CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 26/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de exames de mamografia acontece nos dias 4 e 5 de outubro

Este mês é conhecido mundialmente como Outubro Rosa devido às ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, principalmente em mulheres. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Policlínica Dr. José Hamilton Saraiva promoverá um mutirão para a realização de exames de mamografia nos dias 4 e 5 de outubro.

Para fazer o exame a marcação deve ser feita previamente, na Unidade Básica de Saúde de cada comunidade, com os documentos: RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, portanto, a mamografia deve ser realizada, geralmente, a partir dos 40 anos da idade, dependendo dos fatores de cada paciente, conforme a indicação do(a) médico(a).

O Caminhão Amigo do Peito é uma unidade móvel com equipamentos modernos que possibilita a realização dos exames, garantindo rapidez e qualidade no acesso ao diagnóstico, que ficará atenderá em frente ao Hospital Municipal (centro) e na comunidade de Morro Pintado.

Serão realizados 160 exames, 80 cada dia de atendimento, durante manhã e tarde.

#Saúde 01/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Iniciados os primeiros atendimentos em neuropediatria no município

Os primeiros atendimentos em neuropediatria no município foram realizados nos dias 27 e 28 de outubro, com foco em crianças autistas, visando maior qualidade de vida e o diagnóstico do autismo.

São 30 atendimentos em cada mês, 20 realizados no primeiro dia e mais 10 no dia seguinte, sendo um período reservado para a capacitação do médico com a equipe multiprofissional. Após as consultas, será feito o acompanhamento do desenvolvimento dos pacientes.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações prioritárias da gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do programa de proteção às crianças com deficiências, formado por uma equipe multiprofissional, que conta com terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e nutricionista, atendendo às crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.

Conforme Reginaldo Alves, Secretário de Saúde, "o atendimento vai acontecer mensalmente, onde o médico vai trabalhar em matriciamento com a equipe multiprofissional do município. Em três meses a expectativa é de zerar a fila de espera das crianças que há mais de 5 anos esperavam por atendimento", afirmou.

#Saúde 17/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Previne Brasil: Icapuí avança em ranking de avaliação de indicadores de saúde

Icapuí apresentou crescimento no índice de avaliação do Programa Previne Brasil, do Governo Federal, divulgado no dia 7 de outubro. O avanço vem ocorrendo desde a avaliação do 1º quadrimestre de 2021 (5,94), seguido do 2º quadrimestre de 2021 (7,32), além do 1º quadrimestre de 2022 (8,13) e atualmente, o resultado do 2º quadrimestre de 2022 (9,58), em um índice que vai até 10.

O financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), ocorre por meio do Ministério da Saúde, com base no cálculo do número populacional de pessoas cadastradas e pelo desempenho dos indicadores do programa.

O Previne Brasil considera sete indicadores: 1. gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; 2. gestantes com exames para sífilis e HIV; 3. gestantes com atendimento odontológico; 4. mulheres com coleta de exame citopatológico na APS; 5. crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada; 6. pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e 7. pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

"Temos uma evolução nesses indicadores, além de termos duas unidades de saúde com a pontuação máxima, a de Barreiras e a do Belém, e significativamente todas as outras unidades evoluíram. Para além do recurso, isso garante que estamos monitorando os hipertensos, diabéticos, gestantes, garantindo os exames citopatológicos, o que previne as principais causas de mortes evitáveis, que são as doenças crônicas não transmissíveis e o câncer", afirmou Reginaldo Alves, Secretário de Saúde.

Icapuí ocupa o 35º lugar no ranking dos 184 municípios cearenses.

#Saúde 08/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde promove debate sobre o uso da cannabis medicinal

A Secretaria de Saúde realizou na manhã de hoje, 8, no auditório da Secretaria da Educação, o encontro para profissionais da Atenção Primária e rede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre o uso de cannabis medicinal ministrado pelo Advogado Ítalo Coelho.

Com o intuito de atualizar os profissionais da saúde sobre a situação a respeito da normatização do uso da cannabis para fins medicinais no estado e no país e desmistificar o preconceito existente com o uso da planta, conhecida popularmente por maconha.

Ítalo Coelho é advogado com expertise em Lei de Drogas e Direito à Saúde, pioneiro em ações desse segmento no estado, é ainda, vice-presidente do Conselho de Políticas Sobre Drogas do Ceará, e abordou no encontro sobre a relação do direito à saúde, habeas corpus e a cannabis medicinal.

Para o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, "o momento é importante para inserir a discussão no Sistema de Saúde, para além do preconceito, do senso comum, e entender que existem processos de saúde que são solucionados com o uso da cannabis, e que por preconceitos alguns pacientes acabam sofrendo ainda mais, e tendo que enfrentar uma longa batalha para ter direito ao tratamento adequado", afirmou.

O canabidiol apresenta soluções terapêuticas no tratamento de doenças como ansiedade, depressão, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, dor crônica, epilepsia e outras.

#Saúde 01/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo. A campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.
#Saúde 01/07/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Secretarias de Educação e Saúde realizam ação do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou no dia 29 de junho, na E.E.F. Professora Mizinha, a ação do Programa Saúde na Escola, para o preenchimento de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).

A ação foi realizada pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde juntamente aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e profissionais de educação física, visando monitorar o bem-estar e a saúde das crianças e adolescentes, além de fomentar futuras ações que atendam as reais necessidades dos estudantes.

O SISVAN é um Sistema que reúne as informações sobre o estado nutricional e marcadores de consumo alimentar da população atendida na Atenção Primária à Saúde (APS), com dados da avaliação antropométrica (peso e altura) e dos marcadores do consumo alimentar das pessoas atendidas.

A ação já ocorreu nos nove centros de educação infantil e em sete escolas do município.

#Saúde 27/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura assina Convênio com IPEMED para a realização de consultas especializadas

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Saúde, assinou convênio com o Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED), nesta quarta-feira, 23, na sede da Instituição, em Fortaleza.

Foi estabelecida uma parceria, na qual o Instituto realizará consultas especializadas gratuitas e humanizadas, iniciando por Gastroenterologia e Psiquiatria. A parceria permitirá atendimentos a custo zero para o município, que fará o investimento apenas no transporte dos pacientes.

Participaram da assinatura, a Diretora do IPEMED no Ceará, Maria Cecília Cavalcante, a representante da Secretaria de Saúde de Icapuí, Railka Franklin, dentre outras autoridades, médicos e demais convidados.

Para o Secretário de Saúde de Icapuí, Reginaldo Alves, "o convênio é uma parceria muito importante, pois assim, é ampliada a atenção especializada sem custos operacionais para o município, diminuindo o tempo nas filas de espera das especialidades. Já contamos com cirurgia de catarata, ecocardiograma, ultrassons, ortopedia e agora o IPEMED", disse ele.

Com a inclusão de Icapuí, o IPEMED passa a contar com 12 prefeituras conveniadas, somando aproximadamente 150 atendimentos por mês, realizados por médicos que são alunos dos cursos de especialização nas diferentes áreas.

#Saúde 09/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura discute melhorias nos Serviços de Atendimento de Crianças Autistas

Na manhã de ontem, 08, na Secretaria de Governo, o Prefeito Lacerda Filho, recebeu servidoras e a voluntária, Paula Soares para discutir melhorias nos serviços de atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Município de Icapuí.

Visando proporcionar mais autonomia para as crianças, orientação para as mães e cuidadores, além da capacitação para os profissionais da educação e saúde, o encontro foi pautado no desenvolvimento infantil por meio da comunicação alternativa, ou seja, pelo sistema de comunicação por troca de imagens (PECS), para melhorar as capacidades físicas, cognitivas e de interação dos autistas.

Participaram da conversa, o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Administração e Finanças, Carmem Júlia, a voluntária e palestrante da causa, Paula Soares, a Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Icapuí (CAPS), Joice Almeida, e a Coordenadora da Educação Especial, Adriana Róseo.

Na ocasião, Paula Soares apresentou materiais adaptados para utilização na Saúde, Educação e Turismo em prol da melhoria da comunidade autista em amplo aspecto. Abordou ainda que a "sensibilização do poder público e da sociedade são fundamentais para a inclusão e desenvolvimento dessas crianças", disse ela como mãe de criança no espectro autista e agradeceu o apoio e dedicação da atual Gestão com a causa.

A preocupação com o público que necessita de atenção e atendimentos especiais é uma causa prioritária da Gestão Municipal, que atende cerca de 176 crianças com diferentes deficiências e 74 crianças diagnosticadas com TEA.

Conforme Joice Almeida "O atendimento às crianças é realizado por toda rede intersetorial do município, que envolve a educação, a assistência social e a saúde. A prefeitura conta ainda, com uma equipe que atua exclusivamente nesse serviço, formada por profissionais como terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista e fonoaudióloga", disse a Coordenadora do CAPS.

A prefeitura está em fase de finalização das obras do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e do Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil (CEDI) para melhor atender as crianças com TEA e outros transtornos relacionados ao neurodesenvolvimento.

#Saúde 13/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí e Hemoce realizam campanha de doação de sangue
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 06/05/2024 às 20:58:47