CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Coronavírus 19/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Perguntas e respostas sobre a vacinação - Covid-19

A vacina finalmente chegou ao nosso munícipio! Criamos algumas Perguntas e Respostas para que você possa esclarecer dúvidas que possam surgir.

Gostaria de perguntar algo específico? Entre em contato conosco através do Instagram (@prefeituradeicapui) e Facebook (facebook.com/prefeituramunicipaldeicapui)

• Qual a preparação do município para a vacinação?

O município de Icapuí conta hoje com oito unidades de saúde com salas de vacinação credenciadas no Sistema Nacional de imunização. Além disso, através de uma parceria com a secretaria de saúde do Estado, o município foi contemplado com mais uma câmara fria e já tem todo o serviço de armazenamento garantido para a estocagem das vacinas. Icapuí elaborou o seu Plano Municipal de vacinação ainda em 2020, estando nele descrito os grupos prioritários. O documento está disponível no site da prefeitura: icapui.ce.gov.br.

• Quem pode se vacinar?

Os grupos prioritários são os trabalhadores de saúde, num primeiro momento idosos acima de 75 anos, numa segunda fase idosos entre 60 e 74 anos, na terceira fase pessoas com comorbidades, ou seja, com doenças associadas que aumentam sua vulnerabilidade, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares ou respiratórias, pacientes com câncer e/ou transplantados, e na quarta fase estão contemplados os professores, profissionais da segurança municipal e agentes de trânsito.

• Quando inicia a vacinação?

A expectativa é que até a próxima quarta-feira, 20, o município receba os insumos para garantir a imunização, que são as seringas e agulhas, adquiridas pelo Governo do Estado.

Nesta terça-feira, 19, chegou ao município o primeiro lote de vacinas, que representa 34% da meta para os trabalhadores de saúde, o equivalente a 129 profissionais.

Como Icapuí não tem população indígena nem população idosa dentro de instituições de abrigo, faremos apenas nesse primeiro momento a vacinação dos trabalhadores da saúde que atuam no Centro de covid, no hospital e no SAMU. A ordem de vacinação será: servidores do hospital, Samu, Unidades de saúde e Centro de Covid, nessa ordem de prioridade.

Mas, estarão chegando paulatinamente outros lotes e atualizaremos esse cronograma de imunização.

Lembrando que todos os insumos de imunobiológicos são responsabilidade da União. As vacinas vêm do Governo Federal, assim como as definições da meta de vacinação e dos grupos prioritários e a quantidade de vacinas enviadas a cada município.

• O que a população precisa fazer para ter acesso à vacina?

É condição pra receber a vacina estar vinculado a uma Unidade Básica de Saúde ou cadastrado no Conecte-sus, aplicativo do Ministério da Saúde.

#Coronavírus 19/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí inicia vacinação contra a covid-19

As vacinas contra a covid-19 já começaram a chegar ao município. Na manhã desta terça-feira, 19, o secretário de saúde, Reginaldo Alves das Chagas, recebeu das mãos da Gerente da Área Descentralizada em Saúde - ADS, Gláucia Porto, na cidade de Aracati, 129 doses da vacina coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O início da imunização contra a covid-19 no município se deu ainda nesta manhã, em ato simbólico na Secretaria Municipal de Saúde, onde foi realizada a vacinação da enfermeira de profissão e coordenadora de enfermagem do hospital municipal Maria Idalina, Olga de Oliveira. Estavam presentes o secretário de saúde, Reginaldo Alves, o vice-prefeito, Jobede Cirilo e a coordenadora de imunização, Lourdes Maria Barbosa.

"Tenho certeza que todos os colegas que atuam na linha de frente contra a covid serão vacinados, por isso vou também vou dar meu braço pra vacinar", disse Olga.

O Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, falou da sua felicidade em dar início ao processo de imunização contra a covid-19 no município:

"Esse último ano foi um ano intenso de trabalho no qual a gente se desdobrou em ações mitigadoras dessa pandemia e agora a gente vive um momento de muita esperança, que é a solução definitiva desse problema com a imunização. Quero agradecer ao prefeito Lacerda pela forma de condução das ações, pois em Icapuí não há uma politização desse processo. Trabalhamos com critérios técnicos e com o princípio da ciência, que tem sido muito negligenciado. Então é um orgulho estar secretário e ter a oportunidade de começar a imunização em Icapuí. Nesse primeiro momento serão vacinados 129 servidores da saúde, preferencialmente aqueles em contato direto com os pacientes".

O vice-prefeito, Jobede Cirilo, fez agradecimentos a Deus pelo momento ímpar que o município vivencia com a chegada do imunizante, a todos os profissionais de saúde pelo trabalho na pandemia e ao prefeito Lacerda pelas ações de enfrentamento à covid. Além disso, pediu à população que continue atendendo corretamente as recomendações dos órgãos de saúde quanto às medidas preventivas.

"Esse é um momento histórico para o município. Hoje a vacina chega aqui e começará a ser feita a imunização pelos profissionais de saúde, até chegar a toda população. Se Deus quiser vamos ficar livres dessa pandemia, e voltaremos a se abraçar e confraternizar", disse Jobede.

Os imunizantes recebidos pelo município contemplarão, nesta primeira etapa, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente na pandemia, tendo a seguinte ordem de prioridade: os servidores do hospital municipal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, das unidades de Saúde e do Centro de Covid. As doses já recebidas são suficientes para cobrir apenas 34% da meta de vacinação dos trabalhadores da saúde, e outros lotes devem chegar paulatinamente ao município para agilizar o processo.

O Secretário Reginaldo Alves esclareceu também que a secretaria de saúde seguirá criteriosamente toda a orientação do Ministério da Saúde quanto à ordem prioritária de cada público-alvo e que, a cada etapa da vacinação, a população será informada pelos canais oficiais da gestão municipal:

"Não há necessidade da população procurar pela vacina nesse primeiro momento. A cada etapa da campanha, articularemos os demais públicos, mediante busca ativa nas unidades de saúde, pra que a vacinação não seja um ato de risco, uma vez que só estaremos imunizados a partir da segunda dose, num intervalo de 21 dias depois da primeira. Só a primeira dose da vacina ainda não garante a imunização", frisou.

Recentemente, através de uma parceria com a secretaria de saúde do Estado, o município foi contemplado com mais uma câmara fria e já tem todo o serviço de armazenamento garantido para a estocagem das vacinas.

por Saulo Rebouças - Secretaria de Saúde.

www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 03:24:03