CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Coronavírus 15/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Fisioterapia e COVID-19. Entenda a importância destes profissionais na recuperação dos pacientes

Dentre as especialidades da área da saúde, uma que se mostrou de grande importância nesse período pandêmico, foi a Fisioterapia, profissionais que estão contribuindo de maneira direta e indireta na recuperação dos pacientes diagnosticados com a COVID-19.

Para quem acha que estes especialistas só sabem fazer massagem, se enganou e muito, eles têm atuado na linha de frente na pandemia e seus campos de atuação incluem desde medidas preventivas, como forma dos quadros clínicos respiratórios não se agravarem, como também no período de internação e na reabilitação dos pacientes pós-alta.

Nessa linha de atuação, em Icapuí, não tem sido diferente, os fisioterapeutas do Centro de Reabilitação de Icapuí (CRI) estão direcionando grande parte de seus atendimentos na recuperação dos pacientes acometidos da COVID-19 e garantindo atendimento prioritário.

Segundo Juliana Medeiros, Coordenadora do CRI, a equipe de fisioterapeutas formada pela ela, e mais por Tibéryo César e Ellen Rafaela, tem prestado serviços essenciais na recuperação dos pacientes diante dos vários tipos de sequelas apresentadas.

Sabe-se que o Sars-CoV-2 pode se manifestar de formas variadas entre as pessoas, e o tratamento pós-covid adequado vai depender da evolução da doença e de um check-up médico para avaliar o quadro de saúde.

Os cuidados vão desde reabilitação motora e física, para pacientes que ficaram internados por muito tempo sem se movimentar, e principalmente respiratória, recuperando possíveis lesões pulmonares além de outras sequelas, devolvendo assim qualidade de vida ao paciente.

"É muito satisfatório quando podemos ajudar as pessoas e permitir que elas voltem a ter uma vida normal, mesmo diante de todas as adversidades que estamos vivendo. Essa é a nossa função, esse é o nosso trabalho!" afirma Juliana.

#Coronavírus 22/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Município de Icapuí realiza Dia D de vacinação contra a COVID-19

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Saúde, realiza hoje, 22, o Dia D de vacinação contra a COVID-19. A expectativa é que sejam aplicadas mais de 800 doses do imunizante, aumentando assim o percentual de pessoas vacinadas no município.

Hoje, o percentual de pessoas vacinadas com a 1ª dose é de 28,39%, enquanto que o percentual para a 2ª dose é de 10,21%. Esses índices colocam o município de Icapuí em 14° lugar no ranking de municípios que mais aplicaram vacinas no Estado do Ceará. Uma posição de destaque e que demonstra todo um trabalho dedicado ao bem-estar da população.

Para o Prefeito Municipal, Lacerda Filho, a vacinação é o único caminho para que possamos sair dessa situação e podermos voltar às nossas atividades. Precisamos que as pessoas se cadastrem e assim mais doses das vacinas possam vir para Icapuí, garantindo assim que continuemos avançando nesse processo de imunização.

O Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, ratifica a fala do Prefeito Municipal e acrescenta que está fazendo todo o possível para que mais vacinas possam continuar chegando ao município e que não seja interrompida a dinâmica da vacinação, contudo ressalta a importância do cadastramento e pede a colaboração da população para que possam contribuir na divulgação dos benefícios da vacinação e que assim mais pessoas possam ser imunizadas.

#VacinasSalvamVidas

#VacinaIcapuí

#Coronavírus 12/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito de Icapuí sanciona Lei para aquisição de vacinas para combater a Pandemia do Coronavírus

Na manhã de hoje, 12, o Prefeito de Icapuí, Lacerda Filho, sancionou a Lei onde ratifica o protocolo de intenções firmado entre os municípios brasileiros, que tem como finalidade a aquisição de vacinas para combater a pandemia do coronavírus.

O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras - CONECTAR, é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos do Brasil (FNP), que busca dar celeridade a aquisição das vacinas e também outras finalidades de interesse público relativas à compra de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.

Este movimento dos municípios brasileiros na luta por mais vacinas para a população, teve início após a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de que os estados e as cidades pudessem comprar e distribuir doses do imunizante.

O Prefeito Lacerda garante que participar desse Consórcio juntamente com os demais estados e cidades brasileiras que estão se unindo em prol da compra da vacina, é uma forma de garantir que todos os munícipes possam ser vacinados e que isso aconteça com o mais rápido possível.

A Lei Municipal Nº. 849/2021 e o Protocolo de Intenções, serão encaminhados à FNP, para se unir às iniciativas de mais de 1.292 cidades, sendo 20 capitais, que já aderiram ao Consórcio e assim contribuir de maneira positiva na luta da aquisição das vacinas.

#Coronavírus 19/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde recebe do Governo do Estado equipamento para acondicionar vacinas contra a Covid-19

O município de Icapuí já se prepara para receber as vacinas contra a Covid-19. Há alguns dias, a secretaria municipal de Saúde recebeu do Governo do Estado uma câmara fria com capacidade de 200 litros para ser utilizada prioritariamente no armazenamento dos imunizantes. O equipamento custa no mercado, em média, R$ 9.200,00.

"Quando estiverem disponíveis no município as vacinas contra a covid-19, a Secretaria de Saúde já está preparada para mantê-las em temperatura adequada, facilitando a logística de armazenamento e distribuição", citou a coordenadora de imunização do município, Lourdes Maria Barbosa Reis.

O município de Icapuí também já concluiu o plano de operacionalização da campanha de imunização contra a covid-19, com a definição de metas e estratégias. Além disso, os técnicos da Secretaria de Saúde já estão cadastrados no sistema do Ministério da Saúde para unificar as informações municipais relativas à campanha, tão logo o Governo Federal disponibilize as vacinas.

O secretário de Saúde, Reginaldo Alves, detalhou as fases de imunização:

"Os grupos prioritários são os trabalhadores de saúde, num primeiro momento idosos acima de 75 anos, numa segunda fase idosos entre 60 e 74 anos, na terceira fase pessoas com comorbidades, como diabetes e hipertensão, e na quarta fase professores, profissionais da segurança municipal e agentes de trânsito", esclareceu.

A expectativa é que até a próxima quarta-feira, 20, o município receba os insumos necessários para garantir a imunização, que são as seringas e agulhas, que foram adquiridas pelo Governo do Estado.

Nesta terça, 19, deve chegar ao município o primeiro lote de vacinas, que representa 34% da meta para os trabalhadores de saúde do município.

Nessa primeira etapa, a imunização contemplará, em ordem de prioridade, os servidores que atuam no hospital municipal, no Samu, nas Unidades de Saúde e no Centro de Covid.

Outros lotes do imunizante devem chegar paulatinamente ao município e o cronograma de vacinação será atualizado, de acordo com a etapa vigente.

"Todos os insumos de imunobiológicos são responsabilidade da União. Ou seja, é o Governo Federal que decide a quantidade de vacinas destinadas a cada município, e define os grupos prioritários e a meta de vacinação", pontuou Reginaldo Alves.

É condição pra receber a vacina estar vinculado a uma Unidade Básica de Saúde ou cadastrado no Conecte-sus, aplicativo do Ministério da Saúde.

Por Saulo Rebouças - Secretaria de Saúde.

#Coronavírus 15/12/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí publica Decreto com medidas de combate a COVID-19 com foco principal nas festas de fim de ano

A Prefeitura Municipal de Icapuí, pulicou hoje, 15, o Decreto Municipal N°. 072/2020 que trata das medidas de combate a COVID-19 com foco principal nas festas de fim de ano.

A decisão de se tomar medidas cada vez mais restritivas estão fundamentadas em estudos e dados epidemiológicos do município, que segundo informações da Secretaria de Saúde, o Município encontra-se com elevado índice da taxa de transmissão da COVID-19, que hoje está em 1.23. Ou seja, para cada 100 pessoas infectadas podem contaminar 123 novos indivíduos.

Outro dado bastante pertinente que foi considerado, foi o aumento do número de casos positivos nas últimas três semanas epidemiológicas com 44% de taxa de positividade, o que classifica o município em nível de alerta 4 (alerta altíssimo), sendo este o maior nível de alerta, demonstrando que o município está em situação preocupante com relação a COVID-19.

Diante das restrições a serem seguidas existem recomendações para os equipamentos turísticos, pousadas e afins e para eventos públicos e/ou particulares, com o objetivo principal de garantir a proteção a vida dos nossos munícipes e visitantes. O Decreto está disponível no link abaixo para conhecimento de todos os interessados.

#Coronavírus 02/12/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí regulamenta suspensão da realização de eventos e outras medidas pelo Decreto Nº. 067/2020

O município de Icapuí está vivendo uma situação atípica diante da Pandemia do Coronavírus, prova disto, é o elevado índice da taxa de transmissão da COVID-19 no município, que hoje está em 1.23. Ou seja, para cada 100 pessoas infectadas podem contaminar 123 novos indivíduos;

Outra informação relevante diante desse cenário é o aumento de casos positivos nas últimas três semanas epidemiológicas com 44% de taxa de positividade e que o município de Icapuí, encontra-se em nível de alerta 4 (alerta altíssimo), sendo este o maior nível de alerta, o que demonstra que o município está em situação preocupante com relação a COVID-19.

Nesse sentido a Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o Decreto Nº. 067/2020, que dispõe sobre a prorrogação das medidas de isolamento social, até 13 de dezembro de 2020, permanecendo em vigor no Município de Icapuí, os critérios de isolamento social definidos neste Decreto.

O Decreto ainda regulamenta que deverão permanecer, até determinação em contrário, suspensos em todo o território Municipal:

I - eventos de qualquer natureza, público ou privado, com aglomeração de pessoas;

II - atividades coletivas em espaços e equipamentos públicos e privados, tais como shows, festas, congressos, apresentações teatrais, sessões de cinema, comemorações e eventos turísticos que incentivem a circulação de pessoas em barracas de praia e restaurantes;

III - reuniões, para quaisquer fins, realizadas em âmbito público ou privado que ensejem aglomerações com risco de disseminação do contágio

Todas as informações acima apresentadas estão contidas no Decreto 067/2020 e no Parecer Técnico anexo ao Ofício GABSEC nº 2020/4411, oriundo da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, e que as medidas apresentadas foram fundamentadas nestes documentos, e seguiram criteriosamente as recomendações dos órgãos de vigilância em saúde, portanto diante do cenário atual, risco iminente de uma segunda onda recomenda cancelamento de eventos sociais.

Acesse o Decreto na íntegra no link abaixo:

#Coronavírus 12/08/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí implanta Centro de Atendimento para o enfrentamento à COVID-19

Na última semana, a Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou, em caráter excepcional e temporário, o Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19.

O principal objetivo é o atendimento aos casos de síndrome gripal, causada ou não pela covid-19, tornando esse equipamento de saúde a principal referência para o enfrentamento da doença em âmbito municipal.

Para o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, essa é mais uma conquista dos icapuienses, que agora contam com mais esse reforço na prevenção e tratamento dos casos de covid-19.

"Esse é um espaço de cuidado que nos permitirá ampliar nossa capacidade de atendimento aos casos suspeitos e facilitará o monitoramento dos casos confirmados de Covid-19. Significa que poderemos oferecer um tratamento mais ágil e direcionado aos casos suspeitos e aos pacientes acometidos pela doença, e isso é realmente uma grande conquista da população", reforçou.

O serviço, localizado ao lado da Unidade de Saúde Pedro Rebouças, na Rua Newton Ferreira, possui uma equipe de profissionais exclusiva, composta por médico, enfermeiro, recepcionista, técnicas de enfermagem e auxiliar de serviços gerais.

O público atendido no Centro poderá ser encaminhado das unidades de atenção primária, hospital, CAPS, Centro de Reabilitação e livre demanda. O serviço funcionará de segunda à sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

#Coronavírus 20/07/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Decretos municipais são revisados e publicados com alterações

Em atendimento às prerrogativas previstas no Decreto Estadual publicado no último fim de semana, a Prefeitura Municipal de Icapuí revisou as recomendações sobre o enfrentamento à propagação do novo coronavírus.

De acordo com os Decretos 037/2020, 039/2020 e 040/2020, fica proibida a abertura de bares durante esse período da primeira fase. Será permitida a abertura de restaurantes e barracas de praia, porém não estão autorizados a vender bebidas alcoólicas no local, nem é permitido o consumo de bebidas alcóolicas em espaços públicos. Para os hotéis e pousadas que dispuserem de piscina em suas dependências é recomendado que a mesma só esteja disponível para uso mediante agendamento prévio pelos hóspedes para evitar aglomerações.

Em se tratando do retorno das atividades religiosas que estava previsto para essa semana, as mesmas também foram suspensas devido a continudade da Fase 01 no município, como está definido no Decreto Estadual.

O município de Icapuí permanece as orientações, sendo obrigatório o uso de máscara e a manutenção de todas as diretrizes presentes no Protocolo Sanitário, como forma de garantir a segurança dos proprietários dos estabelecimentos, empregados, clientes e de todos os cidadãos icapuienses.

#Coronavírus 15/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Estabelecimentos turísticos e templos religiosos se preparam para retorno parcial das atividades

Cientes dos protocolos e medidas de segurança a serem adotados para evitar a propagação do coronavírus, restaurantes, barracas de praia, pousadas e templos religiosos se preparam para o retorno parcial das atividades.

A partir desta sexta-feira, 17 de julho, pousadas, barracas de praia e restaurantes poderão funcionar com horário reduzido, de 9h às 16h, mantendo distância mínima de dois metros entre as mesas, dispondo de álcool gel e adotando o uso obrigatório de máscara, dentre outras medidas. Áreas de lazer, de acesso coletivo, devem permanecer fechadas.

Já na segunda-feira, 20 de julho, igrejas e templos religiosos voltam a funcionar com 20% da capacidade, sendo obrigatório o uso de máscara e o distanciamento entre os fiéis.

Os estabelecimentos já estão sendo desinfectados com solução de cloro pela equipe de combate às endemias, da Secretaria de Saúde.

Para a coordenadora de vigilância em saúde do município, Ana Carla de Freitas, a medida contribui para um maior conforto aos clientes e colaboradores, nesse momento de pandemia.

"A desinfecção é uma medida sanitária utilizada para diminuição da carga dos agentes patógenos no ambiente, que, aliada ao cumprimento de outras orientações e normas sanitárias, como o uso obrigatório da máscara e a adoção de outras medidas de higiene, possibilita uma retomada mais segura dos estabelecimentos", ressaltou.

O Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, falou da importância do seguimento aos protocolos de saúde, na prevenção à COVID-19:

"A adesão por parte dos comerciantes e da população aos protocolos sanitários e medidas de contenção à transmissão do vírus são fundamentais para uma retomada segura das atividades econômicas no município. Essa é uma responsabilidade de todos".

O retorno gradual das atividades econômicas deve estar em consonância com o guia de retomada segura, que contém as regras e orientações sanitárias aos estabelecimentos, e está disponível no site da Prefeitura de Icapuí.

Por Saulo Rebouças

Secretaria de Saúde

#Coronavírus 08/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Selo “Icapuí - Retomada Segura” certificará estabelecimentos que atendam recomendações de prevenção à covid-19.

A Prefeitura de Icapuí por meio da Secretaria de Saúde lançou o selo Icapuí - Retomada Segura, uma certificação aos estabelecimentos que cumprem as recomendações de segurança e higiene, de prevenção à covid-19.

O selo é gratuito e pode ser solicitado pelo comerciante à Vigilância Sanitária, no email: vigilanciasanitariaicapui@gmail.com. Devem ser anexados o formulário de solicitação do selo e a documentação exigida. O formulário de solicitação do selo está disponível no link ao final da matéria, bem como o protocolo com todas as recomendações.

O Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, falou sobre a importância das medidas preventivas:

"A retomada segura das atividades depende do envolvimento tanto dos comerciantes quanto da população. O uso imprescindível da máscara e a adoção de medidas sanitárias como o distanciamento adequado de dois metros e o uso de álcool gel são fundamentais para que o município não recue no enfrentamento ao coronavírus. O selo surge para dar uma segurança à população e está atrelado às normas e protocolos sanitários".

Após a solicitação do selo pelo estabelecimento, a equipe da vigilância sanitária fará uma visita de vistoria ao estabelecimento e, caso verificado o cumprimento das orientações constantes no guia de protocolo da retomada segura do comércio, a Secretaria de Saúde emitirá o selo, uma forma de reconhecimento dos esforços dos estabelecimentos comerciais na prevenção e combate ao novo coronavírus.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Carla de Freitas, essa iniciativa fortalece a adoção de práticas coerentes com as normas sanitárias vigentes, ao mesmo tempo em que possibilitará mais segurança para os clientes, colaboradores e a população em geral.

"É uma garantia de que o estabelecimento está condizente com o protocolo sanitário da Secretaria de Saúde", reforçou.

Por Saulo Rebouças

Secretaria de Saúde

#Coronavírus 01/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí é contemplado com respirador pelo Governo do Estado

Em seu pronunciamento oficial na noite de ontem, 30 de junho, o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou que dos 300 novos respiradores que o estado está recebendo, 34 estão sendo destinados a municípios do interior e Icapuí foi contemplado com este aparelho.

Os respiradores são aparelhos utilizados no tratamento da COVID-19 causada pelo novo coronavírus que por causar estado inflamatório aos pulmões em alguns pacientes, estes precisam de ventilação mecânica deixando assim o pulmão em descanso para uma melhor recuperação.

Com esta inciativa da distribuição de respiradores aos interiores, o Governo do Estado está ampliando e garantindo um melhor atendimento aos pacientes com COVID-19.

Para o Prefeito Lacerda Filho, a chegada do respirador ao hospital municipal vai garantir uma melhor assistência no atendimento aos munícipes com complicações respiratórias causadas pelo coronavírus, bem como agradece ao Governador Camilo Santana por disponibilizar este equipamento a nossa cidade.

#Coronavírus 15/06/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Decreto 031/2020 prorroga isolamento social

O Governo Municipal entendendo as condições em que se encontra o Estado e o município de Icapuí diante da pandemia do coronavírus, prorroga até o dia 21 de junho de 2020 as medidas de isolamento social.

Ficam suspensos os eventos ou atividades com risco de disseminação da COVID-19, bem como a manutenção do dever geral de permanência domiciliar mediante o controle da circulação de pessoas e veículos.

Ficam proibidas a circulação de pessoas em espaços públicos e privados tais como praias, calçadões, praças, admitindo-se somente a circulação em casos de deslocamentos para atividades liberadas.

È necessário e obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos abertos ao público e continuam em ponto facultativo o serviço público municipal, funcionando os serviços estritamente imprescindíveis como: licitação, contabilidade, controle interno, compras e recursos humanos.

Para conferir o Decreto na íntegra acessar via link disponível.

#Coronavírus 11/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Barreiras sanitárias no feriadão de Corpus Christi

A Prefeitura Municipal de Icapuí, garantindo o melhor para a população e pensando no bem-estar de todos os munícipes diante da pandemia do coronavírus, realiza o bloqueio das entradas de acesso ao município pela BR-304 ligando-se a CE-261 e na divisa com o município de Tibau - RN, durante todo o feriadão de Corpus Christi, dado a importância do controle da contaminação do vírus.

As barreiras sanitárias estão sendo realizadas todos os finais de semana e controlando o fluxo de veículos que entram e saem do município impedindo que possíveis turistas, bem como pessoas com segunda residência tenham acesso às praias e outros locais do município. Neste final de semana será realizada de quinta (11) a domingo (14) de forma ininterrupta.

A ação conta com a parceria e o apoio das Secretarias Municipais e a Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí - ATMI.

#Coronavírus 06/05/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Uso de máscara se torna obrigatório em todo o município

A Prefeitura Municipal de Icapuí, publicou hoje, 06, o Decreto Nº. 021/2020, que determina à população a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, industrial ou caseira, por todas as pessoas que precisarem sair de suas residências, principalmente quando dentro de qualquer forma de transporte público, individual ou coletivo, em espaços ou locais públicos, ou no interior de estabelecimentos abertos ao público.

A medida tem como objetivo evitar a disseminação do coronavírus no município de Icapuí, visando a proteção individual e assim garantindo a proteção de todos. Salienta-se ainda que o número de casos confirmados do coronavírus no município, vem aumentando a cada dia e que as pessoas precisam se conscientizar e cada um fazer a sua parte.

Em live pessoal nesta tarde, o prefeito Lacerda Filho, destacou a importância das medidas de enfrentamento a serem tomadas pela população e destacou a realização dos trabalhos essenciais que estavam sendo garantidos a população durante o período de isolamento, ressaltando que todos devem ficar em casa e sair somente em extrema necessidade.

Agradeceu ainda o desempenho de todas as equipes do Governo Municipal e principalmente as equipes da Secretaria de Saúde, que estavam desempenhando de forma exemplar as suas funções durante esse período de pandemia, e às equipes da Secretaria de Assistência Social, juntamente com as demais Secretarias Municipais, que estão na distribuição dos benefícios eventuais (cestas básicas) garantindo a alimentação de diversas famílias do município.

Confira Decreto na íntegra no link abaixo.

#Coronavírus 01/05/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí decreta bloqueio sanitário para o feriadão do Dia do Trabalhador

Na tarde de ontem, 30, o Prefeito Lacerda Filho, Decretou o bloqueio das entradas de acesso ao município como forma de impedir que pessoas de outros lugares pudessem vir até a cidade de Icapuí passar o feriadão do Dia do Trabalhador e com isso aumentar possíveis aglomerações na cidade.

O Decreto Nº. 020/2020, regulamenta que fiquem fechadas do dia 01 ao dia 03 de maio de 2020, todas as principais entradas que permitam o acesso ao Município de Icapuí, salvo para os residentes no território municipal ou para pessoas que trabalhem nos estabelecimentos cuja atividade seja excepcionado o funcionamento no Município ou para o transporte de mercadorias essenciais ou casos de urgência.

Confira no link abaixo o Decreto na íntegra.

#Coronavírus 21/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza desinfecção de ambientes

A Secretaria de Saúde vem realizando há algumas semanas a desinfecção de prédios públicos e locais de grande circulação de pessoas.

Essa é mais uma ação preventiva para reduzir o risco de proliferação do novo coronavírus.

Os agentes de combate às endemias realizam o procedimento através de bombas costais, com uma solução de hipoclorito, detergente e água.

O Hospital Maria Idalina, a Secretaria de Saúde, as agências do Banco Brasil e Bradesco, lotérica, farmácias, postos de combustíveis, funerárias, laboratórios de análises clínicas e as Unidades de Atenção Primária à Saúde já receberam o serviço.

Além disso, ambulâncias e demais transportes da saúde são diariamente desinfetados.

Para o secretário de Saúde, Reginaldo Alves, a ação reforça o comprometimento da gestão municipal com a saúde da população icapuiense.

"A Prefeitura de Icapuí está empenhada em coibir a proliferação do vírus no município. Estamos realizando campanha educativa pra alertar sobre a importância do isolamento social, criamos um canal de comunicação e orientação da população via whatsapp com profissionais de plantão 24 horas, e agora estamos realizando a desinfecção dos prédios públicos e locais de grande circulação de pessoas. A Gestão quem ama cuida tem esse compromisso com a saúde e o bem-estar da população, e para isso conta com a parceria de todos os icapuienses. Vamos enfrentar essa pandemia juntos, cada um fazendo a sua parte na prevenção ao covid-19".

Nos próximos dias, a desinfecção será estendida a outros locais do município.

Por Saulo Rebouças

Secretaria de Saúde

#Coronavírus 09/04/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí adota medidas mais restritivas para combater o coronavírus

Na manhã de hoje, o Prefeito Lacerda Filho, Decretou o bloqueio das entradas de acesso ao município como forma de impedir que pessoas de outros lugares pudessem vir até a cidade de Icapuí passar o feriado da Semana Santa e com isso aumentar possíveis aglomerações na cidade.

O Decreto Nº. 016/2020, regulamenta que fiquem fechadas a partir do dia 09 a 12 de abril de 2020, todas as principais entradas que permitam o acesso ao Município de Icapuí, salvo para os residentes no território municipal ou para pessoas que trabalhem nos estabelecimentos cuja atividade seja excepcionado o funcionamento no Município ou para o transporte de mercadorias essenciais ou casos de urgência.

Tais medidas também foram adotadas por municípios vizinhos como é o caso de Aracati e Fortim, todas empenhadas em diminuir cada vez mais os riscos de contágio do coronavírus.

O Prefeito Lacerda, em sua live pessoal na tarde de hoje, também se empenhou em pedir a população que as pessoas fiquem em isolamento social como medida de prevenção aos riscos de contaminação pelo Covid-19, e seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Confira no link abaixo o Decreto na íntegra.

#Coronavírus 07/04/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura de Icapuí regulamenta através de Decretos novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Icapuí publicou ontem, 06, mais dois Decretos Municipais regulamentando novas medidas de enfrentamento ao COVID-19.

O Decreto Nº. 012/2020 vai prorrogar ponto facultativo para o serviço público municipal, previsto no Decreto Municipal n° 006, de 17 de março de 2020, ficando estendido para o período entre os dias 06 a 20 de abril de 2020, mantido o funcionamento de todos os serviços públicos essenciais de interesse público, compreendidos no âmbito do Hospital Municipal de Icapuí, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), limpeza urbana, abastecimento de água e trânsito, que serão realizados normalmente, nos horários definidos pelos respectivos responsáveis pelos setores.

Além desses serviços, continuarão suas atividades os estritamente imprescindíveis do Sistema Administrativo da Prefeitura Municipal de Icapuí (entre eles de licitação, contabilidade, controle interno, compras e recursos humanos) terão mantidos igualmente seu funcionamento, todavia, estes poderão adotar sistema de trabalhos remotos e/ou em rodízio, sempre que possível.

Já o Decreto Nº. 013/2020, trata da regulamentação do funcionamento, no âmbito do município de Icapuí, o atendimento ao público de: bancos, instituições financeiras, correspondentes bancários e lotéricas.

Confira os Decretos 12 e 13 de 2020 na íntegra acessando os links abaixo:

www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 05/05/2024 às 16:06:14