIO
FRANCISCO BRUNO SOARES BATISTA, em atendimento a ordem judicial,
emanada de DECISÃO DEFINITIVA em mandado de segurança, sujeita a reexame
necessário, 2° classificado, para o cargo de REDATOR DA RÁDIO, no Concurso
Público, Edital 001/2013 e suas respectivas retificações, homologado em 18/11/2013.
Convoca, ainda, os candidatos aprovados, por ordem crescente de
classificação, no Concurso Público, Edital 001/2013 e suas respectivas retificações,
homologado em 18/11/2013, cuja relaç
ão consta em anexo.

Clique aqui e baixe o Edital de Convocação

www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 16:49:53