CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Vacina 27/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Imunização: campanha multivacinação inicia nesse sábado (30) em todos os postos de saúde

Queremos um futuro saudável e protegido para todas as crianças e adolescentes do nosso município. Por isso, convidamos você a participar da nossa Campanha de Multivacinação, uma oportunidade única de atualizar as vacinas e garantir uma vida livre de doenças.

QUEM DEVE SE VACINAR?

Crianças e adolescentes menores de 15 anos que necessitam atualizar o calendário vacinal.

QUANDO E ONDE ?

Dia 30 de setembro de 7h às 13h (Todas as UAPS)

Dia D: Dia 7 de outubro de 7 às 13h (Todas as UAPS)

Dia 13 de outubro de 7 às 13h (Todas as UAPS)

De segunda a sexta 7h às 11h e 13h às 16h (Todas as UAPS)

O QUE LEVAR ?

Carteira de vacinação, cartão do SUS e CPF.

#Vacina 26/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Imunização: Dia D de Vacinação acontece neste sábado (27)

Neste 27 de maio (sábado), de 8h às 12h, acontecerá em todas as unidades de saúde do município, o "Dia D" de vacinação da Influenza, bivalente da Covid-19, febre amarela e atualização da caderneta de vacinação.

A iniciativa busca intensificar a vacinação contra influenza nestes últimos dias que antecedem o término da Campanha Nacional, além de fortalecer a imunização de outras doenças, como a covid-19, febre amarela e outras.

A vacina para febre amarela se destina às faixas etárias das crianças com 9 meses a adultos de 59 anos de idade. Esta é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

Para vacinação devem ser apresentados documento oficial (RG), CPF, cartão do sus e caderneta de vacinação.

#Vacina 02/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Confira o webdoc Monitoramento Vacinal em Tempo Real de Icapuí premiado na 17ª Mostra Brasil aqui tem SUS

O projeto "Monitoramento Vacinal em Tempo Real", da Secretaria Municipal de Saúde de Icapuí-CE, criou estratégias para alavancar o índice de cobertura vacinal de crianças por meio de busca ativa e da integração entre a Unidade Básica de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e a população, identificando o público alvo, o atual status dentro do sistema e otimizando os deslocamentos às UBS por meio de agendamento.

Os web documentários "Brasil, aqui tem SUS" mostram as experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país premiadas durante a 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada no 36º Congresso Conasems.

Confira abaixo.

Ficha Técnica

Realização: Conasems

Produção: Mais Conasems

#Vacina 26/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação: população acima de 18 anos já pode tomar o reforço da bivalente da covid-19

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Icapuí deu início a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos.

Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, também pode procurar unidades de saúde.

O imunizante está disponível em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e será aplicado até quando durar o estoque.

Documentação necessária: documento oficial com foto, cpf, cartão do sus e carteira de vacinação.

#Vacina 17/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D de vacinação contra influenza registrou 1.273 doses aplicadas no último sábado (15)

O Ministério da Saúde realizou neste sábado (15), o "Dia D" da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Icapuí, a ação aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde, no período matutino, onde foram aplicadas 1.273 doses nos grupos prioritários.

Além da influenza, também foram administradas 428 doses da vacina bivalente de covid-19, nos grupos prioritários.

Conforme Lourdes Maria, Coordenadora da Imunização de Icapuí, "O Dia D foi excelente, atendeu nossas expectativas, e é bom informar que as unidades continuam vacinando diariamente, esta é uma medida fundamental para mantermos a saúde dos munícipes".

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção contra a gripe, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Em todo o município, foram aplicadas 1.381 doses da influenza, chegando a 28,94% da cobertura vacinal, conforme dados da Secretaria de Saúde Municipal.

Para conferir os grupos prioritários, acesse o link abaixo.

#Vacina 11/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Neste sábado (15) acontece o dia D da vacinação contra gripe e bivalente da Covid-19

A Secretaria de Saúde de Icapuí realizará neste sábado (15), o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e reforço da vacina bivalente de Covid-19 para os grupos prioritários.

As doses serão aplicadas das 8h às 12h em todos os postos de saúde. Devem ser apresentados: documento oficial (RG), CPF, cartão do sus e caderneta de vacinação.

Quem pode?

Dose somente contra Influenza:

- Crianças de seis meses a menores de seis anos;

- Professores;

- Pessoas com comorbidades;

- Profissionais das Forças de segurança, salvamento e armadas;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários.

Doses contra Influenza e Covid-19 (Reforço Bivalente):

- Gestantes e puérperas;

- Pessoas com com mais de 60 anos;

- Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade e funcionários dessas unidades;

- Imunocomprometidos;

- Pessoas com comorbidades, de 12 a 59 anos.

A vacinação é fundamental para a prevenção das doenças e para a proteção da saúde de todos. Os órgãos de saúde reforçam ainda que, as vacinas contra a Influenza (gripe) e Covid-19 podem ser tomadas no mesmo dia.

#Vacina 24/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Imunização: vacinação infantil contra gripe inicia nessa segunda-feira (27)

A Secretaria de Saúde de Icapuí inicia a vacinação contra a influenza, a partir dessa segunda-feira (27), para crianças de seis meses até os 5 anos.

A Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde iniciará somente a partir do dia 10 de abril, mas o Ceará sai na frente devido ao aumento de casos de gripe decorrente da sazonalidade das chuvas no estado.

Com o objetivo de contemplar, pelo menos, 90% do público-alvo, esta é a principal medida para evitar casos graves decorrentes da influenza.

Os pais devem levar seus filhos para a imunização no posto de saúde mais próximo, portando o cartão de vacinação e cartão do sus ou CPF.

#Vacina 09/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: segunda dose da vacinação de crianças de 6 meses a menores de 3 anos acontece nesta segunda (09)

A Secretaria de Saúde de Icapuí informa aos pais, mães e responsáveis que hoje (09) acontece a segunda dose da vacinação contra Covid-19 para crianças de seis meses a menores de três anos que receberam a primeira dose no dia 8 de dezembro.

A imunização será realizada na UAPS Catarina Evangelista de Souza, na Mutamba (Av. Esaú Lacerda), de 13h30 às 16h30. Os documentos necessários são: o cartão do sus e o cartão de vacinação.

Quem ainda não cadastrou as crianças, deve fazê-lo no site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br).

A vacina é fundamental para impedir casos graves e mortes nesse público e novas ondas de transmissões, sobretudo pelo surgimento de novas variantes.

#Vacina 07/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: vacinação de crianças de 6 meses a menores de 3 anos acontece nesta quinta-feira (08)

A Secretaria de Saúde de Icapuí informa aos pais, mães e responsáveis que amanhã, 08, acontece a vacinação de Covid-19 para crianças de seis meses a menores de três anos que foram cadastradas no site Saúde Digital.

A imunização será realizada na UAPS Catarina Evangelista de Souza, na Mutamba (Av. Esaú Lacerda) de 8h às 11h. Os documentos necessários são: o cartão do sus e o cartão de vacinação.

Quem ainda não cadastrou as crianças, deve fazê-lo no site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br).

A vacina é fundamental para impedir casos graves e mortes nesse público e novas ondas de transmissões, sobretudo pelo surgimento de novas variantes.

#Vacina 23/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: Está aberto o cadastro da vacinação de crianças de 6 meses a menores de 3 anos

A Secretaria de Saúde de Icapuí informa aos pais, mães e responsáveis que está aberto o cadastro da vacinação de Covid-19 para crianças de seis meses a menores de três anos.

O cadastro deve ser feito no site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br) e em breve será divulgado o dia da imunização.

A vacinação iniciará com as crianças com comorbidades, entre elas: Diabetes Melitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência Cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatia congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down, Cirrose hepática.

Em caso de dificuldades para realizar o cadastro ou para fazer consultas para identificar comorbidades, os responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde.

A vacina é fundamental para impedir casos graves e mortes nesse público e novas ondas de transmissões, sobretudo pelo surgimento de novas variantes.

#Vacina 17/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí supera índice nacional e estadual de vacinação contra paralisia infantil

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa grave e está erradicada no Brasil desde 1989. Anualmente, +95% das crianças eram vacinadas contra a pólio no país, alcançando apenas 55,07% de adesão em 2022 e registrando um caso suspeito do retorno da doença no estado do Pará.

O município de Icapuí mais uma vez se destacou na cobertura vacinal, por meio da Secretaria de Saúde, superou o índice nacional (55,07%) e estadual (77,28%) alcançando (102,1%) de crianças imunizadas. A campanha foi iniciada no dia 8 de agosto, na qual foram atendidas 1.144 crianças de 1 a 4 anos com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Para Lourdes Maria, Coordenadora de Imunização Municipal, "diante das dificuldades, o município realizou estratégias para alcançar a meta estipulada, as equipes das UAPS foram a campo realizar vacinas extra muro, na busca ativa das crianças faltosas, e assim conseguimos ultrapassar nossa meta ficando com 102,1% das crianças vacinadas", afirmou.

A imunização é a única forma de prevenção da poliomielite, no qual todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. Os pais e mães que ainda não levaram seus filhos devem procurar a Unidade Básica mais próxima. A campanha foi prorrogada até o dia 31 de outubro.

#Vacina 06/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Município de Icapuí está entre os 33 municípios que mais vacinaram a população com dose de reforço contra a COVID-19

Na manhã de ontem (05), o Governo do Estado do Ceará avaliou a possibilidade da não obrigatoriedade do uso de máscaras nos municípios cearenses, baseado em índices de vacinação, pois a liberação só irá acontecer quando o Estado atingir entre 70% e 80% da população vacinada com a dose de reforço contra a COVID-19.

Se a medida entrasse em vigor, somente 33 municípios do Estado iriam poder desfrutar dessa conquista, já que estas cidades conseguiram alcançar mais de 70% da população vacinada com dose de reforço e Icapuí está dentre essas cidades ocupando no ranking da vacinação a 21ª posição, com 76% da população vacinada.

Essa medida, quando adotada, permitirá as pessoas circularem livremente na cidade sem a obrigatoriedade do uso de máscara, tanto em ambientes abertos como em ambientes fechados. Para os ambientes abertos, desde o dia 21 de março, já é possível não fazer uso da máscara de proteção, sendo enquadradas nessa normativa as vias públicas, parques, ambientes escolares ao ar livre, shows e eventos.

Para o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, "a vacinação sempre foi a maneira mais eficaz de combater a pandemia da COVID-19, e o município de Icapuí vai continuar garantindo as doses de reforço para quem ainda não se vacinou, bem como buscando alternativas para que vacina chegue às populações mais distantes dos serviços de saúde" ressaltou.

#Vacina 07/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela começará amanhã

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará amanhã a Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela.

E o que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti.

A maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola.

Mas por que vacinar?

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para a população.

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, sendo que a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar (5) cinco anos, está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver. Essa medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Onde tomar?

Amanhã (08), a partir das 08h da manhã, na Tenda da Saúde, localizada na Praça Central - Adauto Róseo. Não esqueça de levar a sua carteira de vacinação.

Essa é mais uma campanha em prol da vida, afinal, a principal função das vacinas é salvar vidas.

#Vacina 19/06/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Ainda dá tempo vacinar o seu rebanho

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa já começou desde o dia 01 de junho e a vai até o dia 30 deste mês, e a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca - SEDEMA está realizando atendimento para declaração da vacinação todas as terças e quintas de oito da manhã ao meio dia. Este atendimento foi adaptado seguindo as orientações e protocolos dos órgãos de saúde para combate a contaminação do coronavírus.

Quais os cuidados devem ser observados ao procurar o atendimento:

O produtor deverá estar usando máscara;

A declaração de vacinação pode ser feita por qualquer membro da família, evitando assim que pessoas do grupo de risco precisem se dirigir até a SEDEMA.

A declaração de vacinação pode ser feita até o dia 15 de julho de 2020. Vacine seu rebanho e garanta que seus animais continuem saudáveis

Qualquer dúvida pode entrar em contato com os técnicos pelos telefones:

Makson Diego - Veterinário: (84) 99622-0941

Elita Miranda - Veterinária: (84) 981450323

#Vacina 17/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí lança nota de esclarecimento sobre a vacina pentavalente

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Supervisão de Imunização, comunica que todas as vacinas disponibilizadas pelo município são adquiridas e fornecidas EXCLUSIVAMENTE pelo Ministério da Saúde.

Ainda no ano passado, através da nota informativa N°190/2019, fomos informados sobre a ausência da vacina Pentavalente nos meses de agosto e setembro, o que o Ministério da Saúde tratou como um fato excepcional devido aos trâmites legais para a distribuição da vacina a todos os Estados do País. A previsão para normalizar a distribuição da vacina seria no mês de outubro, porém, através do Ofício Circular Nº 105/2019, fomos novamente informados que a vacina Pentavalente permaneceu com indisponibilidade de estoque, não sendo possível o envio aos Estados nos meses seguintes, o que acarretou no atraso do esquema vacinal das crianças no nosso Município.

Informamos que desde o início do presente ano foi reestabelecida a distribuição da vacina Pentavalente ao município e que as doses da vacina estão sendo encaminhadas para as 8 Unidades Básicas de Saúde. Porém, o quantitativo que vem sendo disponibilizado pelo Estado não é suficiente para imunizar todas as crianças que estão com a vacina em atraso, decorrente do grande período em que a vacina esteve com a distribuição indisponível.

O Ministério da Saúde reitera que não há dados que ensejem emergência epidemiológica no Brasil das doenças cobertas pela vacina Pentavalente.

Reiteramos nosso compromisso junto à população, onde protocolamos ofícios aos órgãos competentes, solicitando maior quantitativo de doses da vacina para nosso município. Essa problemática na distribuição da vacina Pentavalente ocorreu em todo o país, não sendo um caso isolado do município de Icapuí.

Esperamos que muito em breve seja restabelecida a entrega do nosso quantitativo total da vacina e que todas as crianças icapuienses completem seus esquemas vacinais, garantindo uma maior cobertura para o município.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos na Secretaria de Saúde do Munícipio, no setor de Vigilância em Saúde, de Segunda a Sexta-feira, das 7:30 as 13:30.

www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 01/05/2024 às 09:18:43